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    Live Commerce em alta no Brasil: veja dicas para aproveitar a estratégia e vender mais

    Assistir a uma transmissão ao vivo em que o apresentador demonstra produtos, responde às suas dúvidas em tempo real e, com um simples clique, você pode adquirir o produto sem sair de casa. Essa experiência, conhecida como live commerce, está revolucionando o comércio eletrônico ao combinar interação com conveniência.

    Um estudo realizado pela agência MARCO em 14 países revela que os brasileiros estão entre os mais impactados pela publicidade digital no mundo. Aqui, 73% dos consumidores já compraram algo influenciadas por personalidades digitais

    Mas, como isso funciona? Durante as lives, marcas e influenciadores criam uma conexão direta com o público, apresentando produtos, esclarecendo dúvidas em tempo real e oferecendo promoções exclusivas, tudo enquanto o consumidor tem a oportunidade de comprar instantaneamente.

    Para o Victor Okuma, Country Manager da Indigitall, empresa especializada em comunicação omnichannel, o live commerce não facilita apenas a conversão de vendas. “As lives criam experiências personalizadas, promovem transparência e fortalecem a conexão emocional entre marcas e consumidores. Esse engajamento não apenas humaniza as empresas, mas também contribui para a construção de relacionamentos sólidos e duradouros, algo essencial em um mercado cada vez mais competitivo”.

    Okuma destaca, ainda, que a interação em tempo real durante as lives permite às marcas compreender melhor as necessidades dos clientes e adaptar suas estratégias com rapidez. “Essa dinâmica é uma oportunidade para empresas se diferenciarem, oferecendo mais do que um produto: uma experiência que agrega valor, fideliza o público e potencializa a percepção de confiança e credibilidade no mercado.”

    Com o faturamento das lojas virtuais no Brasil projetado alcançar R$ 205 bilhões em 2024, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) e um número estimado de 90 milhões de compradores virtuais, as estratégias omnichannel ganham ainda mais relevância. O modelo, que integra lojas físicas, virtuais e canais de comunicação, é fundamental para atrair o público e impulsionar vendas, inclusive durante lives de e-commerce.

    Você se interessou em entrar no universo das lives commerce e impulsionar ainda mais seus resultados, mas agora se pergunta: por onde começar? 

    A Indigitall compartilha dicas valiosas para transformar suas lives em oportunidades de engajamento e conversão:

    Ouça seu público: Descubra o que sua audiência quer ver na live. Produtos desejados? Promoções imperdíveis? Quando o público se sente parte da construção, o engajamento dispara. Interagir com seu público, seja por enquetes, comentários ou feedbacks, pode orientar suas decisões e criar uma experiência mais personalizada e envolvente.

    Aposte no rosto certo: O sucesso da live começa com quem está na tela. Escolha influenciadores que dominem a arte de interagir e vender ao vivo. Eles precisam não apenas ter carisma, mas também entender os produtos e conectar-se com o público de forma autêntica. Essa proximidade é essencial para criar confiança e estimular as vendas.

    Seja estratégico com o horário: Não concorra diretamente com lives de marcas semelhantes. Evitar sobreposições pode ser a chave para maximizar resultados. Conheça o comportamento da sua audiência e escolha horários em que ela esteja mais propensa a participar. Além disso, esteja atento aos períodos de pico de visualização, como finais de semana ou feriados.

    Crie expectativa: Use todos os seus canais para aquecer o público antes da live. Divulgue horários, promoções e quem estará apresentando. Isso mantém a audiência interessada e pronta para comprar. A antecipação pode ser um poderoso aliado, gerando curiosidade e aumentando a taxa de participação.

    Garanta uma experiência impecável: Do suporte técnico à logística, cada detalhe conta. Certifique-se de que o estoque está alinhado e que o pós-venda ofereça agilidade e transparência. A experiência do cliente não termina com a compra, e garantir um processo de entrega ágil e eficiente é essencial para fidelizar os consumidores.

    Aposte em tecnologia: Hoje, existem plataformas e aplicativos intuitivos que permitem criar suas próprias lives commerce, em domínios personalizados. Essas ferramentas facilitam a integração de recursos como chat ao vivo, pagamentos instantâneos e acompanhamento em tempo real, tornando a experiência mais fluida para o consumidor e para o vendedor.

