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    Black Friday alavanca mercado de brinquedos no Brasil com faturamento de mais de R$ 100 milhões

    O mercado de brinquedos brasileiro apresentou ótima performance durante a Black Friday de 2024, registrando um aumento significativo nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo levantamento da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, durante a semana da Black Friday, que considera o período entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, foi registrado um faturamento aproximado de R$ 108 milhões, o que representa um crescimento de 11% em relação a 2023, quando o faturamento foi de R$ 97 milhões.

    O destaque desse ano foi o canal físico, que se consolidou como o grande protagonista, com um crescimento de 15% e representando 72% do total de vendas. Enquanto isso, o canal online apresentou um crescimento de 1%. A diferença de preço entre os canais também chamou a atenção: no ponto de venda físico, o preço médio foi de R$ 58,00, aproximadamente R$ 30 a menos que no e-commerce, que praticou um preço médio de R$ 88,00. “No mercado de brinquedos, é comum que o preço médio das lojas físicas seja mais barato do que nas lojas online, já que este é um canal onde o consumidor busca conveniência. Já no online, é mais comum a comparação pelas melhores ofertas, em busca de itens de preço médio mais alto”, analisa Ana Weber, diretora da Circana.

    As categorias de brinquedos que mais se destacaram durante a Black Friday 2024 foram blocos de montar, com um impressionante crescimento de 51% nas vendas, seguido por veículos registrando um aumento de 30% e pelúcias com um incremento de 23%. “Essas categorias seguiram a tendência de alta no mercado, com consumidores cada vez mais em busca de opções criativas e educativas para presentear”, explica Ana Weber.

    Entre os grandes destaques do período, alguns lançamentos e produtos marcaram presença no top 10 de vendas, como, por exemplo, os brinquedos LEGO, que alavancaram suas vendas com o lançamento do McLaren MP4 Ayrton Senna, um grande sucesso entre os consumidores. A Copag também se sobressaiu com sua linha de cartas Pokémon como um dos itens mais procurados. A Mattel, com as bonecas Barbie Dreamhouse e Barbie Fashion Doll, juntamente com os carros Hot Wheels, também conquistaram os consumidores.

    Top 10 Produtos Mais Vendidos:

    1. Barbie Dreamhouse
    2. Hot Wheels Singles
    3. Hot Wheels Pack com 5 Carrinhos
    4. Barbie Fashion Doll
    5. Lego Icons McLaren MP4 Ayrton Senna
    6. Lego Caixa Clássica Criativa Média
    7. Boneco Vingadores Marvel
    8. Hot Wheels Color Shifters Color Splash Science Lab Playset
    9. Hot Wheels Pista Robô Tubarão
    10. Barbie Color Reveal

    Para Ana Weber, o crescimento expressivo registrado durante a Black Friday de 2024, eleva as expectativas do setor de brinquedos no Brasil para o final do ano, especialmente com a proximidade do Natal. “A tendência de alta nos canais físicos, junto com a crescente popularidade de categorias como blocos de montar, veículos e pelúcias, devem continuar a movimentar o mercado, consolidando a relevância do Brasil no cenário global”, analisa.

    Marcas erram ao tentar separar consumidores por gerações, aponta pesquisa das consultorias TroianoBranding e Dezon

    A geração a que uma pessoa pertence pode mostrar diferenças de comportamento, mas está longe de ser um fator que determine os anseios dos consumidores. Não por acaso, as marcas com quem as pessoas se identificam mais devido a seus valores são as mesmas  — O Boticário, Nestlé, Natura, Nike e Samsung —,  sejam elas “baby boomers” ou das gerações X, Y e Z. Essas são as principais conclusões do estudo “O Fim das Gerações”, realizado pelas consultorias TroianoBranding e Dezon. 

    Para descobrir fatores que aproximam e distanciam grupos geracionais, o levantamento ouviu mil pessoas, entre homens e mulheres, das classes A, B e C, nas cinco regiões do país. A amostra foi dividida em quatro grupos de 250 participantes, pertencentes às gerações identificadas como baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964); X (1965 a 1980); Y, ou millennials (1981 a 1996) e Z (1997 a 2010).  

    “Há muito mais pontos de encontro entre gerações do que de desencontros, por mais que análises superficiais aparentem o contrário. Vivemos na era da fluidez. As gerações, no entanto, nos colocam em caixinhas que vão na contramão dessa realidade”, afirma Cecília Troiano, CEO da TroianoBranding. 

