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    Loja Integrada gera R$ 6,5 milhões em vendas e recupera R$ 666 mil em carrinhos abandonados na Black Friday

    A Loja Integrada, referência em automação e inteligência de dados para o e-commerce, anuncia avanço de seu modelo de e-commerce inteligente com a recuperação de R$ 666 mil em vendas por meio das automações de marketing nativas da empresa, como o carrinho abandonado, durante as promoções da Black Friday deste ano. De acordo com o CEO, Victor Popper, entre os dias 28 e 30 de novembro, o montante recuperado representa um aumento de 335% em relação à Black Friday de 2023. “Ao todo, 903 lojas recuperaram pedidos, quase quatro vezes mais do que no ano anterior”, destaca.

    Além da recuperação de vendas, a Loja Integrada movimentou R$ 6,5 milhões em três dias com suas ferramentas nativas do módulo promocional, o que representou 15% do total de pedidos processados pela plataforma.

    Entre as funcionalidades mais utilizadas, o Desconto Progressivo se destacou, gerando R$ 642 mil em vendas com mais de 2 mil pedidos realizados. Ao todo, 1.217 lojistas ativaram o módulo promocional para potencializar suas ofertas e maximizar resultados.

    O ticket médio dos lojistas também cresceu 7,3% em relação à Black Friday 2023, impulsionado por recursos como o Compre Junto, que incentiva a compra de combos promocionais no momento da aquisição.

    “Com milhares de acessos simultâneos durante sazonalidades como a Black Friday, gerenciar interações manualmente se torna inviável. É aí que a automação se torna uma aliada indispensável. Ferramentas como o Carrinho Abandonado garantem que nenhuma oportunidade seja desperdiçada, enquanto os lojistas podem se concentrar em estratégias de vendas”, afirma Popper. 

    Para o executivo, o e-commerce inteligente é o caminho para aliviar as demandas dos lojistas e otimizar a operação.  Ferramentas como o Carrinho Abandonado ajudam os lojistas a reativarem compras não finalizadas, ajustarem promoções automaticamente e personalizarem a experiência do cliente, assegurando maior eficiência em um dos momentos mais desafiadores do e-commerce.

    “Nossa missão vai além de oferecer tecnologia; queremos ser a parceira estratégica que impulsiona o sucesso dos empreendedores. Estamos prontos para entrar no novo ano repensando o e-commerce por completo”, finaliza.

    Entregadores de app sem vínculo agora podem antecipar 70% de sua renda semanal

    A Trampay, banco digital com foco em entregadores e motoristas de aplicativo, está ampliando seu portfólio de produtos e serviços voltados ao seu público. A fintech agora oferece aos trabalhadores que atuam para plataformas, mas sem vínculo com o operador logístico, a possibilidade de antecipar 70% de sua renda semanal.

    O benefício é concedido sem burocracia e sem exigências que não se aplicam a essa categoria de trabalhadores freelancers. Há incidência de taxa de juros de 2,3%, garantindo mais segurança ao beneficiário e crédito mais acessível, em comparação com os produtos disponíveis no mercado.

    De acordo com a Head de produtos da Trampay, Amanda Carrijo, tem aumentado o número de entregadores que optam por atuar para aplicativos de entrega sem vínculo com uma operadora logística, funcionando como freelancers nesse segmento de mercado de trabalho, que encontra dificuldades para obter serviços no sistema financeiro convencional.

    A head da Trampay explica quais são os passos para obter a antecipação:

    1. O entregador baixa e se cadastra no APP Trampay (IOS/Android) e após validação do cadastro, clica em “antecipação de recebíveis”.
    2. Na seção “antecipação de recebíveis”, ele se inscreve na lista de espera.
    3. A plataforma fornece orientações e o entregador faz a troca do banco em que recebe a remuneração dos aplicativos para o banco digital da Trampay, a fim de obter a antecipação.

    E, ainda, quais as condições para começar a receber:

    • Ter recebido, do aplicativo para o qual prestou o serviço, pelo menos um repasse no banco da Trampay.
    • A antecipação mínima a ser solicitada é de apenas R$ 10.
    • A cobrança é de 2.3% em cima do valor solicitado. Essa taxa representa um pequeno percentual para que o usuário possa ter acesso antecipado ao seu pagamento sempre que precisar. Confira como ela se aplica em diferentes valores:
    • Para R$100: R$100 x 2,3% = R$2,30 de taxa
    • Para R$60: R$60 x 2,3% = R$1,38 de taxa
    • Para R$30: R$30 x 2,3% = R$0,69 de taxa
      O valor da taxa será refletido no app no momento da solicitação.

    O benefício começou a ser oferecido em outubro. “Em 15 dias de teste, foram mais de 70 indicações”, cita Carrijo, ilustrando a rápida adesão. A antecipação média está em R$ 82,95 por entregador, um valor considerado elevado e que surpreendeu positivamente a equipe da Trampay.

