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    Será que ainda dá tempo do seu negócio ter uma estratégia de vendas para o Natal?

    A época natalina é uma das mais aguardadas tanto pelos consumidores quanto pelos empresários, representando uma oportunidade única de aumentar as vendas e fortalecer a marca. No entanto, com o calendário apertado e a pressão para se destacar em meio à concorrência, muitos empresários se perguntam: será que ainda dá tempo de criar uma estratégia de vendas eficaz para o Natal?

    Pensando nisso, Thiago Concer, cofundador e sócio do Sales Clube, maior ecossistema especializado em soluções de vendas para empresas, explica que a capacitação de treinamento de equipe para seu negócio é a primeira coisa a se fazer. “Natal é um momento em que as pessoas estão dispostas a gastar, então é necessário que os vendedores tenham muito mais um trabalho de conexão do que de convencimento. O treinamento de abordagem de atendimento ao cliente é fundamental para o êxito das vendas de qualquer negócio”.

    Além disso, potencializar o e-commerce tem se tornado uma das principais plataformas para vendas, especialmente durante a temporada de Natal. Com o aumento da digitalização e a mudança no comportamento de compra dos consumidores, a importância do comércio eletrônico para o Natal se torna muito evidente.

    Concer destaca que é importante ter algumas estratégias de marketing para alcançar resultados positivos durante as vendas natalinas, como uma base sólida de clientes. “Clientes que já conhecem sua marca e produtos são mais propensos a realizar compras durante o Natal. Eles confiam na qualidade dos produtos e serviços, o que facilita a conversão em vendas, especialmente em um período de alta competitividade. Manter um relacionamento positivo com esses consumidores durante o ano todo, através de e-mails, newsletters e programas de fidelidade, cria um vínculo emocional, tornando-os mais inclinados a retornar nas festas de fim de ano”, detalha o especialista.  

    Criar uma experiência de compra memorável, tanto online quanto na loja física, também é uma estratégia a ser seguida pelos empreendedores. No ambiente online, é essencial oferecer uma navegação intuitiva, recomendações personalizadas e um atendimento rápido, seja por chatbots ou suporte ao cliente, além de opções de pagamento diversificadas e entrega ágil. Já na loja física, o atendimento deve ser acolhedor com uma equipe bem treinada. Oferecer descontos, promoções e pacotes exclusivos pode atrair clientes de forma significativa, tanto no online como no físico.

    Embora o tempo para implementar uma estratégia de vendas para o Natal seja curto, ainda é possível criar ações eficazes que impulsionam os resultados. É o que conta Thiago Concer, do Sales Clube. “O segredo está em agir rapidamente, focando nas necessidades do público-alvo, oferecendo conveniência e criando um ambiente atrativo tanto online quanto na loja física. Portanto, sim, ainda dá tempo de aproveitar o potencial do Natal e garantir que sua empresa se destaque entre os concorrentes”, finaliza.

    KaBuM! revela produtos mais vendidos do ano e comemora com retrospectiva em live

    O ano está chegando ao fim, e para celebrar, o KaBuM! preparou uma celebração especial para revelar os produtos queridinhos dos ninjas em 2024. E para o maior e-commerce de tecnologia e games da América Latina, o resultado não poderia ser outro: o PS5 foi campeão de vendas este ano.

    O console aparece duas vezes entre os 10 produtos mais vendidos em 2024, com a posição vencedora ocupada pela versão digital do console. E não é para menos: durante a Black Friday o e-commerce vendeu seis vezes mais unidades do produto do que no ano anterior – o bastante para chegar na altura de 59 Torres Eiffel. Além do PS5, os notebooks gamers e componentes para PC dominam o ranking, compartilhando espaço com o aspirador robô KaBuM! Smart 700.