    Omnicanalidade: O grande segredo para o sucesso de uma live commerce vai além do ao vivo. Está desde atrair os participantes até integrar todos os aspectos da jornada de compra, incluindo a retenção e efetivação das compras. Ela envolve conectar os canais físicos e digitais de maneira integrada, oferecendo uma experiência de compra contínua e sem interrupções, tornando o processo mais conveniente e personalizado para o cliente.

    “Você está na live, se interessa por um produto, clica na plataforma e recebe o pedido no WhatsApp, tudo de forma automática e instantânea. Por lá, também pode realizar seu pagamento e acompanhar a entrega. Essa é a conveniência do atendimento do futuro”, completa Victor Okuma.

    A pesquisa “Omnicanalidade e Unified Commerce”, da Wake e Opinion Box, confirma essa tendência: 78,9% dos consumidores transitam entre canais físicos e digitais em suas jornadas de compra, com 56,6% finalizando no digital. 

    “Isso demonstra que é essencial criar uma jornada de compra fluida e integrada, que permita ao consumidor escolher o canal que mais lhe convém, sem perder a consistência e a qualidade da experiência de marca. Oferecer essa flexibilidade ao cliente não só melhora a experiência, como também aumenta a probabilidade de conversões, fidelizando os consumidores ao longo do tempo”, conclui o Country Manager da Indigitall.

    3 tendências para o mercado de tecnologia para 2025

    A SUSE, empresa global de soluções empresariais open source inovadoras, confiáveis e seguras, analisou os movimentos do setor e identificou três tendências que devem transformar o mercado de tecnologia em 2025. Com foco em inovação através de soluções de código aberto, resiliência digital e sustentabilidade, essas previsões refletem as necessidades crescentes das organizações em um cenário de transformação digital acelerada e altas demandas operacionais.

    OpenTelemetry ganhará mais espaço

    O OpenTelemetry se consolidará como o padrão para a coleta de dados de telemetria, sendo adotado não apenas por colaboradores de projetos de código aberto, mas também por grandes players comerciais. “O código aberto proporciona uma abordagem unificada e padronizada para coletar e exportar dados de telemetria, eliminando a dependência de ferramentas proprietárias”, explica Marcos Lacerda, Latin America General Manager da SUSE.

    O OpenTelemetry é um dos projetos mais ativos da Cloud Native Computing Foundation (CNCF), a mesma organização responsável por Kubernetes (tecnologia para containers que otimiza a gestão de espaço de dados) e Prometheus (aplicação de software livre utilizada para monitoramento de eventos e envio de alertas).

    Fortalecimento da Resiliência Digital

    Em 2024, testemunhamos grandes interrupções tecnológicas no mundo, como a paralisação global de serviços no mês de julho ocasionada por uma empresa de segurança. Esse padrão de interrupções deve continuar, levando as empresas a implementarem estratégias de TI para resistir, se adaptar e se recuperar de tais eventos. “Eventos como as grandes interrupções que vimos em 2024 ressaltam a importância de estratégias robustas de TI. As empresas precisam investir em resiliência digital para garantir a continuidade dos negócios, mesmo diante de incidentes inesperados. Reduzir a dependência de uma única solução, implementar stacks alternativos, adotar práticas de monitoramento, além de utilizar uma abordagem multivendor para oferecer opções em software crítico, como sistemas operacionais e Kubernetes são passos essenciais para minimizar riscos e proteger operações críticas”, reforça Lacerda.

    Ambiente operacional para a Inteligência Artificial

    Hoje, existem várias opções para executar GenAI e outros tipos de cargas de trabalho de IA. Com o tempo, espera-se que a maioria das empresas adote um ambiente operacional padrão para casos de uso de IA. Esse ambiente incluirá uma plataforma comum de IA, altamente escalável, que fornece módulos e serviços necessários.

    Um ambiente operacional padrão garante governança consistente, fluxos de trabalho simplificados e uso otimizado de recursos, contribuindo também para a redução das emissões de CO2. “Ele também ajuda a enfrentar desafios como a falta de infraestrutura uniforme entre países, criando condições para uma implementação consistente e escalável de IA em toda a região da América Latina. Essa abordagem não apenas acelera o desenvolvimento de soluções locais, mas também fortalece a competitividade global das empresas locais”, conclui Lacerda.