    Para a head, esses dados iniciais são um indicativo de que o produto está cumprindo seu propósito: proporcionar segurança financeira aos gig workers – aqueles que prestam serviço na Gig Economy, negócios baseados em ferramentas digitais. Carrijo reitera que o novo produto é uma ampliação da antecipação de recebíveis que a fintech já oferecia.

    A startup foi fundada em 2020 por Jorge Júnior, CEO da empresa, e Tiago Ribeiro, CPO. Com sede em Brasília, está presente em mais de 500 municípios e em 21 estados do Brasil. No primeiro semestre de 2024, a empresa dobrou sua base de usuários e pretende alcançar 300 mil clientes nos próximos anos. O faturamento também registrou um aumento expressivo, triplicando em comparação ao mesmo período do ano passado. 

    “Nosso compromisso é claro: ouvir, aprender e evoluir. Com isso, o feedback de nossos clientes se torna essencial para ajustarmos nossa visão e direcionarmos nossos esforços para atender melhor suas expectativas. Essa abordagem nos permitirá criar uma experiência cada vez mais intuitiva, eficiente e satisfatória, impulsionando a inovação e o valor que entregamos a nossos clientes”, destaca Amanda Carrijo.

    Mais detalhes sobre a Trampay em <https://trampay.com/>.

    Vice-presidente da Twilio aponta como IA e personalização permitem estratégia vencedora em um 2025 de desafios

    Com poucos dias para o fim de 2024, a maior parte das empresas já iniciou seus planejamentos para 2025, atentas às movimentações e tendências de mercado para o ano que vem. Pensando em auxiliar os líderes empresariais nesse processo, Vivian Jones, Vice-presidente LATAM da Twilio, traz algumas análises sobre o cenário atual, juntamente com recomendações de investimento em tecnologias, como a IA, e estratégias para direcionar as ações das empresas a fim de superar desafios, reduzir custos, aumentar o retorno sobre os investimentos e otimizar as operações. 

    “É importante iniciar esse processo de planejamento observando a situação atual do mercado, atento aos principais índices econômicos apresentados sobre 2024 e previstos para os próximos anos”, explica o executivo. O primeiro dado apontado por ele faz parte do estudo Cenário Macroeconômico Global e Brasil 2025, realizado pelo Centro de Inteligência em Médias Empresas da Fundação Dom Cabral (FDC). Ele aponta que o crescimento do PIB brasileiro tem se mostrado mais robusto do que o esperado, e estima-se um crescimento acima de 2,5% ao ano para 2024, com crescimento superior a 2% para 2025.  

    “Esse é um dado positivo, mas apesar disso é importante traçar um panorama mais detalhado, já que o Banco Central deve elevar as taxas de juros a fim de lidar com as metas inflacionárias”, comenta Jones. “Os especialistas indicam que, pela alta de juros, o crescimento baseado no consumo deve desacelerar no ano seguinte, o que exigirá das empresas novas estratégias de vendas se quiserem manter seus clientes fiéis e seu crescimento constante.”

    De acordo com o mais recente relatório Focus, do Banco Central, espera-se que a inflação oficial feche 2024 em 4,64%, ultrapassando o limite da meta estabelecida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). O IPCA deve chegar a 4,12% em 2025, que é um valor que está acima do projetado anteriormente, seguindo assim em 2026. O mercado elevou a projeção de juros para 12% em 2025.  

    “Além do cenário de inflação persistente, 2024 se encerra com o dólar acima de R$6,00, o que significa aumento em diversos produtos de consumo cotidiano”, comenta o executivo. “Com preços mais altos, a postura do consumidor será de maior cautela nos gastos, então conquistar novos clientes será mais desafiador e manter os clientes que já se possui será crucial. É imprescindível pensar em como engajar nesse cenário, ou isso pode significar o fracasso financeiro.”  

    Foco na personalização 

    Para Jones, a estratégia central tem por base se concentrar na segmentação, no contexto e nas preferências do seu público. Isso permitirá uma personalização maior no relacionamento, o que garante um maior retorno financeiro. “Os clientes querem um relacionamento personalizado, único, e para isso é preciso entender com quem se fala, em que contexto e quais suas preferências, tanto de produtos e serviços, quanto de atendimento e relacionamento com as marcas.” 

    O relatório Consumer Preferences, da Twilio, mostrou que 91% dos consumidores, no mundo, esperam engajamento por meio de seus canais preferidos e estão dispostos a gastar 32% (valor que chega a 45% na América Latina) a mais com marcas que lhes proporcionem falar por esses canais. “Com esses dados, e pensando em segmentação, contexto e preferências, fica claro o que é preciso ser feito daqui pra frente”, explica Jones. 

    “A segmentação é uma forma de entender a qual grupo de clientes um cliente específico faz parte, garantindo que ele seja impactado, não por mensagens gerais, mas por algo personalizado para aquilo que lhe é interessante. Além disso, é preciso considerar o contexto em que ele se insere, seja esse contexto geográfico, econômico ou social. Uma marca que oferta o tipo de produto certo a seu grupo focal certo converte mais. Com relação às preferências, é simples: respeito o que o seu consumidor quer. Se ele quer falar com você por WhatsApp, esteja lá! Se ele quer falar com você por voz, esteja lá!”, explica o executivo. 