    Prova disso é que as mesmas empresas aparecem, com percentuais parecidos, nas respostas de todas as gerações no estudo, quando os participantes foram questionados sobre as marcas com as quais mais se identificam:

    • O Boticário foi mencionada por 19% dos pertencentes às gerações Z e millenials, 12% dos baby boomers e 9% da geração X;
    • Nestlé foi mencionada por 13% dos millenials, 12% dos baby boomers, 10% da geração X e 9% da Z;
    • Natura foi mencionada por 14% da geração X, 12% das gerações Z, millenials e baby boomers;
    • Nike foi mencionada por 14% da geração Z, 12% dos millenials, e 7% da geração X e baby boomers;
    • Samsung foi mencionada por 14% dos millenials e geração X, 13% da geração Z e 12% dos baby boomers.

    Também foi adotada a metodologia ZMET. Patenteada em Harvard, ela permite identificar sentimentos que os entrevistados não conseguem manifestar racionalmente por meio de técnicas tradicionais. Apenas dez empresas no mundo podem aplicá-la e a TroianoBranding é a única com a licença no Brasil. Foram 20 sessões ZMET com representantes de todas as gerações, mergulho esse que complementou o levantamento quantitativo.  

    Com base nas duas técnicas de pesquisa, o estudo aponta cinco aspectos valorizados por todas as gerações, chamados de “temas estruturantes”: identidade, laços afetivos, comunidade, crescimento e bem-estar. Segundo o estudo, todas as pessoas buscam se conectar a marcas que reforçam esses valores, não importa a qual geração pertençam. E, de acordo com as respostas dos participantes, cinco marcas são as mais associadas a cada um deles:  

    • O Boticário – reforça identidade; 
    • Nestlé – reforça laços afetivos; 
    • Natura – reforça bem-estar; 
    • Nike – reforça crescimento; 
    • Samsung – reforça comunidade. 

    Uma vez detectados os temas estruturantes, o estudo faz uma análise de tendências a fim de projetar comportamentos de consumo que impactarão os próximos dois a cinco anos. O intuito é tornar o relatório uma fonte de inovação e desenvolvimento de novos produtos e comunicação para empresas de diferentes setores – por exemplo, bens de consumo, saúde, beleza, bem-estar, moda, decoração, serviços e mobilidade.

    Além de detectar mais pontos em comum do que disparidades entre os grupos geracionais, a pesquisa é uma ferramenta de negócios que aponta caminhos estratégicos para que as empresas possam estar à frente dos concorrentes, explica Iza Dezon, CEO da consultoria Dezon. Segundo Iza, fatores como identidade, relações afetivas, preocupações com o planeta e a saúde ganham mais relevância na ótica do Marketing de Estilo de Vida, algo que deveria estar no radar das marcas. “Isso conversa muito mais com nossas identidades contemporâneas do que os modelos antigos que enfatizam um recorte de idade”.

    Na era da liberdade e da fluidez, a pesquisa conclui que não se pautar por marcadores de idade seria uma decisão estratégica de inclusão, a ser levada em conta pelos profissionais de RH, desenvolvimento de produto, marketing e comunicação. “Precisamos romper com os marcadores temporais e nos aproximarmos dos verdadeiros desejos das pessoas, principalmente na era das gerações sem fim”, afirmam as duas executivas responsáveis pelo relatório.  

    Vendas de Natal serão impactadas por superaquecimento da Black Friday neste ano, segundo FCamara

    O varejo brasileiro está vivendo um cenário atípico neste final de ano. A coincidência entre o pagamento da primeira parcela do 13º salário e a Black Friday trouxe um grande movimento em novembro, o que pode alterar o ritmo das tradicionais compras de Natal. Essa análise é da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação, que possui forte atuação no varejo físico e online.

    De acordo com dados apurados pela companhia, a Black Friday deste ano registrou um aumento de 18% nas vendas em comparação com 2023, com um faturamento superior a R$7,2 bilhões em um único dia. Para efeito de comparação, no ano passado o crescimento foi de 6,5%.

    Bento Ribeiro, diretor sênior de Varejo da FCamara, aponta que a coincidência entre essas datas criou uma liquidez imediata para o consumidor, que aproveitou o momento para adiantar compras de maior valor. “O desafio agora será manter o ritmo para o restante da temporada de festas”, afirma.