    Confira a seguir o ranking completo dos 10 produtos mais vendidos no KaBuM! em 2024:

    Console PlayStation 5 Slim Sony, SSD 1TB, Edição Digital, Com Controle Sem Fio DualSense, Branco + 2 Jogos Digitais

    SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s

    Notebook Gamer Lenovo Gaming 3i Intel Core i5-11300H, 8GB RAM, GeForce GTX 1650, SSD 512GB, 15.6″ FHD, Windows 11, Preto

    Placa de Vídeo RX 6600 CLD 8G ASRock AMD Radeon, 8GB, GDDR6

    Robô Aspirador e Passa Pano KaBuM! Smart 700, Preto

    Console PlayStation 5 Slim Sony, SSD 1TB, Com Controle Sem Fio DualSense, Branco + 2 Jogos

    Fonte MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Com Cabo, Preto

    Processador AMD Ryzen 7 5700X, 3.4GHz (4.6GHz Max Turbo), Cache 36MB, AM4, Sem Vídeo

    Notebook Gamer Acer Nitro 5 Intel Core I7-11800H, 16GB RAM, NVIDIA RTX3050, SSD 512GB, 15.6″ FHD LED, IPS, Linux, Preto

    Placa de Vídeo RTX 4060 VENTUS 2x Black OC MSI NVIDIA GeForce, 8GB GDDR6, DLSS, Ray Tracing

    Para comemorar o ano e encerrar as temporadas de live, o KaBuM! preparou a retrospectiva Ninja Awards, uma transmissão especial que revelará também os produtos mais buscados, mais favoritados e mais bem avaliados do e-commerce. O evento também contará com surpresas que prometem animar a noite!

    Para a festa, o KaBuM! planejou um presente especial para os ninjas: será disponibilizado uma listagem especial da retrospectiva no e-commerce, e cupons comemorativos para cada categoria. É uma oportunidade única de garantir alguns dos itens mais cobiçados do KaBuM! a preços imperdíveis!

    Tudo isso somado às já disponíveis ofertas de Natal do KaBuM! que, para a temporada de fim de ano, preparou descontos de até 60% off, frete grátis e parcelamento em até 10 vezes sem juros. A hora de garantir o presente perfeito para você e para os mais queridos é agora!

    Especialista revela fórmula de três fases para faturar alto com newsletters

    No universo digital, as newsletters deixaram de ser apenas boletins informativos e se tornaram ferramentas poderosas de geração de receita. Com a abordagem certa, empreendedores e empresas podem usar suas listas de e-mails para engajar públicos, promover serviços e alcançar resultados expressivos. Mas qual é o segredo para transformar uma newsletter em uma máquina de faturamento? Segundo o especialista Fábio Jr. Soma, criador do Método M.A.G.O., o sucesso depende de uma fórmula dividida em três fases essenciais: atração, engajamento e monetização.

    Entendendo a fórmula de três fases

    A primeira fase, atração, consiste em captar leads qualificados. Isso é feito por meio de conteúdos relevantes e iscas digitais que despertem o interesse do público. “Essa etapa é fundamental para construir uma audiência sólida e interessada. Se as pessoas certas não são atraídas, a newsletter será apenas um gasto de tempo e dinheiro”, explica o especialista.

    Depois de atrair o público, o próximo passo é manter os assinantes engajados através de informações úteis e relevantes. “Compartilhar tutoriais, dicas práticas e histórias inspiradoras ajuda a manter o interesse e reforça a relação entre a marca e seu público”, ressalta.

    Por fim, a fase de monetização transforma o relacionamento construído em receita. Isso pode ocorrer por meio de lançamentos de produtos, promoções exclusivas e ofertas personalizadas. “Se o engajamento foi bem trabalhado, a audiência estará pronta para comprar. É a recompensa por todo o esforço investido nas fases anteriores”, pontua.

    Além das fases principais, Soma destaca que o sucesso de uma newsletter depende também da consistência nas entregas e da segmentação inteligente da audiência. “Enviar e-mails regularmente, com conteúdos adaptados aos interesses específicos de cada grupo, faz com que os assinantes sintam que a comunicação é feita sob medida para eles, aumentando a retenção e as taxas de conversão”, explica.

    Outro ponto crucial é a análise contínua de métricas. Taxas de abertura, cliques e conversões são indicadores essenciais para ajustar estratégias e aprimorar campanhas. “Uma newsletter de sucesso não é feita no piloto automático. É preciso monitorar resultados, testar abordagens e estar disposto a evoluir constantemente para se manter relevante e competitivo no mercado”, conclui Fábio.

    As três fases essenciais para o sucesso das newsletters:

    • Atração: Capture leads qualificados por meio de conteúdos relevantes e iscas digitais.
    • Engajamento: Nutra os assinantes com conteúdos de valor, criando uma conexão genuína.
    • Monetização: Transforme o relacionamento em vendas com ofertas e promoções direcionadas.