    A proposta dele, portanto, é ser mais eficiente, direcionando os recursos e esforços aos locais adequados, otimizando operações e ações de marketing, vendas, atendimento ao cliente etc. A ideia geral é reter mais clientes e conquistar novos relacionamentos criando ofertas direcionadas especificamente aos indivíduos. “As pessoas não querem perder tempo e dinheiro com marcas que não as entendem ou não entregam um serviço de qualidade. É um período de cautela, então não há por que se focar naquilo que não dialoga com seus anseios, ou com marcas que não se preocupam em conhecê-los.” Para apoiar essa estratégia, permitindo sua aplicação em escala, no entanto, é preciso tecnologia. 

    Dados e IA na personalização em escala 

    O Gartner apontou que, até 2026, 75% das empresas utilizarão inteligência artificial para criar dados sintéticos de clientes, otimizando previsões de demanda e o gerenciamento de estoques. Já o Relatório de Engajamento do Cliente 2024, da Twilio, mostrou que as empresas brasileiras são pioneiras no uso da IA, com 86% das empresas já usando IA para recomendação personalizada de produtos e serviços.  

    “Hoje a IA é a ferramenta mais valiosa das empresas para lidar com os grandes volumes de dados dos clientes, dados esses que, muitas vezes, as empresas possuem há anos, mas não conseguem usar, unificar, tratar e tornar úteis ao relacionamento, sobretudo em escala”, comenta Jones. 

    Para o executivo, a chave está em usar plataformas de engajamento e de dados do cliente apoiadas por IA como ferramentas para personalizar em escala, garantindo diálogos únicos que valorizem os clientes e, por consequência, fazem com que eles gastem mais com sua marca e sejam mais fiéis a ela. “Além disso, é sempre importante não deixar de investir em dados melhores, pois eles possibilitam personalizações melhores. A IA está possibilitando que dados parados se tornem recursos úteis, que geram retorno.” 

    Além disso, ele aponta ganho de eficiência, o que reduz custos de longo prazo e amplia ganhos. “A adoção da IA permite que as empresas lidem em escala de dados de uma forma nunca vista antes, assim como a automação de processos repetitivos, garantindo um copiloto que torna serviços de atendimento e vendas mais rápidos. Isso dá aos agentes humanos ou estrategistas de marketing e vendas, o tempo para lidar de forma humanizada com os clientes. O foco no cliente é o mais importante, e é ele que irá possibilitar navegar pelos desafios desse novo ano”, finaliza. 

    Americanas vota que nem ela e nem seus controladores são responsável pelas fraudes

    Passados quase dois anos do anúncio da maior fraude contábil da história brasileira, a sensação de impunidade parece aumentar. Os minoritários reclamam da falta de transparência no processo de apuração e de medidas efetivas para que práticas deste tipo sejam coibidas no futuro e que os responsáveis sejam realmente punidos.

    Apesar da  suspensão das Americanas, desde novembro de 2023, do Novo Mercado – segmento destinado à negociação de ações de empresas que adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às da legislação –  a sanção é provisória. A Companhia descumpriu várias das exigências impostas pela B3. A bolsa brasileira, por sua vez, não determinou uma data para corrigir as irregularidades.

    Em setembro deste ano, o Instituto Empresa enviou à B3 o pedido de exclusão definitiva da Companhia. A solicitação se justifica pelo fato de a varejista não ter cumprido algumas das exigências da própria B3 para assegurar a transparência de sua gestão, necessárias para a continuidade no segmento em que se encontra suspensa.  

    “A B3 não estipulou um prazo para que a Americanas cumprisse as determinações. Porém, o artigo 59 do Regulamento dispõe que, em caso de descumprimento das obrigações regulamentares por um período superior a nove meses, deverá ser imposta sanção de saída compulsória do Novo Mercado, mediante realização de uma oferta pública de aquisição de ações”, explica o advogado Luís Fernando Guerrero, do Escritório Lobo de Rizzo, que representa o Instituto.

    A B3 também decidiu pela responsabilização de vários membros do Board das Americanas, incluindo sócios e familiares do Grupo 3 G. Mas as decisões definitivas, após recurso, ainda não foram tornadas públicas.

    Já a CVM acaba de anunciar que absolveu o ex-presidente da Americanas, Sergio Rial, das acusações relacionadas à divulgação de informações após descoberta de rombo contábil e que condenou João Guerra, que assumiu como CEO interino logo após a renúncia de Rial.

    A autarquia também concluiu o Inquérito Administrativo 19957.000946/2023-08, relacionado ao uso de informação privilegiada na negociação de ativos de emissão por diretores e funcionários da Americanas antes da divulgação das “inconsistências contábeis” por meio do Fato Relevante em 11/1/2023. A decisão é importante para que, posteriormente, o Ministério Público Federal (MPF) inicie a ação penal pelo crime de Insider trading.