    “Com cerca de R$64 bilhões injetados na economia devido ao pagamento do 13º, os consumidores aproveitaram o dinheiro fresco para adquirir itens já desejados, como eletrônicos, smartphones e eletrodomésticos”, explica Ribeiro. “O problema é que, ao antecipar essas compras, dezembro pode sentir os efeitos de um bolso mais vazio, especialmente nas categorias que tradicionalmente têm um pico de vendas no Natal”, completa.

    Apesar disso, a FCamara prevê que setores como moda, perfumes e cosméticos continuarão em alta, com crescimento estimado de 10% em relação ao ano passado. O segmento de brinquedos também deverá crescer, mas de forma mais modesta, em torno de 5%. Em contrapartida, eletrônicos e eletrodomésticos devem registrar uma retração significativa, estimada em 8%, devido ao forte desempenho da Black Friday.

    “O varejo teve um novembro explosivo, mas poderá enfrentar um Natal mais tranquilo do que o habitual. A estratégia agora será atrair consumidores com boas promoções em dezembro, evitando que os estoques fiquem parados”, conclui Ribeiro.

    Cibersegurança em risco: 15% das empresas negligenciam treinamento contra ataques hackers 

    O número de lojas virtuais no Brasil cresceu 16,5%, passando de 1.640.076 em 2022 para 1.911.164 em 2023, segundo o levantamento “Perfil do E-commerce Brasileiro 2023”, realizado pela BigDataCorp. Para se destacar em um mercado competitivo, a personalização deixou de ser apenas um diferencial e se tornou um componente essencial para a jornada do consumidor. 

    O estudo “CX Trends 2024”, realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, revela que, para 65% dos consumidores, as experiências personalizadas têm grande impacto em suas decisões de compra. A pesquisa sugere que, agora, as empresas precisam ir além do básico para atrair e fidelizar consumidores.

    Para conquistar a preferência do público, não basta apenas disponibilizar produtos: é preciso oferecer uma experiência de compra única e adaptada às necessidades e preferências individuais de cada cliente. A recomendação é construir uma jornada que seja relevante e engaje o consumidor, desde o momento em que ele acessa a loja até a finalização da compra, durante o checkout e pagamento.

    Pensando nisso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destaca que segmentar os clientes de maneira inteligente é uma das bases para obter uma personalização que garanta resultados. Isso implica agrupar consumidores com base em suas características comportamentais, demográficas e de preferências de compra. 

    Dessa forma, os e-commerces podem oferecer ofertas e comunicações com base nas necessidades de cada segmento e, consequentemente, aumentar as chances de conversão, como informa o Sebrae. Além disso, é possível ofertar um atendimento adaptado às preferências de cada cliente, por meio dos canais que ele mais utiliza, como chats, e-mails, redes sociais ou telefonemas. 

    Segundo o “CX Trends 2024”, 67% dos consumidores enxergam o atendimento personalizado como principal fator para comprar. Já 82% consideram importante ou muito importante que as marcas ofereçam atendimento em tempo real.

    A head de insights da Opinion Box, Julia Villela, avalia que, apesar de parecer simples, falar com o público é o jeito mais fácil e eficiente de identificar e prevenir tendências. “Colete feedback, realize pesquisas periodicamente e, assim, você pode obter insights valiosos, que ajudam a entender melhor o comportamento do consumidor e antecipar o que ele espera de você”, sugere.

    Inteligência Artificial pode auxiliar a personalização 

    O estudo também mostra que é natural que as empresas encontrem dificuldades ao tentar oferecer uma experiência personalizada em larga escala, pois a personalização é, frequentemente, associada a altos custos e a um longo tempo de execução. 

    No entanto, com as abordagens certas e o suporte da tecnologia, é possível entregar um atendimento personalizado. Para isso, a recomendação é usar recursos, como a Inteligência Artificial (IA). Soluções para criar uma loja virtual grátis também se apresentam como opção para testar estratégias de personalização sem grandes investimentos iniciais.

    De acordo com a pesquisa, 42% dos consumidores já interagiram com a IA durante o atendimento, destacando a relevância dessa tecnologia no processo de compra. Para eles, entre as vantagens dessa tecnologia estão a redução de tempo em filas de caixa (26%), o atendimento ao cliente mais eficaz (22%) e as ofertas personalizadas (18%). 

