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    Brasil Publisher Awards destaca pioneirismo e excelência em prêmios especiais

    Durante a primeira edição do Brasil Publisher Awards, realizada no dia 2 de dezembro, dois prêmios especiais destacaram iniciativas de excelência no mercado editorial e na comunicação digital.

    O Troféu “Vanguardista do Mercado Editorial” foi entregue ao site eCycle, reconhecido por sua atuação pioneira e inspiradora ao incorporar inovação e responsabilidade ambiental à produção editorial. O portal tornou-se referência ao trazer questões de sustentabilidade para o centro da pauta digital, promovendo transformação e conscientização.

    “Receber o Prêmio de Vanguardista no Mercado Editorial no Brasil Publisher Awards 2024 é uma honra que transcende o reconhecimento individual. Esta conquista reflete o compromisso de nossa equipe em inspirar mudanças positivas por meio de um jornalismo digital que alia qualidade, ética e impacto real na agenda da sustentabilidade”, comenta Onofre de Araujo, publisher do portal eCycle.

    Para ele, a homenagem reafirma que a empresa está no caminho certo ao oferecer conteúdo que não apenas informa, mas engaja e transforma. 

    “Agradecemos profundamente à organização do prêmio pela iniciativa de valorizar quem ousa pensar à frente e compartilhar histórias que moldam um futuro mais sustentável. Seguimos com a missão de ampliar essas vozes e fortalecer o papel do conteúdo online como um catalisador de mudanças”, finaliza Onofre.

    Já o Troféu “Excelência e Impacto” foi concedido ao site Tudo Rádio, em homenagem ao seu compromisso excepcional com a radiodifusão e a comunicação. O portal destacou-se por conectar pessoas e oferecer conteúdo de alta qualidade, consolidando sua relevância em um setor essencial para a sociedade.

    “É uma conquista que nos enche de orgulho, além de carregar vários simbolismos. Ela chega justamente no ano em que completamos 20 anos de atuação como tudoradio.com, preparando terreno para novidades importantes a partir de 2025. A premiação recebida por nossa plataforma no Brasil Publisher Awards demonstra como o digital é um caminho natural para o rádio. São setores que se misturam, e a presença de portais ligados a veículos de massa entre os premiados em várias categorias reforça essa característica de convergência dos meios”, destacou Daniel Starck, jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com

    Para Riadis Dornelles, vice-presidente da Associação Nacional de Publishers do Brasil – ANPB, organizadora do evento, esses prêmios reafirmam o compromisso do Brasil Publisher Awards em valorizar projetos que vão além da inovação técnica, promovendo mudanças significativas e inspiradoras no cenário digital brasileiro.

    Qlik abre inscrições para o Qlik Connect 2025, que terá a lenda olímpica Katie Ledecky como keynote speaker

    Qlik®, empresa global de integração de dados, analytics e Inteligência Artificial (IA), está com inscrições abertas para o Qlik Connect® 2025, seu principal evento global para clientes e parceiros. O Qlik Connect oferece uma experiência única para clientes, parceiros e especialistas em produtos da Qlik se reunirem e explorarem as últimas tendências em dados, analytics e IA. O evento destacará a urgência das organizações em encontrar caminhos claros e acionáveis para aproveitar o todo o valor da IA. O evento será realizado de 13 a 15 de maio de 2025, no Disney Coronado Springs em Orlando, Flórida (EUA).

    O Qlik Connect contará com uma série de oportunidades de aprendizado e networking, incluindo:

    – Keynotes de Mike Capone, CEO da Qlik, e de palestrantes convidados que irão compartilhar insights sobre o futuro dos dados e da IA.

    – Previews exclusivos e detalhados do roadmap de produtos, destacando a visão da Qlik e a integração das tecnologias da Talend®.

    – Sessões que se aprofundam em inovações de ponta e implementações bem-sucedidas de clientes.

    – Workshops práticos e sessões de treinamento projetados para desenvolvimento de habilidades e certificações exclusivas.

    – Hall de Exposições Interativo com demonstrações ao vivo e amplas oportunidades de networking e colaboração.