    Confira 4 vantagens em aplicar o machine learning na sua empresa

    Uma cultura data driven, ou seja, com uma gestão baseada na orientação de dados, garante vantagem competitiva, rapidez nas decisões e revisões de estratégias previamente definidas. Desta forma, o machine learning – subconjunto da Inteligência Artificial que permite aos sistemas aprendizados a partir de dados, identificando padrões e realizando previsões sem depender de regras pré-programadas – é uma das ferramentas que contribui para todo o processo. 

    Douglas Costa, CTO do Grupo Deal, consultoria de serviços de tecnologia, afirma que o aprendizado de máquinas se tornou indispensável para as empresas. As projeções reforçam sua tese: a Gartner apontou que 75% das empresas investirão de alguma forma em machine learning em 2025. 

    “Os algoritmos de machine learning evoluem conforme são expostos a mais informações. Hoje, ele já é amplamente utilizado em setores como e-commerce, finanças, na detecção de fraudes, além de otimizar cadeias de produção e mostrar recomendações personalizadas em diversas atividades”, pontua Douglas. Ele também explica que o aprendizado de máquina processa dados em larga escala e alta velocidade, gerando insights antes impossíveis de alcançar manualmente. “Ao utilizar os dados, as empresas podem aumentar a eficiência, melhorar a experiência do cliente e impulsionar a inovação”, comenta.

    Para enfatizar a importância do aprendizado de máquina, o especialista ressalta 4 vantagens do uso nas empresas:  

    1. Automatiza processos ao reduzir tarefas repetitivas e manuais: “Ganha-se tempo para a equipe conseguir se concentrar em atividades mais estratégicas e que demandam esforços intelectuais”, avalia Douglas.  
    2. Previsões precisas: os dados do machine learning antecipam tendências de mercado, demandas futuras e comportamentos dos consumidores. 
    3. Decisões baseadas em informações: “torna-se viável converter os dados brutos em insights acionáveis, que embasam decisões mais eficazes e ágeis”.  
    4. Experiência personalizada: com o machine learning é possível oferecer uma jornada do cliente mais relevante e individualizada”.  

    O executivo faz uma ressalva: “Os modelos são tão bons quanto as informações com que são alimentados, porém informações incompletas ou enviesadas podem levar a resultados imprecisos ou prejudiciais. Por isso é necessário o cuidado na abordagem para garantir a integridade e a segurança, com soluções que validam a qualidade das informações e protegem os sistemas contra ameaças digitais”, conclui o CTO.   

    Live-commerce: como elevar as vendas no Brasil?

    Comprar online já virou algo rotineiro para muitas pessoas. Mas, e se você pudesse adquirir os produtos desejados enquanto assiste a uma live da empresa que gosta ou, até mesmo, através de influenciadores que segue? Essa é a proposta do live-commerce, estratégia de vendas que está bombando em outros países e que já está sendo positivamente explorada por grandes marcas daqui – com potencial enorme de ser ainda mais investida nas empresas nacionais para ampliar seu alcance no mercado e, com isso, potencializar seus lucros.

    A aderência à essa estratégia vem sendo significativamente melhorada ao longo dos últimos anos ao redor do mundo. Na China, como exemplo, dados divulgados no Relatório de Desenvolvimento de Alta Qualidade da Indústria de Comércio Eletrônico com Transmissão ao Vivo mostrou que a taxa de penetração desse tipo de comércio eletrônico cresceu de 4,9% para 37,8% entre 2019 e 2023, atingindo cerca de 597 milhões de usuários apenas no ano passado.

    Essa popularidade foi rapidamente percebida por outras nações, inclusive no Brasil. Neste ano, muitas marcas aproveitaram para testar essa estratégia de união das lives com as vendas online na Black Friday, obtendo faturamentos enormes que chamaram a atenção do mercado para as possibilidades e oportunidades que o live-commerce pode trazer para seus negócios.

    Afinal, além do fato de muitos brasileiros terem o hábito de comprar, frequentemente, de forma online, favorecidos, ainda, pelo crescimento das redes sociais, presenciamos, ainda, uma popularidade das lives no país nos últimos anos – principalmente, em decorrência da pandemia, onde, por estarmos dentro de casa, as operações digitais acabaram se tornando a única forma de muitas empresas continuarem abertas à distância.