    Outro evento importante foi a diluição dos acionistas minoritários pela própria ampliação do capital social. Com o ajuste que beneficiou apenas aos bancos, houve uma ainda maior concentração do poder de decisão dentro da Companhia. “As Americanas já eram controladas por um pequeno e conhecido grupo de pessoas que conduziram seu itinerário até aqui. Agora, eles são praticamente donos absolutos da Companhia”, afirma Eduardo Silva, Presidente do Instituto Empresa, que defende os minoritários, referindo-se a uma concentração de capital na ordem de 50% do capital votante.

    Com este montante de votos foi fácil aprovar que se processe alguns dos Ex-Diretores, supostamente isentando a Companhia e seus controladores,  ainda que a  fraude tenha sido sistêmica e se de desenvolvido por cerca de uma década, não tendo sido notada pelo Controle Interno, Conselho Fiscal, Conselho de Administração e Auditores Externos. 

    A votação das Americanas bate de frente com o que estabeleceu a B3 há cerca de um ano. Vários Conselheiros, Membros do Comitê de Auditoria e mesmo controladores e seus familiares foram responsabilizados pessoalmente por não exercerem o controle e a supervisão adequados sobre a Companhia. “A gestão dos recursos alheios impõe deveres fiduciários dos controladores em relação aos demais acionistas que devem zelar por estes valores, o que não aconteceu no caso”, afirma Silva.

    As decisões da CVM, da B3,  do Ministério Público Federal e mesmo da Assembleia das Americanas em processar alguns dos Ex-Diretores, não afetarão, contudo,  o pleito dos minoritários. Por força de cláusula do Estatuto, apenas por meio de  arbitragem pode-se pleitear indenização.

    O pedido dos minoritários não se refere a quaisquer direitos que possam se confundir com prejuízos da Companhia ou com a desvalorização das ações. “Em realidade – explica Silva – os investidores sequer teriam adquirido os papéis se soubessem do verdadeiro estado da Empresa. Toda a informação da Companhia ao mercado estava profundamente manipulada e distorcida, gerando decisões de compra viciadas que precisam ter sua nulidade reconhecida.”

    Festa de 21 anos do KaBuM! vence Prêmio Caio

    O Prêmio Caio 2024 – principal premiação do mercado de eventos – reconheceu a festa de 21 anos do KaBuM! como case de destaque na categoria de evento social do ano (não houve primeira colocação). A cerimônia de entrega do Jacaré de Prata aconteceu esta semana em São Paulo, na edição de 25 anos do prêmio, que valoriza o trabalho de empresas e profissionais do setor desde 1999. 

    Para celebrar a data em grande estilo e potencializar a tradicional campanha de aniversário da marca, chamada Mega Maio, o maior e-commerce de tecnologia e games da América Latina promoveu uma grande festa em 23 de maio. O evento ocorreu no edifício histórico Central 1926, na Bela Vista, para grandes nomes do cenário, incluindo influencers, imprensa e parceiros. A festa de 21 anos do KaBuM! movimentou a capital paulista com atrações musicais, experiências, jogos e ativações tecnológicas.

    O KaBuM! tem como missão levar mais diversão e tecnologia para a vida das pessoas. E com a festa de aniversário da marca não poderia ter sido diferente. O desafio do evento era transportar os convidados para este cenário, com ativações criativas, inclusive com uso de inteligência artificial. Em ambientes com identidade visual da marca, compostos por um um clima urbano e tech, as atividades incluíam personalização de mousepads em um espaço imersivo, flash tattoos gratuitas com temática gamer – desenvolvidas pelo tatuador Lucas Marinos -, criar grafites virtuais e tirar fotos, além de uma sala imersiva onde os usuários se conectavam com uma ferramenta de IA para criar cenários e se transformar em personagens. 

    Para a festa, o KaBuM! também desenvolveu um jogo de ação e estratégia que combinava adrenalina e tecnologia. Simulando partidas de Counter Strike na vida real com laser tag, os convidados competiam em equipes ou individualmente, com feixes de luz infravermelha. O evento contou ainda com atrações musicais que agitaram o público, como o produtor EcologykDJ Pancho ValdezDJ LiuDJ Thais e, inclusive, um show do rapper Veigh, fenômeno do gênero musical trap brasileiro.

    “A festa de 21 anos do KaBuM! foi um verdadeiro marco na nossa história e uma oportunidade de reunir tudo o que mais amamos. É uma honra receber o Prêmio Caio, que conheceu nosso case como um dos melhores eventos sociais do ano, com um projeto feito inteiramente dentro de casa. A premiação reforça o compromisso de um time apaixonado pelo que faz, aliando estratégia, tendências e inovação. Dedico essa vitória a cada um deles”, diz Bruno Chamas, head de Marketing do KaBuM!.

