A empresa gaúcha Meu Sapato Preto registrou crescimento de 35% no faturamento em 2024 em comparação a 2023, tornando-se um case de sucesso no segmento de e-commerce. Apesar das adversidades (como as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio), a marca conseguiu superar expectativas e registrou quatro recordes consecutivos de vendas desde maio.
Segundo Mateus Barcelos De Menezes, CEO da Meu Sapato Preto, o crescimento é fruto de uma estratégia planejada ao longo de quatro anos, focada na experiência do cliente e no uso eficiente de ferramentas digitais.
“Nosso objetivo sempre foi criar uma conexão autêntica com os consumidores, oferecendo produtos de qualidade e experiência de compra diferenciada”, afirma Menezes.
Para impulsionar suas vendas, a Meu Sapato Preto investiu na compreensão aprofundada da jornada do cliente, utilizando o funil de vendas para personalizar mensagens e atingir os consumidores nos momentos e canais mais adequados.
Entre os destaques das estratégias implementadas estão as lives no Instagram, onde a interação direta com os clientes permitiu apresentar novos produtos, tirar dúvidas em tempo real e fortalecer o vínculo com o público, e as campanhas de e-mail marketing, que ajudaram a criar um relacionamento mais próximo com os consumidores, oferecendo conteúdo relevante e promoções exclusivas.
Menezes conta que a plataforma de automação de marketing da Dinamize foi essencial para a escalabilidade da startup ao permitir a personalização de campanhas e a segmentação do público de forma mais eficaz.
“A Meu Sapato Preto explora de maneira inteligente os recursos de captação de leads e engajamento, tornando o crescimento das vendas uma consequência natural”, explica Carolina Branchi, diretora de integração da Dinamize.
Soluções simples que impulsionam o faturamento
As ações adotadas pela empresa incluíram e-mails de boas-vindas automatizados, com mensagens personalizadas para novos clientes destacando os diferenciais da marca, e a automatização de produtos visitados, com envio de lembretes para clientes que visualizaram itens na loja virtual, aumentando a taxa de conversão.
Além disso, medidas como a recuperação de carrinhos abandonados, com fluxos automáticos que ajudaram a reduzir perdas e incrementar a receita online, e campanhas de cashback, com ofertas direcionadas a segmentos específicos, incentivaram a recompra e fidelização.
A marca também se destacou pelo uso da hiperpersonalização em suas campanhas, indo além da segmentação básica. Utilizando dados detalhados sobre o comportamento dos clientes, além de criar estratégias altamente personalizadas, como e-mails de aniversário contendo ofertas especiais baseadas no histórico de compras do cliente, incentivando as compras antes, durante e depois da data.
Outra aposta foi a segmentação por categorias visitadas, que direcionou campanhas com base nos produtos de maior interesse do cliente. Também promoveu a integração de dados da loja virtual, permitindo a personalização mais precisa das comunicações e ofertas. Segundo Carolina Branchi, essa abordagem é um grande diferencial competitivo.
“A possibilidade de trabalhar com dados aprofundados, integrados à Dinamize, permite que as campanhas sejam muito mais eficientes e impactantes, aproximando os clientes de novas compras de forma espontânea”, afirma Carolina.