    Bemobi e Mastercard anunciam parceria para levar Click to Pay ao setor de serviços essenciais recorrentes

    A Bemobi, líder em soluções de pagamentos para serviços essenciais recorrentes, anuncia o lançamento da funcionalidade Click to Pay em suas soluções de pagamento digital. A novidade chega ao mercado em parceria com a Mastercard, empresa de tecnologia líder em meios de pagamento no Brasil, proporcionando uma experiência de pagamento mais ágil, segura e conveniente, e permitindo que os usuários realizem transações com poucos cliques e sem fricção. A funcionalidade inicialmente terá aceitação de cartões de crédito e, em uma segunda fase, incluirá o cartão de débito.

    O Click to Pay é uma solução desenvolvida para simplificar o processo de checkout, eliminando a necessidade de inserir manualmente a cada compra informações do cartão de crédito, débito ou pré-pago, e de processos repetitivos para validação do usuário. A solução proporciona maior segurança por meio da tecnologia de tokenização, que substitui os 16 dígitos de um cartão por um número alternativo exclusivo, conhecido como “token”. Cada token é único para cada dispositivo, site ou aplicativo de compras, criando camadas adicionais de proteção. Dessa forma, a adoção do Click to Pay contribui para o aumento das taxas de aprovação dos bancos e para a redução significativa de fraudes.

    Com a nova parceria, a Bemobi integrou essa tecnologia ao seu Checkout Inteligente, que, atualmente, já é usado em diversas empresas de serviços essenciais recorrentes, inclusive todas as principais operadoras de telecom do Brasil, como Vivo, TIM e Claro, algumas das maiores empresas do setor de utilities, como Energisa e Equatorial, empresas do setor de educação, como o Grupo Salta, além de diversos provedores de internet. 

    “A missão da Bemobi é tornar os pagamentos mais simples e acessíveis, e o Click to Pay representa um grande avanço nesse objetivo. Com essa funcionalidade, os usuários terão mais uma alternativa segura para a jornada de cadastro de cartão”, diz Felipe Goldin, CTO/CPO da Bemobi. 

    Anualmente, a plataforma de pagamentos da Bemobi já processa um volume de pagamentos (TPV) de mais de 8,0 bilhões de reais. O volume de pagamentos potencial (TPV) dos clientes da Bemobi já supera os 200 bilhões de reais ao ano em setores que movimentam mais de 500 bilhões de reais em serviços recorrentes somente no Brasil.

    “O Click to Pay oferece uma solução simples e conveniente, ao mesmo tempo que proporciona o alto padrão de segurança que os consumidores esperam de uma marca como a Mastercard. Estamos entusiasmados em colaborar com a Bemobi para levar essa tecnologia não apenas para os consumidores brasileiros, mas também por impulsionar e fortalecer a transformação digital dos serviços financeiros, proporcionando uma experiência de pagamento mais ágil e segura em toda a jornada do cliente”, afirma Leonardo Linares, Vice-presidente sênior de Soluções para os Clientes da Mastercard Brasil.

    Até o final da década, a Mastercard tem como objetivo eliminar a necessidade de inserção manual dos dados do cartão e o uso de senhas temporárias ou estáticas no comércio online. O Click to Pay, que tem a tokenização como base, é uma das tecnologias que simplifica a experiência de pagamento dos consumidores e aumenta a segurança nas transações digitais.

    O que não pode passar despercebido sobre o WhatsApp em 2024

    Mantendo a essência de privacidade e a sua natureza intuitiva, o WhatsApp lançou ao longo de 2024 várias novidades para deixar suas conversas mais pessoais e divertidas. Aqui estão alguns recursos úteis que talvez tenham passado despercebidos por você este ano:

    Organize como um mestre! 

    Agora você pode gerenciar contatos pelo WhatsApp Web, Windows ou qualquer dispositivo vinculado. Além disso, a opção de salvar contatos exclusivamente no WhatsApp facilita a troca de dispositivos! As Listas Personalizadas e a opção de Favoritos chegaram também para ajudar a manter as conversas mais importantes ao alcance de um toque. Outras novidades que ajudaram a organização dos usuários foi a possibilidade de pesquisa de mensagens por data e a funcionalidade Rascunhos de Mensagens, que faz com que textos inacabados  fiquem no topo da lista, garantindo que não sejam esquecidos.