    Além disso, 35% dos entrevistados acreditam que a IA é essencial para oferecer promoções mais assertivas, baseadas no histórico de compras e no comportamento online dos consumidores. 

    O Sebrae explica que oferecer ofertas personalizadas é uma forma de cativar os clientes. 

    Em vez de tratar todos com a mesma abordagem, os e-commerces devem usar dados sobre o comportamento de compra, como histórico de compras, datas especiais e abandonos de carrinho, para enviar ofertas e cupons personalizados. Dessa forma, a marca demonstra que presta atenção aos detalhes e às preferências de cada cliente.

    Desafios para o uso da tecnologia

    Apesar dos seus benefícios, a pesquisa mostra que também existem preocupações em relação ao uso da IA na experiência de compra. Entre as principais estão a falta de interação humana personalizada (41%), a preocupação com a privacidade de dados (40%), e a desconfiança em relação à precisão das recomendações (21%).

    Por isso, o estudo ressalta que as soluções para a experiência do cliente não devem substituir os agentes de atendimento humano. O ideal é que eles trabalhem em conjunto, visando simplificar fluxos de trabalho e tarefas repetitivas, permitindo que os agentes humanos tenham mais tempo para solucionar problemas complexos.

    Sobre a segurança de dados, a empresa deve adotar estratégias que enfatizem transparência e segurança, comunicando práticas éticas, valores e políticas de privacidade com clareza, o que inclui o detalhamento de como os dados dos clientes são coletados, armazenados e utilizados.

    Personalização tem que estar presente no e-commerce

    O número de lojas virtuais no Brasil cresceu 16,5%, passando de 1.640.076 em 2022 para 1.911.164 em 2023, segundo o levantamento “Perfil do E-commerce Brasileiro 2023”, realizado pela BigDataCorp. Para se destacar em um mercado competitivo, a personalização deixou de ser apenas um diferencial e se tornou um componente essencial para a jornada do consumidor. 

    O estudo “CX Trends 2024”, realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, revela que, para 65% dos consumidores, as experiências personalizadas têm grande impacto em suas decisões de compra. A pesquisa sugere que, agora, as empresas precisam ir além do básico para atrair e fidelizar consumidores.

    Para conquistar a preferência do público, não basta apenas disponibilizar produtos: é preciso oferecer uma experiência de compra única e adaptada às necessidades e preferências individuais de cada cliente. A recomendação é construir uma jornada que seja relevante e engaje o consumidor, desde o momento em que ele acessa a loja até a finalização da compra, durante o checkout e pagamento.

    Pensando nisso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destaca que segmentar os clientes de maneira inteligente é uma das bases para obter uma personalização que garanta resultados. Isso implica agrupar consumidores com base em suas características comportamentais, demográficas e de preferências de compra. 

    Dessa forma, os e-commerces podem oferecer ofertas e comunicações com base nas necessidades de cada segmento e, consequentemente, aumentar as chances de conversão, como informa o Sebrae. Além disso, é possível ofertar um atendimento adaptado às preferências de cada cliente, por meio dos canais que ele mais utiliza, como chats, e-mails, redes sociais ou telefonemas. 

    Segundo o “CX Trends 2024”, 67% dos consumidores enxergam o atendimento personalizado como principal fator para comprar. Já 82% consideram importante ou muito importante que as marcas ofereçam atendimento em tempo real.

    A head de insights da Opinion Box, Julia Villela, avalia que, apesar de parecer simples, falar com o público é o jeito mais fácil e eficiente de identificar e prevenir tendências. “Colete feedback, realize pesquisas periodicamente e, assim, você pode obter insights valiosos, que ajudam a entender melhor o comportamento do consumidor e antecipar o que ele espera de você”, sugere.

    Inteligência Artificial pode auxiliar a personalização 

    O estudo também mostra que é natural que as empresas encontrem dificuldades ao tentar oferecer uma experiência personalizada em larga escala, pois a personalização é, frequentemente, associada a altos custos e a um longo tempo de execução. 

    No entanto, com as abordagens certas e o suporte da tecnologia, é possível entregar um atendimento personalizado. Para isso, a recomendação é usar recursos, como a Inteligência Artificial (IA). Soluções para criar uma loja virtual grátis também se apresentam como opção para testar estratégias de personalização sem grandes investimentos iniciais.

