A HiPartners, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), divulga sua recente análise sazonal do Índice de Performance do Varejo (IPV), que avalia a performance mensal e anual do fluxo de consumidores, vendas e faturamento das lojas físicas e shopping centers de todo o Brasil.
O mês de outubro, marcado pelo Dia das Crianças, foi um período positivo para o varejo, com crescimento significativo em todos os segmentos e regiões em comparação ao mesmo período de 2023 (year-over-year).
O fluxo de visitação, que havia desacelerado em setembro, voltou a crescer, com destaque para as lojas de rua, que registraram um aumento de 6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O gráfico a seguir apresenta o número índice de visitação (jan./2019 = 100) nas lojas de shopping e de rua, destacando essa recuperação.
Em nível nacional, o faturamento registrou aumento de 6%, com crescimento em todas as regiões do Brasil, impulsionado principalmente por Norte e Nordeste, que apresentaram crescimento expressivo de 12% e 10%, respectivamente. Esse desempenho reflete também a variação positiva no ticket médio geral, que teve aumento de aproximadamente 5%. Ambas as regiões também tiveram performance melhor em relação ao movimento de clientes, assim como mostra a tabela abaixo.
FluxoLojas Físicas | Faturamento | |
Centro-Oeste | ▲3% | ▲5% |
Norte | ▲6% | ▲12% |
Nordeste | ▲12% | ▲10% |
Sul | ▲4% | ▲3% |
Sudeste | ▲1% | ▲4% |
Fonte IPV – Índices de Performance do Varejo
No comparativo setorial, “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” foi o maior destaque, com crescimento notável de 51% no fluxo de visitação, consolidando-se como líder entre os setores. Em termos de faturamento, o setor “Outros artigos de uso pessoal e doméstico”, apesar de ter apresentado queda de 5% no fluxo no período, obteve um aumento de 12%. Já “Móveis e Eletrodomésticos” que vinha sofrendo quedas expressivas nos últimos meses, registrou a maior alta do mês entre os segmentos, com 15% a mais de receita em relação a outubro de 2023.
“O desempenho positivo em outubro, impulsionado pelo Dia das Crianças, evidencia o potencial do varejo em datas sazonais. No entanto, o verdadeiro desafio para os varejistas é manter essa performance ao longo do ano. Isso só é possível com o cumprimento de uma agenda robusta de tecnologia, que permita personalizar experiências, otimizar operações e atender às demandas de um consumidor cada vez mais conectado e exigente. A tecnologia não apenas potencializa vendas em momentos de pico, mas também sustenta o crescimento fora desses períodos, garantindo relevância e competitividade contínuas”, comenta Flávia Pini, sócia da HiPartners.
Dia das Crianças: impulso para o varejo
A data representou impacto relevante no varejo, com aumento substancial no fluxo de visitação e faturamento, registrando crescimento de 31% no fluxo de pessoas em lojas físicas e 38% em shopping centers, em comparação com 2023.
Em termos de faturamento e vendas, houve um salto significativo de 51% e 37%, respectivamente, em 12 de outubro. No entanto, ao considerar a semana do Dia das Crianças como um todo, o crescimento foi mais modesto, com aumento de apenas 0,59% no faturamento e queda de 8% nas vendas, destacando a importância do dia 12 em si para o desempenho geral.
Semana do Dia das Crianças vs Semana Anterior (2024) | (Dia das Crianças) 2024 vs 2023 | |
Shopping Centers | ▼4% | ▲38% |
Lojas Físicas | ▼10% | ▲31% |
Segundo Eduardo Terra, sócio da HiPartners e presidente da SBVC, “embora a confiança do consumidor tenha oscilado, recuando 0,7 ponto em outubro após quatro altas consecutivas, segundo o ICC (Índice de Confiança do Consumidor), o varejo segue aproveitando oportunidades em nichos específicos e datas sazonais. O desafio é capitalizar esse crescimento com uma agenda tecnológica robusta, que permita eficiência e resiliência em um ambiente econômico ainda desafiador”.