    Estar próximo ficou ainda mais fácil (e divertido ) 

    A nova funcionalidade Eventos permite criar eventos, acompanhar confirmações de presença e receber lembretes automáticos. Os detalhes ficam sempre acessíveis na página de informações do grupo, facilitando o acesso. Já as chamadas de vídeo agora suportam até 32 pessoas – e você pode se divertir com Filtros e Fundos que combinam com o seu humor. O WhatsApp também elevou a confiabilidade das chamadas com o codec MLow. Em dispositivos móveis, o cancelamento de ruído e eco foi aprimorado, tornando as conversas mais nítidas mesmo em ambientes barulhentos. Já as chamadas de vídeo ganharam uma resolução superior para quem conta com conexões mais rápidas, proporcionando uma experiência ainda mais fluida e de alta qualidade.

    O ano em que os áudios ganharam legenda

    O Brasil, o rei dos áudios no WhatsApp (enviando 4x mais que qualquer outro país!), agora conta com transcrições automáticas de mensagens de voz. Perfeito para acompanhar conversas em ambientes barulhentos ou evitar ouvir aqueles áudios longos. As transcrições são renderizadas no dispositivo, garantindo que tudo continue criptografado de ponta a ponta. Isso significa que ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp, pode ver, ouvir ou ler as mensagens.

    Siga o que realmente importa para você!

    Ficar por dentro dos seus assuntos favoritos ficou ainda mais fácil: explore Canais navegando por Categorias como Pessoas, Organizações, Estilo de Vida, Esportes, Entretenimento, Negócios e Notícias e Informação. Curtiu o conteúdo? É só encaminhar para uma conversa ou publicá-lo diretamente no seu Status.

    Segurança é prioridade por aqui

    Os cartões de contexto chegaram aos grupos trazendo mais informações, que inclui quem adicionou você, há quanto tempo o grupo foi criado e quem o criou. A partir dessas informações, você pode decidir se deseja permanecer ou sair do grupo e revisar algumas das ferramentas de segurança disponíveis para se manter seguro no WhatsApp. A novidade chegou apoiando recursos existentes, como silenciar chamadas desconhecidasconversas trancadascontrole de privacidade no aplicativo e configurações de quem pode adicionar você a grupos

    Expresse suas emoções de um jeito mais criativo! 

    Transforme suas fotos em figurinhas ou explore a extensa coleção do GIPHY cheia de opções incríveis, tudo no WhatsApp! Se você é Criador de um Canal, agora pode compartilhar Atualizações de Voz com seus seguidores, recurso que tem sido muito popular. E tem mais: agora um Canal pode ter até 16 administradores, tornando a criação e gestão muito mais fácil!

    Seu assistente de IA está pronto para dar aquela ajuda

    Com a Meta AI, você pode fazer qualquer pergunta para explorar novos assuntos ou até resolver aquela discussão no grupo. Para começar, é só abrir uma conversa com o assistente ou marcar @MetaAI em qualquer chat. E não para por aí! A Meta AI também pode gerar imagens incríveis com o comando /imagine direto no chat. 

    Pix integrado ao perfil

    O WhatsApp anunciou recentemente uma funcionalidade desenvolvida especialmente para os usuários brasileiros: a opção de adicionar sua chave Pix diretamente no perfil. O novo botão ficará disponível abaixo da foto de perfil, facilitando a informação para quem precisa fazer uma transferência, sem a necessidade da famosa pergunta: “qual é o seu Pix?”. A novidade é opcional e começará a ser implementada gradualmente no Brasil até o final de janeiro. 

    Novas maneiras de formatar suas mensagens

    Somado a Negrito, Itálico, Tachado e Monoespaçado, o WhatsApp ganhou quatro novas opções de formatação de texto para ajudar o usuário a organizar e criar suas mensagens. Agora, é possível se comunicar de maneira mais eficaz com lista de itens, lista numerada, citação de bloco e código embutido, frequentemente usado por desenvolvedores que precisam compartilhar trechos de códigos ou comandos. 