    O Prêmio Caio é produzido pelo conselho diretor da Revista Eventos, uma das publicações mais renomadas do mercado. A premiação avalia os melhores cases em eventos, serviços para eventos, destinos, empreendimentos (como hotéis, resorts e centros de convenções) e também destaca a sustentabilidade nas práticas de eventos. Além disso, inclui categorias como o Grand Prix Prêmio Caio e o Prêmio Caio Sustentabilidade.

    Com mais de 300 sites golpistas identificados, campanha ‘Doe Arena Corinthians’ reforça cibersegurança e evita prejuízos

    O sucesso da campanha “Doe Arena Corinthians”, organizada pela Gaviões da Fiel para quitar a dívida do clube relacionada ao financiamento da Neo Química Arena, atraiu a atenção de cibercriminosos, que criaram URLs falsas para enganar torcedores e desviar recursos. Diante disso, a instituição esportiva firmou uma parceria com a Dfense, hub das principais soluções em cibersegurança, para enfrentar o problema, o que já rendeu grandes resultados: mais de 300 sites fraudulentos foram identificados, 200 derrubados e 60 estão em monitoramento contínuo.

    O Plano Diretor de Segurança da Informação (PDSI) foi centralizado nas ações de uma das startups do grupo, a ZenoX. A empresa monitora, coleta, processa e analisa dados na internet, deep e dark web, priorizando e classificando vulnerabilidades. Gabriel Paiva, fundador e CEO da ZenoX e do Grupo Dfense, destaca que a estratégia foi pensada não apenas para ter relevância financeira, mas também emocional. “Certificar a cibersegurança em grandes ações públicas como essa vai além de evitar prejuízos em dinheiro; trata-se de proteger pessoas apaixonadas, que estão unidas em prol de uma causa e merecem tranquilidade para navegar no mundo digital”, diz.

    Detalhes da campanha
    Lançada em 27 de novembro de 2024, a campanha da torcida corinthiana contou com a autorização do clube e da Caixa Econômica Federal para arrecadar cerca de R$700 milhões. Até o momento, as doações, feitas via PIX no site oficial, já passam de R$28 milhões, sendo que R$10 milhões foram arrecadados só nas primeiras 36 horas no ar.

    Marcius Ayres, Coordenador de Tecnologia e Segurança da informação do Corinthians, destaca o quanto o estabelecimento de defesas digitais sólidas foi essencial para esse sucesso: “O tempo de resposta da ação está sendo muito abaixo do esperado. Os cibercriminosos poderiam gerar prejuízos enormes ao corinthiano e à campanha sem a atenção devida para o tema, então é um trabalho que precisa ser elogiado”, afirma.

    Como os torcedores podem reforçar suas defesas digitais?
    Para enfrentarem as ações dos cambistas de forma ainda mais intensa, a torcida corinthiana pode adicionar medidas de proteção ao seu dia a dia, principalmente considerando o aumento exponencial do número de cibercrimes. De acordo com o “Panorama de Ameaças para a América Latina 2024”, da Kaspersky, o Brasil é o país que mais sofre ataques cibernéticos no mundo, registrando mais de 700 milhões de golpes virtuais apenas entre junho de 2023 e julho de 2024.

    Para Paiva, um dos principais reforços em termos de cibersegurança é a verificação de URLs. “Ataques mais convencionais, como scams por e-mail e o phishing continuam sendo as maiores ameaças por atingirem um grande número de pessoas de forma rápida, então é importante que os torcedores acessem o site da campanha diretamente pelo navegador ao invés de clicarem em links suspeitos”, aconselha.

    O especialista ainda cita algumas ferramentas adicionais para melhorar as proteções: “Antivírus, a autenticação em duas etapas (2FA) e a atualização dos dispositivos auxiliam a barrar acessos não autorizados, bloquear links maliciosos e proteger os sistemas contra ameaças cibernéticas”, complementa.Por fim, o executivo também cita algumas medidas para agir de maneira rápida e minimizar os danos caso o usuário seja vítima de um golpe digital. São elas:

    • Entre em contato com a sua instituição financeira, avisando o banco sobre transações não autorizadas e solicitar o bloqueio de cartões ou contas comprometidas;
    • Reúna evidências, como e-mails, mensagens ou capturas de tela que possam ser úteis para futuras investigações;
    • Registre um Boletim de Ocorrência (BO), formalizando a denúncia em uma delegacia ou por meio de canais online para auxiliar na investigação dos cibercriminosos;
    • Monitore extratos e relatórios de crédito, acompanhando as movimentações financeiras para identificar atividades suspeitas e informar os órgãos responsáveis para evitar o uso indevido dos dados roubados.

    10 tendências de publicidade digital para 2025

    O ano está acabando e as empresas já estão preparando as suas estratégias para 2025, principalmente em áreas em que o avanço tecnológico traz um grande impacto. Uma delas é a publicidade digital, campo em que as inovações tecnológicas vêm sendo ferramentas fundamentais para as empresas se aproximarem dos clientes. 