    De acordo com a pesquisa, 42% dos consumidores já interagiram com a IA durante o atendimento, destacando a relevância dessa tecnologia no processo de compra. Para eles, entre as vantagens dessa tecnologia estão a redução de tempo em filas de caixa (26%), o atendimento ao cliente mais eficaz (22%) e as ofertas personalizadas (18%). 

    Além disso, 35% dos entrevistados acreditam que a IA é essencial para oferecer promoções mais assertivas, baseadas no histórico de compras e no comportamento online dos consumidores. 

    O Sebrae explica que oferecer ofertas personalizadas é uma forma de cativar os clientes. 

    Em vez de tratar todos com a mesma abordagem, os e-commerces devem usar dados sobre o comportamento de compra, como histórico de compras, datas especiais e abandonos de carrinho, para enviar ofertas e cupons personalizados. Dessa forma, a marca demonstra que presta atenção aos detalhes e às preferências de cada cliente.

    Desafios para o uso da tecnologia

    Apesar dos seus benefícios, a pesquisa mostra que também existem preocupações em relação ao uso da IA na experiência de compra. Entre as principais estão a falta de interação humana personalizada (41%), a preocupação com a privacidade de dados (40%), e a desconfiança em relação à precisão das recomendações (21%).

    Por isso, o estudo ressalta que as soluções para a experiência do cliente não devem substituir os agentes de atendimento humano. O ideal é que eles trabalhem em conjunto, visando simplificar fluxos de trabalho e tarefas repetitivas, permitindo que os agentes humanos tenham mais tempo para solucionar problemas complexos.

    Sobre a segurança de dados, a empresa deve adotar estratégias que enfatizem transparência e segurança, comunicando práticas éticas, valores e políticas de privacidade com clareza, o que inclui o detalhamento de como os dados dos clientes são coletados, armazenados e utilizados.

    6 motivos para se investir em influenciadores de nicho

    Investir na divulgação de nano  e micro influenciadores tem se tornado uma estratégia popular entre marcas de diferentes setores. Essas duas categorias de influenciadores são caracterizadas por ter uma audiência menor em comparação aos grandes influenciadores, mas com um engajamento geralmente mais forte e autêntico.

    Os Nano-influenciadores são conhecidos por ter uma base de seguidores pequena, porém muito engajada. As marcas costumam escolher nano-influenciadores para campanhas mais segmentadas. 1.000 a 10.000 seguidores.

    No caso dos Micro-influenciadores, seus números variam de 10.000 a 100.000 seguidores, possuem nichos bem definidos e uma relação mais próxima com seu público, o que resulta em altas taxas de engajamento. Possuem um grande alcance e notoriedade em uma área ou nicho específico, sendo bastante visados por grandes marcas.

    “Esses tipos de gerador de conteúdo são dotados de autenticidade e mantêm uma relação mais próxima e pessoal com seus seguidores, o que leva a um engajamento mais alto e genuíno. Seus seguidores confiam nas suas opiniões e são mais propensos a interagir com suas postagens”, explica Aline Kalinoski da Sócia e co-fundadora empresa da Nowa, agência de marketing focada na impulsão de marcas no ambiente digital.

    Conheça 6 motivos para investir em Nano e Micro Influenciadores

    O custo de campanhas com micro e nano influenciadores tende a ser significativamente mais baixo do que com grandes influenciadores, permitindo que as marcas façam mais parcerias e atinjam uma diversidade maior de nichos.

    “Como o custo é mais baixo e o engajamento mais alto, as campanhas tendem a ser mais eficientes, trazendo um bom retorno sobre o investimento (ROI)”, explica a também sócia e co-fundadora da Nowa, Paula Kodama.

    “Os Micro e nano influenciadores atendem a nichos mais específicos e dedicados, essa característica permite que as marcas se conectem com um público mais alinhado com seu produto ou serviço, aumentando a probabilidade de conversões”, completa Paula.

    A autenticidade é um dos fatores que mais aproxima os consumidores desse tipo de produtor de conteúdo, por serem considerados mais “genuínos” e menos corporativos, esses influenciadores muitas vezes são vistos como mais confiáveis pelos seus seguidores, dados de uma pesquisa realizada pela empresa Zippia demonstraram que 86% dos consumidores consideram a autenticidade de uma marca um fator determinante de compra.