    O WhatsApp sempre moderno, simples e acessível

    2024 também foi um ano de algumas atualizações de design, como mudança de cores, de ícones e ilustrações, além de uma nova barra de navegação inferior, nativa e moderna, no Android. Todas as alterações foram pensadas em manter o WhatsApp simples, confiável e privado, focando em uma perspectiva de design que cria fluxos intuitivos e claros, que funcionam universalmente, e ajudam as pessoas a se conectarem, enquanto protege a privacidade dos usuários. Idit Yaniv, Head de Design do WhatsApp, contou tudo sobre essas decisões em um post, mostrando como quaisquer atualizações, pequenas ou grandes, podem impactar a forma como 2 bilhões de pessoas se comunicam em todo o mundo. 

    Aperam adere a programa de combustível verde da DHL Express para reduzir em até 80% as emissões de seus transportes aéreos de documentos

    A Aperam South America pretende reduzir em até 80% as emissões relacionadas ao transporte aéreo de documentos a partir da ampliação da parceria com a DHL Express, empresa global de logística e distribuição especializada em soluções GoGreen. Por meio da iniciativa, toda a documentação relativa às exportações da siderúrgica será 100% transportada com SAF, sigla em inglês para Combustível de Aviação Sustentável, também conhecido como o “combustível do futuro”, que emite até 80% menos CO2 que o tradicional querosene aeronáutico (Jet Fuel).

    O SAF é uma alternativa verde ao querosene de aviação, obtido a partir de matérias-primas como óleo de cozinha, resíduos orgânicos, milho, cana-de-açúcar, hidrogênio e síntese de CO2. E por ter estrutura química semelhante aos combustíveis aeronáuticos convencionais de origem fóssil, o SAF pode ser misturado com querosene em aeronaves e gerar uma redução de até 80% das emissões de CO2 – as taxas de mistura atuais são limitadas a 50% devido a obrigações legais.

    Além disso, não há necessidade de adaptação dos motores dos aviões e proporciona a redução ou até mesmo a eliminação de outras emissões nocivas, como as partículas de enxofre.

    Descarbonização do escopo 3

    A parceria vai permitir à Aperam – neutra em carbono nos escopos 1 e 2, que envolvem suas próprias operações e o uso da energia – avançar com a descarbonização no escopo 3, promovendo um impacto ambiental positivo e mensurável. A DHL Express disponibilizará, por exemplo, relatórios detalhados com indicadores de quilometragem percorrida e o volume de emissões de gases de efeito estufa reduzidos. Além disso, emitirá certificado anual que assegurará a transparência e a rastreabilidade dos resultados alcançados.

    Para o diretor Comercial e de Logística da Aperam, Rodrigo Damasceno, este é mais um importante passo da empresa, comprometida com a descarbonização em toda a sua cadeia produtiva. “Após alcançar a neutralidade nos escopos 1 e 2, nosso objetivo agora é avançar com as tecnologias de baixo carbono também no escopo 3, unindo esforços junto aos nossos parceiros e fornecedores, como é o caso da DHL Express”, pontuou.

    “A aplicação de combustíveis de aviação alternativos é uma iniciativa pioneira e nos posicionará como um protagonista global na descarbonização da matriz de transportes, reforçando nosso compromisso com um futuro mais responsável e sustentável”, acrescentou Damasceno.

    Para a gerente de vendas da DHL Express, Claudia Pechnicki, a parceria mostra que a DHL avança em práticas sustentáveis no setor logístico por meio de metas que fazem parte do DHL Group de zero emissão até 2050. “A DHL Express tem um compromisso claro com a redução das emissões de C02. Por meio da solução GoGreen, nossos clientes podem alcançar metas de descarbonização no escopo 3. A utilização do SAF é uma medida concreta e eficaz”, explica.

    Neutralidade nos escopos 1 e 2

    Em 2024, a Aperam obteve, pelo quarto ano consecutivo, o balanço de carbono neutro nos escopos 1 e 2, conforme Declaração de Verificação emitida pela Société Générale de Surveillance (SGS), referência em testagem, inspeção e certificação, após auditorias.

    O documento mostra que as operações integradas da usina siderúrgica de Timóteo, no Vale do Aço (MG), e da unidade BioEnergia, no Vale do Jequitinhonha, emitiram 413,3 ktCO2e em 2023 e removeram 450 ktCO2e no mesmo ano.

