A área da beleza no Brasil é reconhecida pelo seu avanço à frente dos demais países. Aqui, as clínicas de estética oferecem aos clientes tratamentos cada vez mais tecnológicos e inovadores. Contudo, para essa experiência moderna também fazer parte da etapa do atendimento, o chatbot tornou-se uma solução coringa aos negócios desse ramo.
O que são os chatbots? Como eles se relacionam com a área da beleza e estética?
Os chatbots são programas de computador projetados para interagir com usuários por meio de conversas automatizadas, seja por mensagem ou voz. Esses sistemas podem ser pré -programados com opções de respostas limitados, ou utilizarem inteligência artificial e processamento de linguagem natural para atender às solicitações dos usuários de forma semelhante a uma conversa humana. “Eles podem ser integrados a diferentes plataformas, como sites, aplicativos de mensagens e redes sociais. Por isso, são fundamentais na otimização do atendimento ao cliente”, complementa Giovane Oliveira, Diretor de tecnologia da Total IP.
Em blocos mercadológicos competitivos é preciso compreender como se destacar. Para Oliveira, a experiência com o cliente, em um espaço beauty, deve entregar não só resultado, mas também um atendimento ágil. “Quanto mais rápido você oferecer suporte para as necessidades do público, a satisfação é garantida. Por isso, a aplicação da tecnologia desde o primeiro contato tende a favorecer esse quesito. Assim, devido à prontidão dessa ferramenta, os chatbots tornaram-se aliados dos profissionais e negócios de estética”, reforça o especialista em tech.
Dessa forma, a possibilidade de personalização dos bots torna a ferramenta flexível e útil em diferentes mercados e isso inclui o cuidado. Confira quatro maneiras de aplicar o software na experiência do consumidor:
Agendamento: a seleção de horários pode ser automatizada. Ou seja, o interessado em agendar o procedimento consegue ativar um comando para visualizar as datas disponíveis e selecionar uma.
Dúvidas: quando um espaço oferece diferentes procedimentos ou produtos, especialmente relacionados a cuidados pessoais, existem dúvidas acerca do processo, resultados, valores, entre outros. Nesses casos, a tecnologia consegue ser aplicada para responder esses questionamentos sem acionar um atendente.
Avisos: é possível programar avisos sobre o espaço, regras, promoções, pausas no atendimento, aumento de valores, entre outros. O bot consegue contatar todos os consumidores ao mesmo tempo e, se preciso, sanar possíveis incertezas.
Mensagens e dicas: quem se cuida, adora receber novas orientações sobre como aumentar o bem-estar. Com o mecanismo, fica mais fácil fazer a manutenção do relacionamento.
As clínicas de estética estão em alta no Brasil
O investimento no setor de estética e beleza está em alta, especialmente entre os pequenos e microempreendedores. De janeiro a setembro de 2024, o Brasil testemunhou um crescimento significativo, com a abertura de mais de 170 mil pequenos negócios, incluindo cabeleireiros, manicures, pedicures e lojas especializadas em cosméticos. Conforme os dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o valor é uma média de 700 novos estabelecimentos por dia, ou quase 30 por hora.
Outra análise, feita pela Modor Intelligence, demonstra uma projeção favorável no segmento para os próximos anos. De acordo com os números, o tamanho do mercado brasileiro de produtos de beleza e cuidados pessoais é estimado em US$ 33,14 bilhões em 2024 e deve atingir US$ 44,03 bilhões até 2029. “Esse meio observa constantemente as dores do público e produz a favor do seu bem-estar e autoestima. Sendo assim, quem entra nesse espaço com a intenção de gerar lucro e atrair clientela, deve ser dinâmico e atualizado com as novas soluções digitais”, finaliza Oliveira.