    Os influenciadores também ganharam destaque nesse sentido, formando parcerias com determinadas marcas a fim de fomentar a divulgação de seus produtos à sua rede fiel de seguidores. Ao se tornarem porta-vozes, repassam a seus fãs credibilidade e segurança na divulgação destes itens, engajando cada vez mais pessoas a adquirirem estes produtos.

    Cronologicamente, essa estratégia de vendas em uma transmissão ao vivo não é uma novidade no mercado, visto que muitas emissoras, antigamente, já faziam isso através de discursos de escassez de seus itens, visando gerar o senso de urgência de compra pelos consumidores. O que está ganhando tanta repercussão atualmente com o live-commerce é o fato de possibilitarem, com o apoio das redes sociais, influenciadores e ferramentas tecnológicas, uma maior interatividade e personalização de seus produtos.

    Nestas lives, as empresas podem tornar a relação com seu público-alvo mais dinâmica e menos engessada do que se tem com o e-commerce tradicional. Aproveitar o acompanhamento em tempo de real de seus clientes para interagir através de perguntas e respostas, realizar ofertas exclusivas para quem estiver assistindo, fazer enquetes, sorteios, e muitas outras atividades que engajem, atraiam e retenham cada vez mais pessoas.

    Muitas emissoras nacionais também estão explorando este esquema em seus programas, visando atingir um público pouco aderente às redes sociais e que também tenham interesse em determinados produtos. Uma estratégia bastante inteligente em termos de vendas, aumentando a capilaridade de alcance para além do digital.

    O mercado de live-commerce tem muito ainda o que expandir, tendo espaço suficiente para que as empresas inovem, sejam criativas e fomentem seu nome frente aos concorrentes. Mas, assim como todo comércio, os mesmos desafios em termos de atendimento se mantêm, o que ressalta a importância de cuidarem de toda a logística de comunicação com seu público antes, durante a transmissão, e no pós-venda.

    Por mais que as redes sociais sejam um palco bastante atrativo para isso, há, ainda, um amplo bastidor por trás suportando este processo – o qual deve ser composto por estratégias omnichannel que unam canais digitais robustos complementando a jornada dos clientes, de forma que possam escolher onde e como se comunicar com suas marcas.

    Com uma base bem estruturada de consumidores, existem muitos canais de comunicação que podem ser explorados para divulgar a realização destas lives, anunciar os produtos que serão promovidos e, após a transmissão, continuar o atendimento aos clientes com a mesma interação e personalização, e suportá-los com qualquer demanda que tenham posteriormente.

    Um grande recurso que temos hoje no mercado, nesse sentido, é o RCS, sistema de mensageria do Google que possibilita o envio de textos, imagens, gifs, e um carrossel completo nas mensagens, asseguradas por um selo de autenticação da empresa verificado pela própria multinacional.

    Muito ainda pode ser explorado pelas empresas com o live-commerce, já se mostrando como uma tendência capaz de elevar bastante as vendas corporativas e o engajamento com seu público. Resultados, estes, que serão apenas conquistados com os cuidados destacados acima, de forma que os usuários tenham todo o suporte necessário para conduzir e interagir sua jornada de compras em canais que tenham afinidade, criando experiências e relacionamentos marcantes entre as partes.

    9 e-commerces que toda clínica deve ficar atenta para 2025

    As transformações digitais no comércio impactam todos os setores do mercado, incluindo o de saúde. Nesse contexto, a expansão do e-commerce para a venda de produtos para clínicas torna-se um aliado para oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes.

    Dados da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS) indicam um crescimento de 7,9% no uso de equipamentos médico-hospitalares, o que pode estar relacionado à maior facilidade de acesso a esses produtos.

    Além disso, o sucesso de empresas de e-commerce voltadas para a saúde amplia as opções disponíveis para clínicas e aponta um cenário promissor para o segmento.Número de internações, cirurgias e exames também apresenta alta no Brasil

    O boletim da ABIIS revelou um aumento na demanda por equipamentos de saúde, com fatores como a alta no número de internações, que registrou crescimento de 4,5% no SUS em relação ao ano anterior.