    A neutralidade nos escopos 1 e 2 foi atestada pela primeira vez pela Aperam em 2020, nove anos após a empresa eliminar definitivamente a utilização do coque em seus alto-fornos. Derivado do carvão mineral, o coque é um combustível fóssil, sendo responsável pela maior parte das emissões geradas pela siderurgia.

    Amazon e Mercado Livre lideram com 40% das indústrias apostando em publicidade em marketplaces

    Em uma era onde a digitalização do varejo avança a passos largos, a publicidade em marketplaces desponta como uma tendência crucial para as indústrias brasileiras. Este fenômeno é confirmado por uma pesquisa recente realizada pela ENEXT em parceria com a Newtail, que revela um crescimento acelerado do Retail Media no Brasil. Este canal, que permite às marcas promoverem-se dentro de e-commerces, está movimentando bilhões no mercado global e tem projeções de alcançar US$ 110 bilhões em 2026.

    O estudo, que contou com a participação de mais de 60 empresas e mais de 100 entrevistas com líderes de grandes varejistas e indústrias, destaca que 79% das indústrias brasileiras já estão trabalhando com Retail Media. Além disso, 100% dos entrevistados consideram o modelo uma tendência fundamental para o futuro do varejo. No setor de varejo, 73% dos participantes já adotaram essa estratégia.

    Os números são impressionantes: até o final de 2023, a expectativa era que R$ 2,6 bilhões fossem investidos em publicidade nos marketplaces brasileiros, de acordo com o IAB Brasil. Globalmente, o Retail Media deve atingir a marca de US$ 110 bilhões em 2026, superando até mesmo o crescimento dos investimentos em mídias sociais e de busca, conforme dados do eMarketer.

    Para as marcas, o Retail Media oferece a possibilidade de maximizar o retorno sobre investimento (ROI) através de campanhas altamente customizáveis e mensuráveis. Cerca de 40% das indústrias têm como prioridade aumentar a visibilidade em e-commerces e medir com maior precisão o impacto de suas ações de marketing. Este cenário torna o Retail Media especialmente atraente para estratégias que buscam melhorar o desempenho de produtos estratégicos, com destaque para plataformas como Amazon e Mercado Livre.

    Apesar do avanço significativo, o estudo aponta que 31,3% das agências ainda não atuam com Retail Media, o que indica uma grande oportunidade de crescimento e uma necessidade clara de capacitação no mercado. Cerca de 40% das agências afirmam precisar de mais conhecimento para atuar de forma mais efetiva no setor, revelando uma lacuna de especialização que pode ser preenchida com treinamentos e estratégias específicas.

    O estudo não apenas destaca números relevantes, mas também reforça o papel do Retail Media na construção de uma comunicação mais assertiva, segmentada e eficiente para o e-commerce. As agências e marcas que se adaptarem a essa tendência terão uma vantagem competitiva significativa, proporcionando uma experiência de compra mais integrada e personalizada, e maximizando o impacto e a conversão em vendas.

    À medida que o Retail Media continua a evoluir, é essencial que as indústrias e agências invistam em capacitação e estratégias específicas para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas por este canal promissor. Com Amazon e Mercado Livre liderando o caminho, o futuro da publicidade em marketplaces no Brasil parece mais brilhante do que nunca.

    Sendo uma das únicas no mundo com a funcionalidade, API da Poli Digital bate R$ 6 milhões em vendas com pagamento direto via chat

    A startup Poli Digital anuncia que os valores transacionados por meio da funcionalidade Poli Pay bateram R$ 6 milhões. A empresa fornece soluções tecnológicas que centralizam e automatizam canais de contato de pequenas e médias empresas com seus clientes, via WhatsApp, Instagram e Facebook, todas do Grupo Meta — com o qual a Poli Digital mantém parceria para acessar as API’s oficiais do WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger.

    O Poli Pay é uma solução da Poli que possibilita ao consumidor efetuar o pagamento diretamente pelo chat onde está sendo atendido. A modalidade possibilita mais agilidade, assertividade e segurança na relação entre empresa e cliente, destaca o CEO da Poli, Alberto Filho.

    Citando pesquisas de mercado, como dados da Opinion Box, Alberto Filho informa que seis em cada dez consumidores se comunicam com as empresas por meio de canais digitais para realizar compras. Assim, o Poli Pay facilita e, com isso, estimula a concretização de transações. “Tem se mostrado uma funcionalidade bastante atrativa”, avalia. 

