Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce deve crescer 10% no Brasil em 2025, ultrapassando um faturamento de R$ 224 bilhões. Muito disso se deve à mobilização de diversos varejistas em adotar processos de pagamentos para potencializar vendas, como a adquirência.
Para Felipe Negri, CEO do Pinbank, one-stop-bank-provider com um ecossistema completo de soluções financeiras, essa alternativa é um diferencial estratégico para garantir um crescimento sustentável e a competitividade no mercado. “É uma tecnologia que abre caminho para as marcas aumentarem suas taxas de conversão e atenderem os consumidores de forma mais eficiente”, diz.
Apesar de ser ideal para as lojas virtuais, o executivo também reforça que esse sistema pode ser um impulsionador de vendas no varejo físico. “Além de facilitar os pagamentos com cartão, o formato possui características que se adequam às necessidades específicas de cada negócio”, complementa.
Melhora da Experiência do Cliente (CX)
O principal diferencial da adquirência está na possibilidade de promover transações ágeis. “É uma solução que ajuda a empresa a processar um grande volume de pagamentos com cartões diferentes, trazendo processos automatizados e sem falhas humanas”, explica o executivo da fintech.
Por conta dessa dinâmica, os clientes tendem a desistir menos das suas compras, uma vez que a Baymard Institute revela que cerca de 17% dos abandonos de carrinho ocorrem devido a checkouts complexos e longos. O instituto ainda aponta que operações com essas características ocasionaram uma média de desistências de 70% em 2023.
Além da agilidade, Negri também acrescenta que a adquirência contribui para promover melhores experiências de compra devido à sua capacidade de gerar insights estratégicos. “As empresas podem coletar e analisar dados referentes às transações, que mostram os caminhos para as marcas se adaptarem às tendências de mercado e aos novos hábitos dos consumidores”, pontua.
Redução de fraudes
Outra vantagem importante dos serviços de adquirentes é a proteção contra tentativas de fraude online. Uma pesquisa recente do DataSenado realizada em parceria com o Nexus, ilustra esse desafio para o e-commerce ao revelar que um em cada quatro brasileiros foi vítima de golpes digitais em um período de 12 meses.
Já uma conquista do próprio Pinbank reforça esse benefício. A fintech recebeu o prêmio máximo da MasterCard na categoria “taxa de aprovação e fraude em cartões não presentes (e-commerce)”, demonstrando sua capacidade como adquirente para atender mercados de alta volumetria, impactar positivamente a experiência do cliente e oferecer a barreira mais sólida contra essas investidas criminosas.
O CEO ressalta a importância do serviço nesse sentido: “Mais do que ser otimizada, a adquirência é uma abordagem que traz um maior índice de aceitação do público e das empresas por ser segura. Para que as marcas tenham um bom desempenho ao longo do ano, elas precisam, antes de mais nada, ganhar a confiança dos consumidores e provar a eles que possuem uma gestão financeira sólida dentro do ambiente digital”, finaliza.