    A quantidade de cirurgias também apresentou alta de 7,9% no período, enquanto o número de exames cresceu 7,4%, com destaque para tomografias e ressonâncias magnéticas.

    O setor de equipamentos de saúde ainda registrou expansão no quadro de funcionários, com mais de três mil novas vagas criadas no primeiro semestre de 2024. Comparado aos últimos anos, a expectativa é de que os números voltem a crescer em 2025.

    Empresas de e-commerce com produtos para clínicas para 2025

    O e-commerce tem se mostrado uma solução prática e acessível para clínicas, oferecendo produtos e serviços que garantem o acesso a equipamentos de qualidade. Por isso, vale a pena conhecer as empresas que mais se destacam nesse segmento para o próximo ano.

    • Constamed

    Constamed é reconhecida como referência em produtos de saúde, com destaque para oxigenoterapia e soluções de mobilidade, incluindo uma linha completa de cadeiras de rodas motorizadas. Além disso, a empresa oferece uma ampla seleção de equipamentos médicos, produtos para primeiros socorros e itens que promovem o bem-estar e a qualidade do sono.

    • Endocommerce

    Focada na área de endoscopia, a Endocommerce oferece produtos como endoscópios, colonoscópios e pinças de biópsia. Além disso, a empresa conta com itens odontológicos e veterinários para clínicas desses segmentos.

    • Eh Medical

    Com foco em saúde estética, a Eh Medical oferece as tecnologias mais recentes nesse campo. Seu portfólio inclui produtos para limpeza de pele, cosméticos e dispositivos eletrônicos.

    • BCMED

    A BCMED atende a setores como estética, dermatologia, fisioterapia e saúde estética. Entre seus produtos, estão equipamentos para eletroterapia, microagulhamento e cosméticos voltados para a área de saúde.

    • Dental Cremer

    Especializada em clínicas odontológicas, a Dental Cremer oferece diversos produtos, desde equipamentos para moldagem até anestésicos para procedimentos. A empresa também conta com itens de higiene e cuidados para pacientes.

    • Ortocir

    Inicialmente focada em produtos cirúrgicos para ortopedia, a Ortocir expandiu seu portfólio, com itens para clínicas em áreas como neurologia e cardiologia. A empresa também disponibiliza kits e instrumentos gerais para diversos segmentos.

    • MZ Medical

    A MZ Medical é especializada em produtos para otorrinolaringologia, cabeças, pescoço e reabilitação da voz. A empresa oferece itens que vão desde materiais para higiene até produtos voltados para procedimentos cirúrgicos.

    • Kolplast

    Com foco em ginecologia e proctologia, o Grupo Kolplast também oferece produtos para outras áreas, como dermatologia e otorrino. Seu catálogo inclui opções hospitalares e para tratamentos.

    • SOS Pediatria MED

    Focada em clínicas pediátricas, a SOS Pediatria MED também apoia pais preocupados com a saúde das crianças. A empresa oferece instrumentos para diagnóstico e emergência, entre outros produtos.

    Atualmente, clínicas de todas as especialidades podem encontrar os produtos necessários para atender aos pacientes por meio do e-commerce. Assim, é esperado um aumento na demanda por produtos médicos e hospitalares no ambiente digital nos próximos anos.

    Com aquecimento do e-commerce, consumidor precisa aprender a lidar com novas tecnologias

    O e-commerce teve um incremento de 9,7% em 2024 em relação a 2023, totalizando R$ 44,2 bilhões em vendas apenas no primeiro trimestre do ano. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que ainda prevê que o setor ultrapasse os R$ 205,11 bilhões até o final de dezembro. Diante desse novo comportamento do consumidor, tecnologias com foco em levar mais praticidade e conveniência se popularizam, como é o caso dos armários inteligentes, tradução livre para o inglês smart lockers. 

    De acordo com Elton Matos, sócio-fundador e CEO da Airlocker, primeira franquia brasileira de armários inteligentes totalmente autogerenciáveis, os diferenciais da solução no cotidiano são a flexibilidade e a segurança. “Com a inovação, o tempo não é mais um problema para os moradores de condomínios ou frequentadores de complexos comerciais, que passam a contar com a liberdade de retirar as suas encomendas no horário que melhor se encaixa na rotina, sem depender da disponibilidade dos entregadores. Além disso, a iniciativa evita episódios de extravios ou quebra dos itens”, afirma. 