    Um indicador reforça a análise. Segundo o CEO da Poli Digital, quase metade (46%) dos pedidos criados via Poli Pay se concluíram com pagamento efetuado. Esse percentual representa o dobro do registrado em modalidades tradicionais de comércio eletrônico, em que os clientes criam carrinhos de compras até efetivamente concluírem o pagamento. 

    “O Poli Pay é um meio de pagamento em que o envio e o recebimento de cobranças estão integrados ao sistema de centralização e automação de contatos da solução que oferecemos. Desse modo, desde o contato inicial que o cliente faz, passando pela escolha de produtos e chegando à efetivação do pagamento, todo esse processo é realizado pelo mesmo chat de contato”, descreve o CEO. 

    Se para os clientes significa comodidade, para as empresas as funcionalidades do Poli Pay ajudam a impulsionar as vendas. Alberto Filho explica: “A interface da ferramenta permite a criação de catálogos de produtos e serviços, com descrição, preços e ilustrados com fotos. Além disso, possibilita a criação e o envio do ‘carrinho de compras’ com a opção de link de pagamento pelo Poli Pay”. 

    A Poli Digital mantém parcerias com as marcas Mercado Pago e PagSeguro. Assim, o sistema da Poli é integrado ao das duas marcas. “Essa integração dá ao consumidor opções diversificadas de formas de pagamento — por boleto, pix, ou cartão de crédito. E a empresa que realiza as vendas recebe o valor por meio dessas instituições”, afirma o CEO. 

    A empresa acompanha e monitora todo o processamento das vendas. “É possível gerenciar as informações das vendas pelo nome do cliente, por vendedor, por método de pagamento e por status de andamento do pagamento”, exemplifica.

    IA, omnichannel, personalização e sustentabilidade: confira as principais tendências para o varejo em 2025

    O mercado varejista inicia 2025 com perspectivas otimistas de crescimento. De acordo com o relatório Consumer Goods and Retail Outlook 2025, publicado pela EIU, projeta-se um aumento global de 2,2% nas vendas — a maior taxa positiva desde o início da década. Esse cenário promissor tem como base a implementação de novas tecnologias, como integração de canais e inteligência artificial, aliadas a mudanças nos hábitos de consumo.

    Seguindo a mesma perspectiva, um estudo publicado pela consultoria Cognizant indica que, em 2025, os consumidores passarão a avaliar de forma mais positiva o auxílio da tecnologia, como o uso de assistentes digitais e chatbots, na busca pela identificação de ofertas mais relevantes. Segundo Julio Bastos, Chief Commercial Officer da Mission Brasil, maior plataforma de serviços recompensados do país, a expectativa é de que o público esteja mais disposto, inclusive, a compartilhar dados pessoais, desde que isso resulte em experiências personalizadas e convenientes com varejistas e grandes marcas.

    “O varejo em 2025 estará mais conectado, eficiente e consciente. As novas tecnologias, aliadas às demandas dos consumidores por personalização e sustentabilidade, vão moldar a forma como compramos e vendemos”, afirma o executivo. Pensando nisso, o especialista listou as cinco principais tendências para o setor varejista no próximo ano. Confira: 

    1. Comércio eletrônico e omnichannel

    O comércio eletrônico brasileiro deverá continuar sua expansão de forma acelerada. Impulsionado, principalmente, pela busca por conveniência, a integração entre lojas físicas e digitais passa a ser vista como um passo essencial. Além disso, experiências fluidas e sem barreiras entre os canais de compra serão cada vez mais valorizadas pelos consumidores. “A omnicanalidade é a chave para oferecer uma experiência consistente e eficiente, independentemente do canal de compra”, diz Bastos.

    1. Inteligência artificial e automação no atendimento

    Além dos chatbots, a IA desempenhará um papel central em todas as etapas da jornada de compra. “Essa automação contribuirá para otimizar a gestão de estoque, prever demandas e melhorar a experiência do cliente com respostas rápidas e precisas”, explica o executivo. Para ele, investir em IA significa antecipar necessidades e otimizar processos de forma inteligente. 