    Katie Ledecky, lenda olímpica, será keynote speaker no Qlik Connect 2025

    A Qlik também anuncia Katie Ledecky, nove vezes medalhista de ouro das Olimpíadas, como keynote speaker. Ledecky transmitirá uma mensagem poderosa sobre como o desempenho de elite — seja na natação olímpica ou nos negócios — requer uma preparação basicamente invisível, mas essencial. Sua perspectiva está em sintonia com a visão da Qlik para a IA: transformar o trabalho rigoroso de integração de dados e analytics em resultados contínuos e impactantes para os negócios.

    “Estamos honrados em receber Katie Ledecky, a atleta feminina olímpica mais condecorada dos Estados Unidos, no palco principal do Qlik Connect”, afirma Chris Powell, Diretor de Marketing da Qlik. “A história de Katie exemplifica a preparação incansável, o trabalho em equipe e a precisão necessários para alcançar resultados extraordinários. Na Qlik, vemos um forte paralelo entre sua abordagem e o trabalho necessário para desbloquear o pleno potencial da IA nos negócios, pois grandes resultados só são possíveis com preparação rigorosa nos bastidores.”

    “Pode parecer que ganhar uma medalha de ouro é uma conquista individual, mas por trás de cada sucesso há uma equipe trabalhando incansavelmente em busca da excelência”, diz Katie Ledecky. “Estou empolgada para compartilhar com o público do Qlik Connect a minha jornada e as lições que aprendi, e como elas podem contribuir para o sucesso em qualquer área.”

    Junto com a Ledecky estarão líderes do setor que exemplificam a inovação por meio de dados:

    – Harveer Singh, Diretor de Dados (Chief Data Officer) do Truist Bank: Harveer compartilhará como o Truist utiliza soluções da Qlik para impulsionar sua jornada de transformação digital, desde aprimorar a integração de dados até criar bases de dados confiáveis e prontas para IA, essenciais para eficiência operacional e adoção futura da tecnologia.

    – Heidi Cockram, Diretora de TI e Logística da Medair: Heidi mostrará como analytics com o Qlik Sense SaaS e a futura integração com Talend ajudam a Medair a tomar decisões orientadas por dados que têm um impacto que salva a vida das pessoas que mais sofrem com as crises ao redor do mundo.

    Com base nos grandes anúncios do ano passado — como a introdução do Qlik Talend Cloud® e do Qlik Answers™ — a programação deste ano incluirá novos desenvolvimentos significativos em IA, incluindo os últimos avanços em IA agêntica. Os participantes terão acesso a insights exclusivos sobre como a Qlik continua a impulsionar a inovação, equipando organizações para liderar no mundo em evolução dos dados e da Inteligência Artificial.

    Os participantes que se inscreverem até 31 de dezembro de 2024 receberão um desconto de US$ 500. Para mais informações e para garantir seu lugar, visite QlikConnect.com.

    Como seria a internet sem anúncios? Pesquisa do IAB Brasil revela que uso da rede seria menor e classes mais baixas teriam acesso limitado

    O IAB Brasil, em parceria com o instituto de pesquisa Offerwise, lançou a terceira edição da pesquisa intitulada “Como Seria a Internet sem Anúncios?”. O estudo busca entender as tendências de comportamento dos usuários em um cenário hipotético sem publicidade on-line. Uma das conclusões é que a frequência de uso de aplicativos e sites seria menor e as classes mais baixas teriam acesso limitado.

    Os anúncios contribuem para garantir a gratuidade dos serviços e conteúdos disponíveis e a maioria dos brasileiros apoia a forma como a publicidade se consolidou na internet. Segundo a pesquisa, 63% dos usuários concordam em consumir conteúdos gratuitos com anúncios direcionados e alinhados aos seus interesses. Para os entrevistados, a personalização de anúncios é uma estratégia relevante para atrair e manter consumidores em um ambiente digital cada vez mais exigente.

    Já quando plataformas e sites oferecem um plano de assinatura, 6 em 10 usuários consideram importante ter o poder de escolha sobre quais serviços pagar, reforçando a necessidade de flexibilidade. Os jovens e os consumidores das classes mais altas são os mais inclinados a adquirir planos de assinatura. Ainda assim, há um consenso de que os valores devem ser acessíveis e acompanhados de melhor custo-benefício.