    Pensando em auxiliar os consumidores a tirar o máximo proveito do potencial dos smart lockers, o executivo fez um guia prático para quem vai usar a solução pela primeira vez. confira abaixo: 

    A chave para a entrega é o código

    Nos armários inteligentes, o acesso para a encomenda acontece por meio de um código ou QR Code enviado por e-mail ou mensagem de texto, que funcionará como senha para abrir e retirar o item. “A tecnologia foi projetada para simplificar a experiência do consumidor. Com um simples escaneamento ou digitação de um código, é possível pegar o produto de forma ágil e segura”, explica o especialista. 

    Não precisa correr contra o relógio

    Diferentemente de outros métodos de entrega, a solução funciona 24 horas, nos sete dias da semana. “Não é necessário se preocupar com horário comercial ou depender de alguém para receber a encomenda. Aproveite a autonomia”, revela Matos. 

    Guarde o seu segredo, proteja o seu código

    O código ou QR Code de retirada das entregas é enviado apenas para o usuário responsável pelo acesso. Garantir o seu sigilo, é fundamental para manter os itens intactos. “A segurança é um pilar fundamental da inovação. Por isso, o acesso ao conteúdo é restrito, mas cabe ao usuário a responsabilidade de não compartilhá-lo com terceiros”, reforça o executivo.

    Além das dicas acima, o especialista ainda indica um ponto de atenção para os condomínios: o tamanho da porta. “Hoje no mercado há uma variedade de armários inteligentes. Inclusive, os que contam com um maior número de portas, mas de menor tamanho, trazendo problemas operacionais para os consumidores. É interessante que os complexos residenciais deem preferência para os lockers de portas maiores e tamanhos variados. Dessa forma, aumenta a chance da maioria dos condôminos de terem as suas necessidades atendidas”, pontua o CEO.

    6 dicas para engajar seu posicionamento de marketing e anúncio em 2025

    Uma pesquisa recente da  RD Station mostra que 36% das empresas ainda não possuem metas de marketing bem definidas, e 75% não conseguiram atingir suas metas no ano passado. Mais de 1.800 profissionais de marketing de diversas partes do Brasil foram ouvidos , destes 78% disseram ter expectativas de crescimento em 2024 e 49% alegam ter recebido mais investimentos para este ano, o que aumenta a confiança de desenvolvimento no futuro.

    Segundo Rafael Michelucci, CEO do Grupo Unik, um ecossistema inovador que oferece soluções completas em mídia, produção, criação, tecnologia e inteligência artificial, o marketing é essencial para conectar uma marca ao seu público-alvo. “Em um cenário cada vez mais competitivo e saturado de informações, o posicionamento ideal de uma marca em 2025 vai além de uma estratégia de marketing bem elaborada; ele exige autenticidade, propósito e conexão emocional. As empresas que se destacarem serão aquelas capazes de criar experiências significativas e personalizadas para os consumidores, ao mesmo tempo em que demonstram um compromisso genuíno com valores sociais e ambientais. Investir em marketing estratégico e na construção de uma identidade de marca relevante deixou de ser uma opção e tornou-se uma necessidade vital para crescer e prosperar no mercado atual” afirma Michelucci.

    De olho neste cenário, a Unik separou seis dicas para que sua empresa possa olhar com segurança e direcionamento para o setor de marketing. Confira: 

    1. Medir a comunidade

    A medição de comunidade será crucial. Não se trata mais da figura de grandes influenciadores com milhões de seguidores,  pois eles perderam a capacidade de gerar autenticidade real. O foco se deslocará para microcomunidades e para criadores com impacto genuíno, aqueles que possuem uma voz autêntica e forte dentro de nichos altamente engajados. São esses influenciadores que realmente moldam comportamentos e convertem métricas em resultados tangíveis para as marcas. Em 2025, a compreensão das conexões reais e das relações de confiança será mais relevante do que simplesmente medir o alcance.

    2.  A criatividade como protagonista

    Felizmente, estamos deixando para trás a era “bege”, que tentava agradar a todos sem personalidade. O futuro exige ousadia, autenticidade e, acima de tudo, originalidade. A Inteligência Artificial generativa vai automatizar tarefas básicas, mas será a criatividade humana – com insights inovadores e empatia – que irá se destacar. Marcas que se arriscarem e abraçarem narrativas fora do comum irão conquistar a atenção do público em um mundo saturado de conteúdo.