    1. Sustentabilidade e consumo consciente

    Um estudo da Nielsen, de 2022, revela que 65% dos brasileiros preferem comprar de empresas que adotam práticas ecológicas e socialmente responsáveis. Tal movimento por consumo consciente tem sido impulsionado especialmente pela geração Z, que dita tendências no mundo todo. Sendo assim, transparência e responsabilidade ambiental serão fatores decisivos na escolha dos consumidores. “O compromisso com a sustentabilidade será um diferencial competitivo inegável”, destaca o CCO da Mission Brasil.

    1. Personalização e dados de consumo

    A coleta, combinada com a análise de dados, será fundamental para oferecer experiências personalizadas. Recomendações de produtos, descontos exclusivos e ofertas customizadas serão estratégias importantes para fidelização dos clientes. “A personalização cria um relacionamento direto e eficiente com o consumidor”, complementa Bastos. 

    1. Varejo social e e-commerce nas redes

    O social commerce se consolidará como uma das principais formas de compra. O executivo explica que as redes sociais continuarão como um dos principais pontos de encontro entre marcas e consumidores. “Ou seja, os canais online permitirão transações diretas, enquanto influenciadores e afiliados terão papéis cruciais na promoção e personalização de campanhas”, conclui Bastos.

    ClickBus muda cor das caixas para roxo em parceria inédita com Casas Bahia

    ClickBus, maior app de viagens de ônibus do Brasil, está promovendo uma campanha inédita em parceria com o Casas Bahia Ads – hub de Retail Media do Grupo Casas Bahia, para distribuir cupons de desconto em embalagens personalizadas. Os clientes que fizerem compras no ambiente online da Casas Bahia poderão receber seus produtos em caixas envelopadas de roxo junto de cupons de 10% de desconto para primeira compra no app da ClickBus.

    A ação omnichannel de Retail Media entre as duas marcas, que vai explorar tanto os canais digitais (banners e landing pages) quanto as lojas físicas da Casas Bahia, incentiva os clientes a compartilharem o “recebido” e benefício nas redes sociais, válida exclusivamente para compras online em todas as plataformas da rede varejista e tem duração até março de 2025. Cerca de 350 mil consumidores de todas as regiões do Brasil podem receber o pacote especial incluindo  o voucher promocional para compra de bilhetes rodoviários. 

    “Essa parceria é uma forma de aproximar ainda mais nossos clientes, oferecendo benefícios reais e incentivando novas experiências de viagem, e também é uma continuação da nossa estratégia de marketing e mídia para a alta temporada. Mais uma vez estamos usando o conceito de associação entre hábitos de consumo online de outras marcas para reforçar aos usuários que comprar passagens rodoviárias online é tão simples e seguro quanto comprar em sites ou aplicativos como o das Casas Bahia. É um passo importante para fortalecer nossa marca e criar conexões significativas”, afirma Michelle Xavier, Diretora de Marketing & Growth da ClickBus.

    “A parceria com a ClickBus concretiza o alto potencial das estratégias de Retail Media para marcas que desejam fortalecer sua presença no mercado e criar conexões reais com seus consumidores, explorando nossas soluções de forma criativa e eficaz, gerando não apenas visibilidade da marca, mas também atingindo os objetivos comerciais do parceiro. Tudo isso através de uma campanha omnichannel que oferece benefícios tangíveis aos nossos clientes, como cupons de desconto exclusivos”, destaca Guilherme Leite, head de Retail Media do Casas Bahia Ads.

    A iniciativa faz parte do plano de alianças de alto impacto da ClickBus para a Alta Temporada, que já envolveu grandes nomes como iFood e Spotify. Com essa nova entrega a empresa reforça seu compromisso de levar vantagens exclusivas e fortalecer a relação com os consumidores em todo o Brasil. 

    E-Book 30 Tendências em E-commerce para 2025

    Descubra o futuro do comércio eletrônico com o e-book “30 Tendências em E-commerce para 2025”, uma criação exclusiva do E-Commerce Update. Este guia essencial explora as inovações e mudanças que moldarão o setor nos próximos anos. Desde a evolução da inteligência artificial até novas estratégias de personalização e sustentabilidade, este e-book oferece insights valiosos para profissionais e entusiastas do e-commerce. Prepare-se para antecipar e aproveitar as oportunidades que definirão o mercado digital em 2025. Não perca essa chance de se manter à frente da concorrência com as tendências mais recentes e impactantes.