    De acordo com Bruno Almeida, CEO da US Media, hub de soluções de mídia líder na América Latina, as novas tecnologias tornam esse segmento mais dinâmico. “As marcas precisam se adaptar para atender às expectativas dos consumidores e aproveitar ao máximo as oportunidades do mercado, de forma que possam aumentar o seu engajamento e maximizar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) das campanhas”, afirma.

    Ao analisar esse contexto, o especialista listou as 10 tendências que os anunciantes precisam se atentar em 2025. Confira:

    1. IA e Machine Learning

    Segundo a Gartner, as empresas que usam inteligência artificial (IA) conseguirão converter 75% das suas atividades operacionais de marketing em soluções estratégicas até 2026. Almeida reforça que a ferramenta é essencial por automatizar campanhas e promover análises preditivas: “Os algoritmos de Machine Learning podem analisar dados históricos para prever tendências futuras, permitindo que os anunciantes otimizem suas campanhas antes mesmo de lançá-las. Para completar, quando são lançadas ainda é possível melhorá-las em tempo real, fazendo ajustes com base no desempenho e no comportamento do usuário”, explica.

    1. Publicidade programática

    Segundo a pesquisa da VIOOH – plataforma de digital out-of-home (DOOH) – a publicidade programática, que envolve a compra automatizada de espaços publicitários online, já engloba 25% das campanhas de Digital Out-Of-Home (DOOH) no Brasil. Analisando a tendência, o CEO destaca que o seu diferencial está na combinação instantânea de dados com o pensamento criativo. “A publicidade programática permite aos anunciantes atingir públicos específicos de forma rápida e em diferentes contextos, baseando-se em dados demográficos, comportamentais e contextuais”, diz.

    1. Social commerce

    O “Relatório Global de Tendências de Compradores Online 2024”, da DHL Logística, revela que o social commerce deve movimentar US$ 8,5 trilhões até 2030. O motivo para essa projeção é, principalmente, o seu potencial de tornar a jornada de compra do cliente ainda mais imersiva e personalizada. “Conteúdos interativos, como enquetes e jogos, podem ajudar as marcas a aumentar as conversões em tempo real, já que estão alinhados a formatos familiares aos novos consumidores”, exemplifica o especialista da US Media.

    1. Marketing de geolocalização

    A personalização hiperlocal das campanhas é capaz de entregar anúncios relevantes com base na localização exata do usuário, aumentando o impacto e, consequentemente, as conversões. “As empresas que investem em plataformas que combinam geolocalização com insights comportamentais conseguem criar experiências contextuais e autênticas, como direcionar ofertas especiais a clientes que estão próximos a uma loja física”, pontua Almeida.

    1. Marketing de influenciadores

    Parcerias com criadores de conteúdo são estratégias capazes de atingir um público que já é engajado, gerando conexões genuínas com os consumidores. “Se a marca estabelece métricas de engajamento qualitativas e entende o universo do influenciador, poderá criar anúncios autênticos e construir relações de longo prazo com os usuários”, ressalta o executivo.

    1. Marketing conversacional

    Chatbots e assistentes virtuais ajudam as marcas a realizar um atendimento 24/7, proporcionando interações personalizadas e gerando mais leads. Conforme desenvolve o especialista, essas ferramentas de marketing conversacional podem “adaptar o tom de voz da empresa à necessidade do usuário, garantindo uma experiência completa e eficiente”.

    1. Sustentabilidade e responsabilidade social

    Dentre as novas exigências do cliente moderno, estão, principalmente, consumir produtos e serviços de marcas com valores ESG (Ambiental, Social e Governança). Por essa razão, o CEO aponta a importância das campanhas que se propõe a resolver problemas ambientais e sociais de maneira criativa e alinhada com o negócio. “Inspirar mudanças positivas, seja reduzir as emissões de carbono ou se unir a ONGs, e comunicá-las com transparência é um pré-requisito básico para qualquer empresa nos dias atuais”, complementa.

    1. Omnichannel

    Ferramentas integradas, como CRMs e plataformas de gestão, permitem que as marcas centralizem as interações com o cliente que acontecem em canais diferentes, rastreando sua jornada e personalizando a comunicação em cada ponto de contato; “Ser omnichannel é uma forma de adaptar a mensagem central da marca em qualquer contexto, respeitando as particularidades de cada plataforma e as expectativas do público sem perder o objetivo do anúncio”, esclarece Almeida.

    1. Medição de performance e KPIs personalizáveis

    A chamada mídia de performance monitora, analisa e potencializa a eficiência das campanhas por consolidar dados de diversas plataformas, gerando insights acionáveis. Se incorporada a Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) personalizáveis, o executivo da US Media entende que a solução pode alinhar as métricas ao objetivo das ações e à etapa do funil. “É possível, por exemplo, estabelecer um brand awareness que priorize o alcance do anúncio, enquanto a conversão é focada nas taxas de clique”, acrescenta.

    1. Diversificação de canais

    Diversificar canais de comunicação não apenas aumenta a relevância e o alcance da mensagem da marca, como também traz mais chances de engajar o público-alvo de maneira genuína. “Os consumidores estão espalhados em várias plataformas, o que exige que a empresa fuja do senso comum e saiba entregar a sua campanha do jeito certo e na hora certa, sem causar uma sensação de saturação para o usuário”, conclui Almeida.