    Outra preocupação dos usuários é com a privacidade e o uso de dados pessoais. A pesquisa aponta que transparência e segurança digital são pontos cada vez mais fundamentais para conquistar a confiança do público. Para cada um dos aspectos estudados, a pesquisa traz um comparativo inédito que mostra como a avaliação dos brasileiros mudou nos últimos três anos.

    A pesquisa ouviu 1.500 usuários de internet de todo o país entre 21 e 27 de outubro. O objetivo do levantamento foi mapear padrões de comportamento do brasileiro e traçar caminhos de como as marcas devem interagir com o usuário final. “A importância dos anúncios se estende para além da jornada de compra dentro do ambiente digital: eles contribuem para manter a democratização do uso da internet e para o letramento da sociedade”, diz Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil. Para acessar o guia na íntegra, clique aqui.

    Com apenas 6 meses de Brasil, Temu se torna o 5º maior e-commerce do Brasil

    Dentre os 18 setores do varejo eletrônico analisados no Relatório Setores do E-commerce no Brasil, cerca de 16 segmentos do e-commerce no país cresceram em novembro — alta puxada pela Black Friday. Conforme os números mais recentes, a evolução do tráfego online nas plataformas foi de 10% em comparação com outubro, contabilizando 3 bilhões de visitas únicas  o maior número de 2024.

    Para além da data de ofertas comerciais, novembro foi um mês marcado pela consolidação de um player que até então era relativamente desconhecido no Brasil. Se quando falávamos sobre e-commerces asiáticos, os principais nomes que vinham à mente eram Shoppe, Shein e Aliexpress, agora o nome da Temu está na lista. 

    Com o crescimento surpreendente da Temu, hoje, 5 dos 10 maiores e-commerces brasileiros são asiáticos. A empresa chinesa, com sede em Boston, nos EUA, chegou ao Brasil em maio deste ano. Apesar do pouco tempo de casa, já ultrapassou concorrentes de peso como Olx, Shein, Aliexpress e Magazine Luiza para alcançar o 5º lugar no ranking dos maiores e-commerces do Brasil

    A líder no ranking de importados desde agosto partiu de 1 milhão de acessos em maio deste ano para mais de 107 milhões de visitas em novembro de 2024.

    Os setores que mais cresceram na Black Friday 

    Na comparação com outubro, o setor de Joias e Relógios  foi o segmento que mais cresceu em novembro, com 39% de alta — aproveitando a Black Friday e a proximidade com o Natal. De acordo com o Estudo Black Friday 2024, realizado pela Conversion, aliás, 83,6% dos consumidores afirmaram que pretendiam utilizar a temporada de promoções para comprar seus presentes de Natal. 

    O crescimento do setor foi puxado pela Vivara, que registrou um aumento de mais de 3,4 milhões de acessos e foi responsável por cerca de 73% do crescimento de visitas ao setor. As outras duas categorias que mais apresentaram alta no mês foram a de  Esportes, com 29,4%, e Cosméticos, com 28,4%

    O setor de importados também teve o seu melhor desempenho no ano, chegando a mais de 316 milhões de acessos mensais — alta de 6,3%. O ponto forte do mês para a categoria foi a ampliação de visitantes da Aliexpress, em 22%,  com cerca de 91 milhões.

    Já no setor de Marketplace, a Amazon Brasil foi quem mais se destacou, superando os números de julho, mês em que ocorreu o Prime Day e quando a empresa havia apresentado seus melhores resultados do ano até então. No entanto, o site que mais expandiu seu tráfego na comparação mensal foi a plataforma da Casas Bahia, com 36,9% de acessos MoM, obtendo o seu melhor resultado no ano. 

    Por sua vez, dentro do segmento de Eletrônicos e Eletrodomésticos, a brasileira Kabum avançou 61% e ultrapassou a Apple para alcançar a segunda posição do setor — que alcançou 16,5%, com 234 milhões de acessos. A líder da categoria permanece sendo a Samsung, com 44,8% do share of traffic no nicho.

