Nos últimos anos, a segurança digital tornou-se prioridade crítica para empresas e indivíduos, independentemente do setor de trabalho. Em uma previsão, até o final deste ano, o investimento nesse quesito deve aumentar para 10,5 trilhões de dólares, segundo a Cybersecurity Ventures. Com o avanço das tecnologias, a Inteligência Artificial (IA) passou a desempenhar um papel fundamental na evolução das estratégias de proteção e também para auxiliar no rendimento diário dos profissionais, inclusive para ler e responder dúvidas sobre conteúdos diversos.
IA resume conteúdos e responde dúvidas dos usuários
Após testes práticos e teóricos, a Digital Helper + Assine Bem agregou a IA em sua solução. “Durante a assinatura de qualquer documento, é possível pedir ‘Ajuda com IA’, selecionando opções para interagir. Entre elas, temos: resumo, tipo de documento, partes envolvidas, valores e pagamentos, cláusulas de rescisão, itens falhos, entre outras opções, como a possibilidade de fazer perguntas diversas”, comentou Carlos H. Mencaci, CEO da Digital Helper + Assine Bem.
De maneira geral, esse é o caminho para o futuro. “Para proteger ainda mais nossos signatários, temos um aviso legal explicando como e onde a IA atuará no conteúdo”, acrescenta. Isso adiciona mais uma camada de confiabilidade e permite uma grande otimização do tempo.
Essa automatização promove a eficiência operacional, além de elevar o rendimento de quem está lendo o tratado. De forma prática, isso permite ao usuário focar em tarefas mais complexas e estratégicas, facilitando chegar logo à assinatura final com os termos acertados. De acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, é possível reduzir os custos operacionais em até 30% e expandir a eficiência em até 50% ao robotizar esses processos.
Ainda, um estudo da Gartner, publicado em 2024, revelou como organizações com soluções baseadas em IA conseguiram diminuir o tempo de resposta a incidentes em até 80% em comparação com métodos tradicionais. Da mesma forma, essa tecnologia agiliza operações do dia a dia, como a leitura de um documento.
Inteligência Artificial faz a diferença no dia a dia
Todavia, mesmo resguardado, é certo como a rápida evolução das ameaças cibernéticas é uma preocupação constante. Segundo um relatório da IBM, de 2024, 95% das violações de dados são causadas por erros humanos e ataques maliciosos. Esses números impressionantes refletem a sofisticação e o volume crescente, incluindo ransomware, phishing e malware avançado.
Diante desse cenário, é evidente como os métodos tradicionais de segurança, tais como os firewalls e antivírus convencionais, não são mais suficientes para enfrentar o nível de complexidade das arremetidas modernas. Por isso, contar com a IA é uma estratégia de sucesso, inclusive para a segurança total do negócio.