    3. Storytelling

    O storytelling fará um retorno triunfal, mas com um novo diferencial: autenticidade e imersão. Precisamos de histórias reais, que conectem experiências vividas com as emoções do público. No fundo, marketing é sobre fazer as pessoas acreditarem que precisam de algo que nem sabiam que queriam. Em 2025, isso se traduzirá em narrativas mais envolventes e imersivas, impulsionadas por tecnologias como Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR). As histórias não serão mais apenas ouvidas ou lidas – elas serão experimentadas.

    4.Clientes como co-criadores 

    Já estamos começando a ver isso no universo dos influenciadores, mas em 2025, a colaboração será levada a um novo nível. Marcas irão abrir espaço para a personalização em massa, convidando os clientes a contribuir com ideias, designs e até campanhas. Chegou ao fim a era em que uma marca impunha sua mensagem de forma unilateral. O sucesso virá de ouvir a voz do cliente e permitir que ele conte a história do produto a partir de seu próprio olhar, agregando significado e autenticidade às suas comunidades.

    5.Deixe para trás a campanha “tamanho único” 

    A abordagem “tamanho único” será totalmente superada. Identificar o público não será mais uma questão de demografia ou métricas tradicionais. Em 2025, será fundamental entender valores, crenças e comportamentos – o que realmente importa para as pessoas. A segmentação baseada em dados mais profundos permitirá contar histórias distintas em canais diferentes, respeitando os formatos e as linguagens de cada plataforma. Além disso, estratégias omnichannel mais integradas proporcionarão experiências consistentes e personalizadas, garantindo que a mensagem certa chegue à pessoa certa, no momento certo.

    6. É necessário se posicionar sobre causas reais

    As novas gerações estão cada vez mais críticas e exigem que as empresas se posicionem de forma clara sobre causas reais, como mudanças climáticas, inclusão e impacto social. Em 2025, empresas que não tiverem ações genuínas para contribuir com um mundo melhor perderão relevância. Propósito e lucro irão caminhar lado a lado, e os consumidores apoiarão marcas que, além de oferecer produtos de qualidade, compartilhem valores alinhados aos seus.

    Essas tendências para 2025 sinalizam o início de uma nova era para as marcas: mais humanas, mais conectadas e mais criativas. O caminho para o sucesso estará em ouvir ativamente, inovar constantemente e cocriar com o público, construindo relações autênticas e impactantes.

    Ampliar acessibilidade digital significa aumentar vendas do e-commerce

    Apesar dos indícios de que as vendas do final de 2024 alcancem volumes suficientes para serem consideradas as mais volumosas dos últimos anos no e-commerce, o fato é que ainda existe um grande desperdício de potencialidade no setor, principalmente no que se refere ao baixo nível de acessibilidade entre os portais mais usados pelos brasileiros para a realização de compras pela internet.

    Só para ter uma ideia, um estudo recente realizado pelo Biomob atribuiu a média 6 em um índice de 0 a 10 para os principais marketplaces brasileiros frente aos padrões estabelecidos pela Web Content Accessibility Guidelines (WCAG 2.1).

    O indicador é considerado um guia criado pelo Consórcio World Wide Web (W3C), para orientar os sites a estarem de acordo com padrões mínimos de acessibilidade digital. Na prática, marcas como OLX, Americanas. Magazine Luiza, Netshoes, Carrefour. Ponto Frio, Casas Bahia, Extra e Mercado Livre ficaram num intervalo entre 4.5 e 9.7.

    Por um lado, a boa notícia é que apesar de estarem em níveis diferentes de execução, foi possível encontrar em todos os marketplaces a preocupação de assegurar acessibilidade em seus ambientes de compras. Alguns erros ainda impedem uma navegabilidade adequada para todos os públicos, mas é fato que foram encontrados esforços sendo feitos no sentido de alcançar este objetivo.

    Por outro lado, é motivo de apreensão o fato de os sites de e-commerce ainda não estarem totalmente adaptados às melhores práticas de acessibilidade. Isto acarreta um ciclo de perdas que atinge a todos os envolvidos.