    Apurando o olhar: como antecipar tendências se tornou a chave para impulsionar os negócios

    Segundo informações divulgadas pela consultoria McKinsey, o ganho financeiro das empresas preparadas para o futuro é de 33% a mais do que as que deixam de implementar práticas de mapeamento de tendências, o que representa um crescimento 200% maior do que as marcas que não apostam nessa estratégia. Para a WGSN, referência em antecipação do comportamento do consumidor, a tendência é uma habilidade de prever de forma ativa o que está por vir no amanhã. Trata-se de um conceito que nasce de elementos diferentes, mas que se convergem no final. 

    Já do ponto de vista da Tatiana Mizutani, coordenadora de Produtos da Sestini, rede que atua há 30 anos no segmento de malas, bolsas, mochilas e acessórios, a antecipação do consumo surge a partir de mudanças de hábitos sociais, e consequentemente, das novas demandas que despontam no mercado. “Nosso papel enquanto marca é o de se manter atentos ao movimento e criar soluções inovadoras para essas transformações, sempre mantendo o consumidor no centro das ações”, afirma.

    A partir dessa mentalidade, a especialista comenta sobre o caráter multifacetário de uma tendência. “Na prática, essa antecipação pode ser traduzida na influência sobre comportamentos, estilos e preferências. Como uma forma de incentivar grupos sociais a adotarem certas ideias. Ou seja, remete ao pioneirismo, a uma liderança de uma marca sobre determinado setor. Por outro lado, pode ser um tiro no pé se não estiver alinhada com a essência do negócio e público-alvo. As tendências são atemporais. Elas podem ser revisitadas a qualquer momento ou simplesmente serem adaptadas e então criarem uma outra inovação. É fundamental não somente saber identificá-las, mas como e quando aplicá-las”, aponta. 

    Dentro da Sestini, a primeira estratégia utilizada para identificar uma tendência é se nutrir de boas fontes. “Mantemos uma rotina de acompanhar os conteúdos de consultorias especializadas em tendências. Portais de Tendências como Fashion Snoops são ótimas bases”, revela. Outro elemento destacado por Tatiana são as redes sociais e os influenciadores. “Esses espaços digitais são excelentes termômetros para ficar por dentro das novidades, além de ajudarem a captar sinais de preferências de consumo. Aqui, uma dica é monitorar as preferências e comportamentos das discussões e trends”, pontua. 

    A coordenadora ainda destaca a importância de feiras e exposições. “Nesses momentos é possível conhecer soluções antes que elas cheguem às massas. Então, além do networking, estar presente em iniciativas offline proporciona acesso às novidades em primeira mão, abrindo caminho para que novas ideias surjam e fortalecendo a visão inovadora do negócio”, explica. A análise das vendas também é um ponto levantado pela executiva. “As curvas de vendas são fortes indicativos da aceitação dos produtos ou serviços. Portanto, acompanhar as transações de perto é essencial para identificar o que está ganhando espaço entre os consumidores, permitindo ajustes estratégicos”, esclarece a especialista. 

    O feedback também faz parte da lista de estratégias de Tatiana para a antecipação de uma tendência. “As avaliações da equipe comercial e dos próprios consumidores são valiosas para entender as melhores decisões, acertos e erros do empreendimento. Essa troca é capaz de gerar insights práticos sobre as preferências e necessidades dos clientes, permitindo ajustes no que já está em andamento e a priorização do que está por vir”. 

    Por fim, a coordenadora ressalta a importância da agilidade. “Algumas inovações são mais previsíveis e podem ser identificadas com maior antecedência. Já outras, por conta da rapidez do mundo digital onde muitos fenômenos acabam viralizando de forma inesperada, é preciso uma adaptação ágil”, finaliza Mizutani.

    Com mais de 23 anos de experiência global, Vinicius Picollo é o novo CSO da US Media

    US Media, hub de soluções de mídia, acaba de anunciar a contratação de Vinicius Picollo para a posição de Chief Strategy Officer (CSO). Com 23 anos de experiência internacional, o reforço chega não só para alavancar a presença da empresa no território latino-americano, mas também liderar a sua expansão para o mercado global.

    O executivo já ocupou diversos cargos de liderança tanto no B2C quanto no B2B,  passando por empresas globais como Signify (antiga Philips Lighting) e Superside, diversas agências como iProspect, BETC/Havas, Fbiz, Dentsu, ID/TBWA, assim como consultoria para grandes marcas e startups. Vinicius possui extensa bagagem em estratégia criativa, marketing digital (incluindo mídia offline e de performance), transformação digital, construção e refinamento de departamentos, geração de receita com resultados mensuráveis, dentre outras áreas.

