Com uma projeção de crescimento de 9% para a Black Friday de 2024 em relação ao ano anterior, a expectativa é que este ano a data movimente R$9,3 bilhões no comércio brasileiro, segundo a consultoria Neotrust Confi. A data comercial, junto às vendas de fim de ano, consiste no período mais importante para o varejo, exigindo maior atenção nos esforços de planejamento e estratégia das empresas para a preparação de estoque e logística. Para o Grupo Wine, o grupo número 1 de vinhos no Brasil, este é um momento-chave para potencializar uma das características mais fortes da marca, a omnicanalidade, que também está presente na área de logística, com o cross das vendas do clube de assinatura, lojas físicas, aplicativo e e-commerce, canais voltados ao B2C, além de abastecer grandes clientes de redes B2B, como supermercados, adegas, restaurantes e hotéis, de forma ágil e eficiente.
Para apoiar toda a operação de distribuição dos vinhos Brasil afora, o Grupo Wine conta com um centro de distribuição (CD) localizado em Serra, no Espírito Santo, com 13 mil metros quadrados e capacidade para produzir cerca de 15.000 pedidos diários. Outro CD da empresa fica em Itajaí, Santa Catarina, com mais de 3 mil metros quadrados e dispondo de uma capacidade de armazenamento de mais de 2.5 milhões de garrafas. Além destes dois CDs principais, o Grupo Wine opera instalações nos estados de Minas Gerais e São Paulo, que integram a estratégia descentralizada de estoques da empresa, visando eficiência operacional e agilidade para as demandas mais imediatas.
Nos municípios onde estão localizadas as 16 lojas físicas da Wine, que incluem – São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Ribeirão Preto/SP, Barueri/SP, Campinas/SP, Salvador/BA, Natal/RN, Fortaleza/CE, Recife/PE, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Vitória/ES e Porto Alegre/RS – o grupo oferece entrega expressa em até duas horas durante a Black Friday para compras realizadas no aplicativo Wine Vinhos, frete grátis em compras acima de R$ 199,00 (ver regulamento), além de opções de compra e retirada no local, atendendo à crescente demanda por conveniência e também a compra de última hora.
Germán Garfinkel, VP Corporativo do Grupo Wine, explica como o grupo, detentor das marcas Wine, Cantu Grupo Wine e Bodegas Grupo Wine, organiza o timing diferenciado, requerido para operações B2B e B2C: “No B2B, começamos a abastecer nossos clientes já em outubro para que tenham tempo hábil para se organizar e vender para seus clientes finais em novembro. No B2C, temos promoções durante todo o mês de novembro sempre tendo os sócios do Clube Wine, nosso modelo de assinatura de vinho por recorrência, como prioridade. Outro ponto importante é que nossas lojas físicas funcionam como um estoque avançado de B2B”, diz.
O executivo conta que o planejamento das ações de Black Friday da Wine começa ainda no 1o semestre com um aumento na demanda de produtos importados para garantir que os rótulos avaliados como best-sellers estejam disponíveis no centro de distribuição, à disposição dos clientes. “Queremos estar onde o consumidor está em sua jornada de compra do vinho, por isso temos uma ampla cobertura. Atendemos as principais cadeias de supermercados e restaurantes do Brasil com nossas operações de B2B. Com o nosso e-commerce, atingimos o Brasil inteiro chegando com as ofertas diretamente a casa dos nossos sócios”, explica Germán.
Com entrega em todo o território nacional, em mais de 4.750 municípios, o grupo utiliza uma rede de parceiros de logística para regiões sem lojas físicas, além de uma frota própria nas cidades de São Paulo e Vitória, garantindo agilidade nas regiões de maior demanda e atendimento eficiente em áreas mais remotas. Durante a Black Friday, o time de logística tem sua equipe reforçada em média em 35% para atender aos pedidos do Brasil inteiro e a equipe que cuida do atendimento ao cliente também atua com escala ampliada, para responder às consultas e garantir uma experiência de compra ágil.
“Em épocas como essa em que o volume de venda aumenta consideravelmente, é fundamental que as empresas tenham uma integração eficiente entre seus canais, sejam eles B2B ou B2C, junto com uma equipe qualificada e treinada. Outro ponto importante é manter o foco na gestão do controle dos pedidos, através de monitoramentos e análises de indicadores de desempenho. Por fim, outro ponto de atenção é oferecer o máximo de opções de meios de pagamento para proporcionar uma boa experiência de compra do início ao fim”, acrescenta Germán.
Outro destaque do Grupo Wine este ano é que a Cantu Grupo Wine, responsável pela distribuição de produtos para estabelecimentos B2B, terá a maior Black Friday da história, com mais de 150 rótulos de vinho em promoção. Já o e-commerce da Wine para clientes do varejo mantém a tradição de realizar grandes campanhas e ofertas durante todo o mês de novembro.