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    Economia do escapismo: quais os benefícios para o marketing empresarial?

    As pessoas estão cansadas de tanta informação em seu dia a dia. Interações unilaterais com as marcas, excesso de conteúdos não aderentes a seu perfil e notícias demasiadas estão, mais do que nunca, gerando uma necessidade de fugir dessa realidade. Por mais que esse movimento possa ser algo prejudicial às marcas, também pode ser conduzido de forma estratégica pelo marketing para auxiliar os usuários a relaxarem suas mentes e, ao mesmo tempo, viabilizar um retorno financeiro às empresas – estratégia que ficou conhecida no mercado como economia do escapismo.

    Quando questionados os motivos pelos quais estão querendo fugir da realidade, 42% dos brasileiros afirmaram que buscam escapar “da sua própria mente”, além de 34% que justificaram esse movimento em decorrência “das notícias”, segundo um estudo global da McCann Worldgroup – um excesso de informações que engloba todas as interações online que os usuários se deparam, diariamente, não apenas de portais noticiários, como também de anúncios pagos realizados por uma série de empresas.

    A falta deste cuidado por uma marca pode ser extremamente prejudicial para sua prosperidade e lucratividade. Ainda segundo o estudo global da McCann Worldgroup, como prova disso, 44% dos consumidores querem que as marcas entendam suas frustrações, junto a 56% que desejam que elas forneçam sonhos. Aquelas que não acompanharem e atenderem essas demandas, certamente, perderão espaço no mercado, prejudicando sua imagem, reputação e continuidade.

    Os dados apresentados no estudo mostram a importância das distrações como uma forma saudável de lidar com o estresse do dia a dia. E, neste cenário, uma boa estratégia do marketing é capaz de buscar formas de interagir com esse público de uma forma menos agressiva e one-sided, para a construção de campanhas e transmissão de mensagens mais assertivas, aderentes e não excessivas.  Ou seja, explorar essa temática do escapismo em suas interações com as pessoas, visando não só uma venda, mas a criação de um vínculo.

    Ainda segundo o estudo da McCann, essa economia do escapismo já movimenta US$ 10 trilhões, devendo chegar a US$ 13,9 trilhões em 2028, transformando produtos comercializáveis em momentos de distrações que não apenas auxiliem as pessoas que estão passando por uma ocasião de grande estresse, como também favoreçam as marcas a criar oportunidades de vendas que tragam melhores resultados internos e uma maior satisfação de seus consumidores.

    Para atingir essas metas, as estratégias de advertainment, storytelling, branded content, product placement, marketing de guerrilha e UGC se mostraram eficazes nesse sentido, no que diz respeito a trazer empresas e seus produtos e apresentá-los de modos criativos, de modo em que conseguem uma atenção especial das pessoas por, simplesmente, serem diferentes do comum.

    Utilize essas ferramentas e planejamentos com estratégia e criatividade, ao invés de, simplesmente, desenvolver anúncios simples e massificados sem inteligência por trás, o que acaba por não conseguir atrair, reter e engajar o público-alvo. Caso seja necessário investir mais tempo do que o comum para a criação de ativos que realmente consigam atrair a atenção e criar um brand recall para suas marcas, faça-o! O mercado, há alguns anos, vem apresentando sinais de que “o marketing que não tem cara de marketing” é um dos que mais traz resultados.

    Criar conexão com um público que está esgotado de tantas informações em suas vidas é realmente difícil. Afinal, quando uma pessoa acaba criando uma má experiência com sua empresa, esse sentimento se perdura por muito tempo, capaz de prejudicar décadas de vendas. Mas, uma vez criado esse vínculo, ele se torna forte suficiente para transformar o lifetime value do cliente e a reputação da marca frente a seus concorrentes.

    Renan Cardarello
    Renan Cardarellohttps://iobee.com.br/
    Renan Cardarello é CEO da iOBEE, Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.
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