    Picollo também morou em diferentes países ao longo da sua trajetória, o que fez com que se apaixonasse pela interculturalidade e as possibilidades de uma visão global. Para ele, essa experiência será extremamente útil para ajudar a empresa a estabelecer parcerias na América Latina e prospectar clientes em diversos países.

    “Uma empresa  com o potencial da US Media tem a chance de fazer negócios não apenas na América Latina, mas em todo o mundo”, afirma o novo CSO. “Acredito que grande parte dos países ainda não enxerga as oportunidades de mídia que existem na região , além das  similaridades que temos com outros paises “ao sul” do globo em seus hábitos de consumo digital, potencializado pela rápida adoção  da mídia  mobile. É esta conexão promissora entre mercados e culturas que vamos trabalhar para construirmos juntos daqui para frente”, completa.

    Mídia Out of Home: vale a pena investir no marketing?

    Em um mercado altamente digitalizado, pode soar estranho uma empresa investir em estratégias de marketing fora deste contexto. Mas, apesar de estarmos constantemente conectados, estas ações offline, conhecidas como Mídia OOH (Out of Home), podem trazer inúmeros benefícios às marcas em termos de custo-benefício e alcance. Isso, desde que sejam devidamente planejadas, a fim de que atinjam o público esperado com êxito.

    Um dos pontos mais favoráveis do marketing digital defendido pelos profissionais do ramo é a possibilidade de segmentar as ações estabelecidas, visando uma maior assertividade em atingir o público desejado. Isso, junto a outros benefícios em termos de agilidade, alcance e praticidade, contribuem para que, segundo dados da plataforma Statista, estes investimentos devam chegar ao valor de US$ 910 bilhões até 2027, globalmente.

    As mídias offline, contudo, também podem oferecer a mesma assertividade em termos de alcance. Estas estratégias são capazes de delimitar o público a ser atingido, uma vez que cada tipo de mídia irá conversar com pessoas específicas e que possuem um comportamento similar devido à sua localização e hábitos regionais. Isso faz com que, através do meio escolhido e seu local de disposição, seja possível delimitar um grupo a ser conversado, mesmo que esse “filtro” seja menos eficaz que o digital.

    Na prática, alguns dos aparatos que podem ser utilizados dentro desta Mídia OOH estão os outdoors, painéis LED, adesivos, telas interativas, panfletos, cartazes, projeções, publicidade alternativa (street art), totens etc. A partir de um único meio, é viável e possível aplicá-lo em diferentes tipos de locais, sendo bem prático e eficaz na mensagem a ser passada. Caso o objetivo seja impactar indivíduos sobre um evento que ocorrerá em um shopping, como exemplo, trabalhar com adesivos, intervenções e painéis de LED no espaço físico interno, externo e nas proximidades, pode trazer resultados excelentes à marca.

    Deve ser lembrado, também, que a Mídia OOH participa do processo de compra, sendo mais uma das etapas com as quais as pessoas podem ter contato e serem impactadas em sua jornada até a conversão. Até mesmo, para pessoas mais idosas que, ao contrário do que muitos imaginam, não estão mais completamente desconectadas. Afinal, segundo dados do IBGE, como prova disso, em 2024, 86,5% dessas pessoas informaram usar a internet todos os dias.

    Ao estabelecer estratégias voltadas a esse público, contudo, é importante ressaltar a necessidade de planejamento de ações a serem tomadas conforme suas demandas e histórico. É dever das empresas analisarem o comportamento destas pessoas no ambiente virtual, quais plataformas costumam utilizar, e se faz sentido atingi-los nestes meios. Afinal, muitos ainda podem preferir mídias offline, os quais precisam ser levados em consideração nesta escolha.

    Não há dúvidas acerca dos benefícios que o marketing digital pode trazer para as marcas. Porém, até hoje, a Mídia OOH também se mostra altamente vantajosa para atingir, impactar e converter uma série de públicos-alvo, devendo, da mesma forma, ser considerada no planejamento estratégico deste setor a favor de uma comunicação mais integrada para seus clientes. Quando unidas, essas ações terão maior chance de elevar a retenção de compradores e expandir, cada vez mais, o alcance da empresa em canais diversos e complementares.