    Lançado projeto que incentiva inserção de mulheres no mercado de cibersegurança 

    Os profissionais de tecnologia são os que estarão mais em alta, tanto em demanda quanto em salários em 2025. Um estudo da empresa de recrutamento PageGroup revelou que entre os empregos de destaque da área está o de segurança de dados. Apesar da crescente demanda por esses profissionais e da grande empregabilidade no setor, apenas 25% dos postos de trabalho em cibersegurança são ocupados por mulheres.

    Para reverter a ocupação majoritária de homens em carreiras de tecnologia, foi lançado o Projeto Metis, coordenado pela cientista da computação Michele Nogueira, Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Sorbonne, professora da UFMG, que atua em pesquisas sobre o uso da Inteligência Artificial em Cibersegurança. O objetivo do projeto, que está recebendo apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  é incentivar as mulheres a ingressarem no ramo de segurança cibernética. “Métis é a Deusa grega da proteção. As mulheres têm preocupação intrínseca com proteção; por isso, trazem perspectivas diferenciadas e necessárias para construção de soluções de cibersegurança”, explica a cientista da computação.

    O Projeto METIS

    O Projeto METIS tem como principais objetos a conscientização das meninas sobre a possibilidade de atuação em cibersegurança desde ensino fundamental até superior, o desenvolvimento de habilidades dessas meninas, a formação de rede de mentorias e de parcerias estratégicas para elas, a promoção da inclusão social por uma profissão altamente demandada e com remuneração diferenciada, além de influenciar na criação de políticas públicas que promovam incentivos para as meninas atuarem na área.

    “O projeto visa mudar promover a inclusão e o protagonismo feminino na cibersegurança. Para isto, atua desde a base educacional até a inserção feminina no mercado de trabalho, oferecendo apoio para meninas e mulheres de diferentes faixas etárias por meio de iniciativas que vão desde oficinas e palestras para despertar o interesse pela cibersegurança em escolas, até programas de mentoria e capacitação técnica. Além disso, promove eventos e encontros para fomentar a criação de redes de apoio e compartilhar conhecimentos. Nosso objetivo é mudar a realidade que nós, cientistas em STEM (sigla do inglês para se referir às áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática), enfrentamos hoje, quando estamos em reuniões com colegas, e somos minoria sempre, às vezes uma mulher, outras duas entre tantos homens”, relata Michele.

    Furar a bolha da presença predominantemente masculina no setor

    Ela aprendeu a lidar com essa situação e, com o tempo, foi adquirindo mais segurança para se posicionar em situações em que o fato de ser mulher gerou desconforto. “Eu entendo que seja desconforto para muitas meninas e muitas mulheres, até mesmo pela forma de atuação de alguns homens. Muitas vezes nem eles mesmos percebem o que estão fazendo. Alguns interrompem o que estamos falando e não nos deixam terminar a frase. Outras vezes, falamos algo importante, os demais não valorizam, e mais adiante um homem fala o mesmo, com as mesmas palavras e todos valorizam. É cultural e temos que trabalhar em cima disso de forma ampla. Eu sempre tive uma personalidade forte, mas em algumas situações eu me resguardava, me diminuía onde eu deveria, na verdade, falar. Eu fui aprendendo a fazer isso ao longo do convívio com eles, me posicionando. Mas, essa cultura não é só dos homens, muitas mulheres também se submetem a ela”, reflete Michele.

    A cientista da computação lembra que já no período de graduação era minoria na sala de aula. Mas, ela sempre se destacou pelo seu desempenho e acredita que por isso se sentia integrada à turma. “Apesar da maioria ser masculina, sempre tive uma relação muito boa com os meninos da minha turma e fiquei muito integrada com eles. Mas pode ser também porque como sempre me destacava muito nas disciplinas, eles acabavam me aceitando. Talvez me aceitavam por esse aspecto e não exatamente por ser mulher ou não”, analisa ela.

    O projeto METIS busca não apenas aumentar o número de mulheres na área, mas também criar uma mudança estrutural no setor, contribuindo para a formação de um ambiente mais inclusivo e diverso. “Assim, o projeto não só fortalece a cibersegurança, mas também promove um impacto positivo na sociedade, mostrando que a inclusão é um caminho essencial para a inovação e o progresso”, concluiu a professora.

    É tetra! GetNinjas vence o Prêmio Reclame Aqui pelo quarto ano consecutivo

    O GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, foi um dos vencedores do Prêmio Reclame Aqui 2024, que homenageia as empresas brasileiras com maior eficiência no atendimento aos clientes, maiores índices de resolução de problemas, e melhor reputação perante o público.