    Só para ter uma ideia, outra recente pesquisa feita pelo PROCON-SP detectou que 69% dos consumidores com algum tipo de deficiência física já enfrentaram barreiras para fazer compras virtuais, com 17% afirmando que sempre enfrentam dificuldades e 52% às vezes.

    Se este cenário tem como vítimas diretas as pessoas que se frustraram por não conseguirem fazer as transações que gostariam, também é verdade que os sites, portais e marketplaces acabam tendo, por tabela, um grande prejuízo ao deixarem de faturar com essas operações.

    Talvez este desperdício de potencial de vendas esteja sendo considerado irrelevante para essas empresas, mas na prática, quem é capaz de assegurar o volume de faturamento que deixa de entrar no cofre dessas empresas? Será que é menor ou maior do que o que elas investem em campanhas de marketing para tentar atrair clientes enquanto deixa de vender para um cliente que já foi conquistado?

    Felizmente em alguns casos parece que não falta muito para se alcançar um nível de acessibilidade aceitável. É o caso, por exemplo da OLX, que ficou com a pontuação de 9,7. O site da OLX apresentou um total de 31 práticas de acessibilidade identificadas. Destas, 24 foram classificadas como aceitáveis, 6 requerem verificação manual adicional e apenas uma foi considerada não aceitável, sendo ela de nível AA.

    Por outro lado, a pontuação mais encontrada foi também a mais baixa, que corresponde a 4,5 aplicada ao Ponto Frio, Casas Bahia, Extra e ao Mercado Livre. O site das Lojas Americanas ficou com o segundo melhor resultado (7,5), seguido de perto pelo Magazine Luiza (7,0), Netshoes (6,7) e, finalmente, Carrefour (5,4). 

    Entre os portais que receberam as menores pontuações, foram detectados problemas como o fato de que apesar de contarem com uma aba dedicada ao atendimento em Libras e oferecerem funções como Tradutor para Libras e recursos assistivos, essas funcionalidades estavam inativas durante a pesquisa, exibindo mensagens de erro.

    Já na avaliação dos portais com melhores ranqueamento, foram detectados pontos positivos como o fato de todas as imagens da página terem o necessário equivalente alternativo em texto. Outro aspecto positivo foi a exposição dos elementos com a semântica de banner não estarem contidos dentro de nenhum elemento com outras semânticas.

    Seja como for, parece óbvio que aprofundar as condições de acessibilidade neste segmento não é ‘apenas’ uma questão de responsabilidade social, inclusão e empatia.  É também uma estratégia de impacto significativo nos negócios.

    Beleza na Web e Bling firmam parceria para apoiar micro e pequenos lojistas brasileiros

    O Bling, plataforma de ERP da LWSA, e a Beleza na Web, a maior plataforma digital especialista de beleza no Brasil, anunciam uma parceria para aprimorar as operações de micro e pequenos empreendedores brasileiros no marketplace da Beleza na Web. 

    Com a integração, o Bling permitirá que lojistas automatizem processos essenciais, como atualização de estoque, cadastro de produtos e emissão de notas fiscais, reduzindo a dependência de tarefas manuais e potencializando a eficiência operacional. A nova conexão centraliza a gestão de vendas e possibilita que os empreendedores concentrem esforços na estratégia de negócios.

    A plataforma ERP oferece aos lojistas uma solução que centraliza as operações de venda de forma automatizada e integrada, otimizando suas rotinas e reduzindo erros. É um passo estratégico para atender às necessidades reais de micro e pequenos empreendedores do segmento de beleza, potencializando suas empresas e tornando-as mais competitivas no comércio online. “Essa parceria reflete o nosso desejo de oferecer soluções inovadoras que impulsionem o crescimento dos lojistas de forma completa e eficiente”, afirma Maria Isabel Miranda, Diretora Executiva da Beleza na Web.

    Para o Bling, a integração fortalece sua estratégia de atrair novos usuários ao oferecer soluções que simplificam a gestão dos empreendedores. “Somente entre janeiro e junho deste ano, a plataforma registrou R$ 6,87 bilhões em GMV (valor bruto de mercadorias) transacionados na categoria de beleza – um crescimento de 47% em relação ao mesmo período de 2023, que contabilizou R$ 4,65 bilhões em notas fiscais emitidas”, conta Marcelo Navarini, diretor do Bling.