    Pesquisa revela que turismo é o setor que mais cresce no ramo de vendas online e impulsiona o empreendedorismo

    As vendas online no  turismo têm sido destaque, segundo o Relatório Setores do E-commerce do Brasil. Viagens e Hospedagem foi o ramo que mais cresceu entre os 18 segmentos avaliados, com um aumento de 6,4%. O crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento da demanda por serviços de hospedagem e transporte aéreo. O setor de turismo como um todo tem registrado crescimento, segundo o IBGE. Em outubro de 2024, o índice de atividades turísticas cresceu 4,7% frente a setembro, segundo resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 5,2%. Com isso, o segmento de turismo se encontra 12,9% acima do patamar de fevereiro de 2020 e renova o ponto mais alto da série, superando em 4,4% o mês de junho de 2024, antigo ápice.

    Os números positivos refletem também em aberturas de novos negócios nesse segmento, como é o caso da 3, 2, 1 GO!, que é uma rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagem completas para a Disney e outros destinos nacionais e internacionais. 

    A marca foi criada em 2019 e de lá para cada já soma 50 operações  no Brasil e no mundo, sendo 20 delas inauguradas em 2024. “Criamos um  modelo de negócio home office porque entendemos que o nosso público busca mais praticidade. Por isso que além de hospedagens e passagens aéreas, nós oferecemos uma experiência completa, que vai desde a emissão de visto, a transfer do aeroporto até o hotel, passeios, e roteiros exclusivos conforme a necessidade de cada perfil, seja para uma família grande ou pequena, grupo de idosos, crianças com autismo ou pessoas com problemas de mobilidade. 

    “Grande parte do aquecimento do ramo do turismo é pós pandêmico. As pessoas descobriram que realmente ter carro novo, casa nova, mansões é bom, mas isso fica. Então agora elas estão investindo muito em experiências e viagens. Houve um crescimento muito grande na nossa rede no pós pandemia porque as pessoas querem criar suas próprias histórias e realizar seus sonhos. O mercado do turismo está em uma crescente constante e do ano passado para cá houve um aumento de 6% com relação às vendas e quase 50% do crescimento da rede. Mundialmente falando, esse é um dos mercados que mais cresce e a tendência é ser cada vez maior, com todos os eventos esportivos e shows”, disse Marco Lisboa, CEO e fundador da 3, 2, 1 GO!.

    O levantamento mostra que foram mais de 68,7 milhões de passageiros até setembro de 2024, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em 2024, a 3, 2, 1 GO! vai faturar R$ 4 milhões e segundo o CEO da rede, o grande diferencial deles é o atendimento ao cliente: “A poltrona do avião é igual para todo mundo, no entanto,  o sucesso da rede é porque aqui nós sabemos servir, diferente de tantas outras empresas. Somos consultores de sonhos e a palavra de incentivo que eu sempre levo é de fazer um atendimento aos nossos clientes, entendendo o problema dele e levando as soluções. O negócio flui muito mais”, diz Marco Lisboa.

    Em um relatório recente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o faturamento do turismo tem apresentado números positivos. Até julho, o setor já tinha atingido R$ 17,5 bilhões. Entre as áreas avaliadas, o transporte aéreo de passageiros alcançou uma receita de R$ 4,62 bilhões, representando um crescimento de 6,4% na comparação com o mesmo período de 2023.

    Já uma pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelou que entre os segmentos que registraram faturamento igual ou maior que 12,1% (desempenho do mercado total de franquias no período pesquisado), o de Entretenimento e Lazer se destacou em primeiro lugar, com receita 15,3% maior. O setor foi beneficiado justamente pela melhora da conjuntura econômica, da demanda reprimida pela pandemia, estimulando a busca dos consumidores por lazer e turismo. 

    CEO da Loja Integrada apresenta 4 estratégias para manter as vendas aquecidas em 2025

    Além de alavancar vendas com ofertas atrativas, a Black Friday e a Cyber Monday representaram uma oportunidade estratégica para lojistas reavaliarem suas operações, analisarem os resultados das campanhas e planejarem as vendas de fim de ano e as ofertas do próximo ano. Para a Loja Integrada, referência em automação e inteligência de dados para o e-commerce, o dinamismo do e-commerce exige um investimento contínuo em soluções inteligentes para a eficiência da operação.