    Indicado na categoria Classificados – Serviços Gerais, o GetNinjas recebeu 22.010 mil votos, uma diferença de mais de 13.700 para o segundo colocado. A apresentação das empresas campeãs ocorreu na última segunda-feira (9) e terça-feira (10), em São Paulo. Este ano, a premiação totalizou mais de xx milhões de votos, um novo recorde de votação.

    “Receber um prêmio como este já é uma grande conquista, mas adicionar o quarto troféu à nossa estante é ainda mais satisfatório, especialmente em um momento de transformações significativas para a empresa. Estamos vivenciando mudanças profundas, incluindo parcerias estratégicas com grandes players do mercado e maior investimento em novas soluções e segurança, sempre com o cliente no centro de nossas decisões. Este reconhecimento reforça que estamos na direção certa e nos motiva a continuar trabalhando com dedicação para atender ainda mais pessoas, elevando a qualidade de nossos serviços”, afirmou Marília Dolce, diretora de operações do GetNinjas.

    O GetNinjas possui índice de solução de 96.1% e atualmente mantém uma nota de 8.9, além do Selo RA1000. Por meio de uma estratégia bem definida, a empresa vem investindo na área de suporte ao cliente, especialmente na qualificação dos colaboradores, capacitação técnica, melhores ferramentas para o atendimento e melhor adequação nos processos para atingir sucesso nos objetivos.

    O Prêmio Reclame Aqui surgiu há 14 anos para reconhecer as empresas que mais respeitam o consumidor, valorizando o atendimento e proporcionando uma experiência positiva. Durante esse tempo, a premiação cresceu e se tornou almejada por empresas de todos os segmentos de atuação que lidam diretamente com o consumidor. Até o momento, mais de mil marcas já foram reconhecidas.

    No GetNinjas, você encontra especialistas em mais de 500 tipos de serviços disponíveis no maior aplicativo de contratação de profissionais do Brasil. Basta baixar o app “GetNinjas: Clientes”, cadastrar-se e detalhar sua solicitação. Você receberá até quatro contatos para escolher o que melhor atende às suas necessidades.

    Faturamento de lojas na Black Friday registra crescimento de 6%

    A Black Friday 2024 reafirmou seu papel como o maior evento do varejo brasileiro, trazendo resultados expressivos e consolidando tendências de crescimento. Segundo o Índice de Performance do Varejo (IPV) divulgado pela HiPartners, o período registrou ganhos significativos tanto em fluxo de visitação quanto em faturamento, demonstrando a forte adesão dos consumidores e o sucesso das estratégias comerciais adotadas.

    Os shopping centers lideraram o crescimento, com aumento de 17% no fluxo de visitantes durante a sexta-feira da Black Friday em relação ao mesmo dia em 2023. As lojas físicas também apresentaram desempenho positivo, com incremento de 15% no período.

    “Os resultados da Black Friday 2024 reforçam a importância estratégica desse evento para o varejo brasileiro. O crescimento no fluxo de visitação e o desempenho de segmentos-chave, como cosméticos e vestuário, demonstram o potencial de consumo e a resiliência do mercado, mesmo diante de desafios econômicos. No entanto, as disparidades regionais e as quedas em algumas categorias indicam oportunidades para ajustes e inovações nas estratégias de vendas e marketing para os próximos anos.” destaca Flávia Pini, sócia da HiPartners.

    No entanto, mesmo com o sucesso geral, o faturamento na sexta-feira registrou queda de 1,02% em relação ao ano anterior, sugerindo mudanças no comportamento de consumo e na dinâmica promocional.

    “O faturamento da Black Friday 2024 trouxe resultados sólidos, com um crescimento de 6% na semana em comparação a 2023. A queda de 1% na sexta-feira da BlackFriday pode estar associado a diversos fatores como a migração de parte dos consumidores para plataformas de e-commerce, mas, no geral, o desempenho reflete o sucesso das estratégias comerciais adotadas e a confiança dos consumidores nas lojas físicas para comprar no maior evento do varejo brasileiro”, disse Henrique Carbonell, CEO da F360, plataforma de gestão financeira que fornece os dados de vendas para compor a análise.

    Desempenho Mensal

    Ao observar novembro de 2024 como um todo, o fluxo de visitação em lojas físicas cresceu 3% em comparação com novembro de 2023. Quando comparado a outubro de 2024, o aumento impressionante foi de 41%. Esses números destacam a relevância da Black Friday como catalisadora de consumo no mês, ainda que em algumas categorias o desempenho da semana promocional tenha superado o do mês.

    No entanto, o desempenho regional revelou contrastes marcantes. Enquanto o Nordeste e o Sudeste apresentaram forte crescimento no fluxo de visitação na sexta-feira da Black Friday (+22% e +18%, respectivamente), o Centro-Oeste e o Sul registraram quedas significativas, com o Centro-Oeste apresentando um decréscimo de 31%.

    Destaques por Segmento

    Os segmentos também apresentaram disparidades. A categoria de “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” foi o destaque absoluto, com crescimento de 68% na sexta-feira da Black Friday em relação ao ano anterior. Em contrapartida, segmentos como “Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação” registraram queda acentuada (-75%).