    Dentro da autenticidade se encontra a possibilidade de um conteúdo personalizado, por terem um contato mais direto com seu público, esses influenciadores costumam criar conteúdo mais criativo e personalizado. As marcas podem colaborar para criar campanhas mais autênticas e adaptadas aos estilos de cada influenciador”, afirma Aline.

    Um dos principais objetivos das marcas é a expansão do seu público, trabalhar com vários micro e nano influenciadores permite que as empresas atinjam diferentes audiências e comunidades, o que ajuda na construção de uma rede de influência mais ampla e diversificada.

    fidelização de clientes pode aumentar o faturamento de uma empresa em até 95%, segundo dados da Harvard Business Review, ter um público mais fiel e uma abordagem mais pessoal possibilita às marcas a criação de relações de longo prazo com micro e nano influenciadores, o que resulta em campanhas mais consistentes e ainda, parcerias contínuas são vistas como mais genuínas e comprometidas com a eficiência do produto oferecido, trazendo maior segurança ao cliente em continuar consumindo de determinado produto. 

    “Investir em micro e nano influenciadores permite que as marcas se conectem com um público mais engajado e específico, ofereçam campanhas autênticas e criativas. Essa estratégia tem se mostrado uma maneira eficaz de gerar engajamento genuíno e construção de relacionamentos de longo prazo com os consumidores”, finaliza Paula

    Plataforma de marketplace oferece produtos de baixo custo para setor industrial

    Com o avanço exponencial do uso de tecnologias integradas para o aprimoramento do setor industrial e de robótica, a busca por ferramentas com opções especializadas para o setor se tornou cada vez mais frequente. Pensando nisso, a igus®, líder global em soluções de movimento, criou a plataforma RBTX.com, na qual usuários e fornecedores de componentes robóticos de baixo custo podem se reunir com facilidade e rapidez. 

    Para muitas empresas, de pequeno e médio porte, a garantia de que a automação funcionará na sua aplicação é essencial para o planejamento ao longo do ano. Desta forma, a plataforma foi desenvolvida para reunir diversos fornecedores e entregar ao cliente um projeto de automação completo. Assim, ele não precisa se preocupar em buscar e cotar diferentes componentes com fornecedores variados.

    De início, a igus® inaugurou o primeiro modelo internacional do marketplace em conjunto com 16 parceiros industriais do país sede da companhia, a Alemanha. No site, os fabricantes podem abrir novos canais de venda para produtos especializados, com referências importantes do segmento. 

    Com a tecnologia da igus®, além de facilitar a conexão entre os vendedores e os clientes, os produtos disponibilizados se mostram eficazes e com alto retorno financeiro: Hoje, são mais de 100 fornecedores disponíveis na plataforma, e  95% dos produtos listados são considerados de baixo custo, ficando abaixo de €12.000 (aproximadamente R$ 73.000).  

    “A proposta é agregar valor ao fornecer um serviço integrado de especificação, validação e expertise, resolvendo os problemas do cliente de forma eficiente — tudo em um só lugar”, comenta Marcelo Pimenta, CEO da igus® do Brasil.

    Outra possibilidade que a plataforma RBTX traz é a possibilidade de solicitar testes antes de investir. Sob o conceito “test before invest” a empresa testa sua aplicação de acordo com todos os parâmetros informados e fornece uma declaração de viabilidade para o seu processo de automação, com uma oferta para aquisição da solução completa. Mais de 10.000 testes já foram realizados nesse formato, que garantiram ROI depois de 3 a 12 meses para os clientes. 

    O site também permite projetos consultivos de clientes. Atualmente, foram realizados mais de 3 mil, além de estudos de viabilidade gratuitos criados em 29 áreas de teste de clientes ao redor do mundo. 

    “Oferecer aos nossos usuários a melhor tecnologia no setor é uma das nossas principais prioridades. Ao disponibilizarmos uma plataforma para unificarmos a venda de produtos especializados e consultas especificamente pensadas para o setor, conseguimos otimizar relacionamentos entre figuras chave, e desempenhar um papel fundamental em um mercado em constante crescimento”, finaliza o executivo. 

    E-Book estratégias de SEO para 2025

    Hoje, estamos empolgados em compartilhar com você as tendências mais quentes em SEO que moldarão o cenário do marketing digital em 2025. À medida que a tecnologia avança e os comportamentos dos consumidores evoluem, as estratégias de otimização de mecanismos de busca também precisam se adaptar para garantir que as marcas permaneçam competitivas e visíveis no mundo online.