    “O fim de ano é o momento ideal para reavaliar fornecedores, ajustar condições comerciais e implementar estratégias que garantam margens maiores e maior competitividade no mercado”, afirma Victor Popper, CEO da Loja Integrada.

    Em 2024, a Black Friday movimentou R$ 4,27 bilhões em vendas online somente na sexta-feira, um crescimento de 8,4% em relação ao ano anterior, conforme dados da  Neotrust Confi. Com a alta do consumo digital, os lojistas têm à disposição dados valiosos sobre os perfis de seus consumidores, que podem ser utilizados para criar ações personalizadas e duradouras. “Estratégias como descontos progressivos, mensagens personalizadas, recuperação de carrinhos abandonados e condições especiais ajudam a fortalecer a base de clientes e manter o fluxo constante de vendas no e-commerce”, destaca Victor.

    Seguem as quatro estratégias que podem ajudar a manter as vendas aquecidas no próximo ano, de acordo com a Loja Integrada:

    1. Adoção de descontos progressivos

    Os descontos progressivos se destacam como uma poderosa ferramenta para aumentar o ticket médio e engajar os clientes. Essa estratégia incentiva o consumidor a comprar mais para obter benefícios proporcionais, como descontos maiores ou condições especiais.

    Exemplo: 5% para compras acima de R$ 100, 10% acima de R$ 200 e 15% acima de R$ 300. Segundo estudo da ActiveCampaign, o desconto progressivo pode aumentar o valor médio por pedido (AOV) em até 50% quando comparado a pedidos sem incentivos. Além de impulsionar o faturamento, essa abordagem é ideal para movimentar estoques remanescentes do ano e oferecer uma experiência de compra recompensadora. 

    2. Mensagens personalizadas com comportamento de consumo

    Ferramentas de mensagens personalizadas permitem enviar e-mails ou mensagens via WhatsApp baseadas no comportamento de compra e navegação, aumentando o potencial de conversão pelo vínculo estabelecido. Ofertas exclusivas, como frete grátis ou descontos especiais para quem comprou durante a Black Friday, são formas de convidar o consumidor a voltar e explorar novos produtos. 

    3. Recuperação de carrinhos abandonados

    A Black Friday evidenciou um dos principais desafios do e-commerce: os carrinhos abandonados. Em 2024, um levantamento do Baymard Institute apontou que a taxa média global de abandono de carrinhos chega a 70%. Para enfrentar esse problema, a Loja Integrada oferece uma funcionalidade de recuperação que vai além dos lembretes automáticos para finalizar compras não concluídas, alcançando também clientes que demonstraram interesse em produtos, mesmo sem adicioná-los ao carrinho. Em 2024, essa ferramenta ajudou lojistas a recuperar mais de R$ 30 milhões em vendas.

    4. Condições especiais para clientes fidelizados

    As promoções exclusivas não precisam se limitar às sazonalidades. Para manter o engajamento, os lojistas podem oferecer vantagens para compras recorrentes ou programas de fidelidade, como a automação de pontos por compra para a troca por recompensas. A comunicação também pode ser personalizada para esse segmento de clientes para manter um contato recorrente, presenteando com benefícios de feliz aniversário, avaliação da loja, indicação de amigos e entre outras ocasiões.

    “Com a automação, os lojistas otimizam tarefas operacionais e focam em estratégias que aumentam o engajamento. Já os dados permitem decisões mais assertivas, desde a escolha de promoções até a segmentação de campanhas. Essa combinação é o diferencial para impulsionar vendas e fidelizar clientes de forma sustentável”, conclui Victor Popper.

    Quais são as tendências do marketing B2B para 2025?

    À medida que o mercado evolui, o marketing B2B também precisa se adaptar às novas demandas e tecnologias emergentes. Em 2025, as empresas estarão mais focadas em estratégias que ofereçam personalização, eficiência e engajamento contínuo. O avanço da inteligência artificial, a automação de processos e a crescente importância da experiência do cliente moldarão as tendências do setor. 

    O Sales Clube, maior ecossistema especializado em soluções de vendas para empresas, destaca que em 2025, as abordagens para o uso de dados e análise preditiva no marketing B2B estarão cada vez mais avançadas, permitindo que as empresas tomem decisões mais rápidas e precisas, otimizem suas estratégias de vendas e melhorem a geração de leads. “As estratégias de vendas se tornarão mais ágeis e orientadas por dados, com previsões de comportamentos e tendências de compra mais assertivas, criando oportunidades mais qualificadas e acelerando o ciclo de vendas”, afirma Thiago Concer, cofundador da empresa.

    Já Lucas Lanzoni, Head de Marketing na Meetz, startup especializada em soluções de prospecção e sales engagement para negócios B2B, reforça que a evolução tecnológica está redefinindo como as empresas estruturam suas campanhas. “A personalização não é mais um diferencial, mas uma exigência do mercado. Hoje, integrar inteligência artificial às estratégias de marketing é essencial para mapear dores específicas e entregar soluções adaptadas. Essa abordagem não apenas fortalece o engajamento, mas também reduz ciclos de vendas, ampliando a competitividade das empresas em um mercado cada vez mais dinâmico e orientado por dados.”

    As tendências também apontam para uma integração ainda mais forte entre tecnologia, personalização e experiência do cliente. Gustavo Costa, CEO da LGL Case, agência 360º especialista em brand experience, destaca que o uso de inteligência artificial (IA) será essencial para criar ações de live marketing mais impactantes, permitindo análises preditivas e personalização em tempo real. Além disso, a multicanalidade (omnichannel) continuará ganhando espaço, garantindo que marcas possam interagir com seus públicos em diversos pontos de contato, de maneira fluida e integrada. “A aplicação de tecnologias avançadas no marketing B2B vai muito além da eficiência operacional; ela é a chave para engajar, impressionar e construir conexões duradouras em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma Gustavo.

    Para Simone Gasperin, Sócia e Head of Marketing & Growth na BPool – plataforma EGM (Enterprise Gateway Marketplace) que conecta grandes corporações ao novo ecossistema de comunicação -, além das questões de personalização, é preciso estar atento ao novo mix de marketing proposto pela WGSN (empresa de previsão de tendências). “No lugar dos tradicionais 4Ps, entram os 4Cs: conteúdo, cultura, comércio e comunidade. A criação de conteúdo relevante potencializada pelas ferramentas de IA, bem como a construção e o engajamento de comunidades, serão estratégias cada vez mais potentes no B2B, ambiente onde decisões de compra são complexas e orientadas por credibilidade e resultados”, conclui.

    Segundo Paul Lima, fundador e Managing Partner na Lima Consulting Group – consultoria premiada em transformação de experiência do cliente com presença multinacional nas Américas -, um dos principais desafios das empresas B2B é quebrar a inércia interna e convencer as lideranças sobre a importância de controlar e possuir seus próprios dados. “Os dados se tornaram um diferencial competitivo e um dos ativos mais valiosos de uma empresa. Muitos executivos ainda acreditam que adquirir dados de fornecedores terceirizados é suficiente, mas essa abordagem oferece apenas ganhos superficiais e de curto prazo. Para obter resultados significativos, como maior retorno financeiro e fidelização de clientes, é essencial conhecer profundamente os profissionais das empresas clientes, incluindo nomes, informações de contato e canais preferidos de comunicação”. 

    “Para isso, é necessário que o marketing B2B integre registros de contatos e dados corporativos de forma estruturada. Ferramentas como Customer Data Platforms (CDPs) e plataformas de comunicação permitem ativar mensagens personalizadas em tempo real, facilitando a personalização em larga escala. A adoção de tecnologias de marketing (Martech) para escalar a personalização é uma tendência consolidada no mercado B2C, e agora é a vez do mercado B2B seguir esse caminho. A personalização ágil e precisa é fundamental para se destacar e prosperar em um cenário cada vez mais competitivo”, afirma Paul.  

    O marketing B2B em 2025 será cada vez mais orientado por dados e tecnologia, focando na personalização e na experiência do cliente. As empresas que conseguirem integrar inovação, autenticidade e uma abordagem centrada no cliente terão uma vantagem competitiva significativa no cenário global em constante mudança.