    De acordo com o relatório detalhado da E-Commerce Update, “Estratégias de SEO para E-commerce em 2025”, várias inovações e mudanças significativas estão no horizonte. Este relatório oferece uma visão aprofundada das técnicas e abordagens que serão essenciais para alcançar o sucesso no SEO nos próximos anos.

    Aqui estão alguns destaques das tendências que você pode esperar ver em 2025:

    1. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: A IA continuará a desempenhar um papel crucial na análise de dados, personalização de conteúdo e automação de tarefas de SEO. Ferramentas avançadas de IA ajudarão as empresas a entender melhor o comportamento do usuário e a otimizar suas estratégias de maneira mais eficaz.
    2. Pesquisa por Voz e Assistentes Virtuais: Com o aumento do uso de dispositivos habilitados para voz, como Alexa e Google Assistant, a otimização para pesquisa por voz se tornará ainda mais importante. As empresas precisarão adaptar seu conteúdo para responder a perguntas faladas e fornecer respostas rápidas e precisas.
    3. Experiência do Usuário (UX): A experiência do usuário será um fator determinante no ranking dos mecanismos de busca. Sites com navegação intuitiva, tempos de carregamento rápidos e design responsivo terão uma vantagem significativa.
    4. Conteúdo de Vídeo e Multimídia: O conteúdo em vídeo continuará a crescer em popularidade, e os mecanismos de busca darão prioridade a sites que utilizam vídeos de alta qualidade e outros elementos multimídia para engajar os visitantes.
    5. Pesquisa Semântica e Intenção do Usuário: A compreensão da intenção por trás das consultas de pesquisa se tornará mais sofisticada. O foco será em fornecer respostas completas e contextualmente relevantes, em vez de apenas otimizar para palavras-chave específicas.
    6. SEO Local e Personalização: A personalização será chave, com estratégias de SEO local se tornando mais refinadas para atender a audiências específicas e melhorar a relevância dos resultados de pesquisa.

    Neste e-book, vamos explorar essas tendências em detalhes e fornecer dicas práticas para que você possa começar a implementar essas estratégias em seu próprio negócio. Prepare-se para se manter à frente da curva e garantir que seu site esteja otimizado para o futuro do SEO.

    Vamos mergulhar nas tendências de SEO para 2025 e descobrir como você pode preparar seu e-commerce para o sucesso!

    Como a tecnologia pode auxiliar na segurança de pequenos e médios varejistas durante o movimento de fim de ano?

    As festas de final de ano estão chegando e o setor de varejo passa a operar em ritmo acelerado para atender ao aumento da demanda. Esse período, que proporciona um movimento maior na economia e impulsionamento nas vendas, por outro lado, também impõe um desafio para os lojistas: o aumento nos casos de furtos e roubos. Segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), em 2023, os furtos — tanto externos quanto internos — representaram, em média, 31,7% das perdas no varejo. Diante desse cenário, a tecnologia surge como ferramenta indispensável para a segurança, oferecendo soluções inteligentes que ajudam a prevenir essas perdas e a otimizar a operação das lojas.

    Monitorando fluxo e densidade

    Hoje, os sistemas de monitoramento e de gestão de clientes e colaboradores estão mais sofisticados, fornecendo dados quantitativos e qualitativos, em tempo real, sobre a circulação da sua loja, seja de quem entra, quanto tempo permanece e até mesmo quem passou na porta da sua loja e não entrou. Com a aplicação de Inteligência Artificial (IA), gerando dados para tomada de decisão em tempo rela, seja para regular a densidade do espaço ou para auxiliar no planejamento de pessoal e atendimento. O recurso diferencia clientes de colaboradores, calculando taxas de entrada e permanência, além de identificar áreas mais movimentadas, o que facilita para a adequação da equipe, minimizando o risco de incidentes. Com o auxílio de câmeras de mapeamento de calor, os locais com maior movimentação podem ser identificados, permitindo redirecionar o fluxo de pessoas, evitando filas e esperas prolongadas. Em horários de pico, o lojista pode destinar recursos de forma eficiente e criar um ambiente mais organizado e seguro para os consumidores.

    Integração de sistemas:  uma camada extra de proteção

    A integração de câmeras com sistemas tradicionais, como alarmes e vigilância eletrônica, é um recurso altamente eficaz para coibir roubos e invasões, especialmente durante horários críticos ou no turno da noite. O reconhecimento facial, por exemplo, auxilia na verificação de identidades, ajudando a rastrear atividades suspeitas em tempo real. Em casos de acionamento de alarmes, as câmeras capturam imagens para verificação instantânea, aumentando a precisão nas respostas.

    Mapeamento de calor e análise de comportamento de consumo

    Outra inovação significativa é o uso do mapeamento de calor, que permite aos lojistas identificarem as áreas mais visitadas pelos compradores. Todas essas informações compiladas em BI, apresentadas em dashboards, por loja, grupo de lojas, facilitam a gestão das informações. Esses recursos ajudam não só na melhoraria e no monitoramento, mas também a aprimorar a disposição de produtos e a experiência de compra. Ao saber quais seções da loja têm maior fluxo de clientes, é possível otimizar a disposição dos itens e identificar pontos de atenção para aumentar o engajamento dos consumidores.

    Em paralelo, sistemas de análise com Inteligência Artificial (IA) permitem que o varejista detecte atividades inusitadas ou agressivas, como brigas ou pessoas correndo, e até ações prejudiciais como fumar em áreas não permitidas. Um dos benefícios do recurso é que ele amplia o escopo de segurança ao cobrir aspectos do comportamento do consumidor, oferecendo uma visão completa da movimentação na loja e prevenindo problemas antes que eles escalem.

    Soluções para lojas de menor porte

    Nas lojas que enfrentam restrições orçamentárias, o uso de câmeras de monitoramento remoto é uma alternativa eficiente e de baixo custo. Esse tipo de equipamento cobre grandes áreas por meio de um único dispositivo, que realiza movimentos em 360 graus e se ajusta para captar diferentes ângulos, proporcionando a visão completa do espaço. Conectadas a um módulo de auditoria remota, as lentes permitem a detecção de irregularidades no layout, filas e demais problemas que possam prejudicar a experiência do consumidor. Ademais, o uso de bodycams em pequenos estabelecimentos está se tornando uma alternativa prática e discreta. Esses dispositivos compactos capturam imagens ao longo do expediente, sem ser invasivos, e podem ser revisados remotamente, ajudando a aumentar a segurança sem afetar o atendimento.

    A combinação de diferentes tecnologias de monitoramento e análise está transformando a segurança no setor varejista. Investir nas inovações não apenas reduz furtos e roubos, mas contribui para a experiência de compra mais agradável, onde clientes e funcionários se sentem protegidos, proporcionando um ambiente propício para o aumento das vendas e fidelização do consumidor.

    Natal do Magalu terá parcelamento em até 21 vezes sem juros

    Após registrar a melhor Black Friday de sua história, o Magalu já se prepara para o próximo grande momento do varejo e retoma a campanha “Faz um 21 de Natal”. 

    De 16 a 25 de dezembro, os clientes poderão parcelar suas compras em até 21 vezes sem juros ao utilizar o Cartão Luiza ou o Cartão Magalu nos canais do Magalu: site, app e lojas físicas. No aplicativo, os clientes podem encontrar parcelamentos a partir de 72 reais para Smart TVs, 43 reais para smartphones e 26 reais para eletrodomésticos.

    A expectativa positiva para o Natal é impulsionada pelos resultados expressivos da Black Friday 2024, na qual o Magalu alcançou vendas superiores a R$ 1,2 bilhão apenas na sexta-feira. Esse desempenho reflete crescimento em todos os canais – e-commerce, marketplace e lojas físicas – e um aumento de 16% no número de clientes, em comparação com o ano anterior.

    “A Black Friday demonstrou o sucesso de nossa estratégia omnichannel e o poder de nossa base de clientes. Com o ‘Faz um 21’, reforçamos nosso compromisso de oferecer vantagens reais para os nossos clientes, como descontos de verdade e parcelamento em até 21 vezes sem juros  , especialmente em um período tão importante como o Natal”, destaca Aline Izo, gerente de branding e comunicação .

    Com a campanha, o Magalu busca não apenas impulsionar as vendas de final de ano, mas também fortalecer seu relacionamento com os clientes, oferecendo praticidade e condições que se ajustam às suas necessidades.