A Payface, empresa pioneira em soluรงรตes de pagamento por reconhecimento facial, dรก um passo significativo ao expandir seus serviรงos com uma soluรงรฃo que integra a biometria a sistemas de cartรตes Private Label. Essa inovaรงรฃo permite que os consumidores de diversos segmentos realizem, de forma inรฉdita, pagamentos usando apenas o rosto, sem a necessidade de senhas ou cartรตes fรญsicos.
A rede Oscar รฉ a primeira a adotar essa tecnologia, implantando-a em 10 lojas na cidade de Sรฃo Josรฉ dos Campos (SP), onde os clientes jรก aproveitam a conveniรชncia de pagar com o FestCard, o cartรฃo prรณprio da rede, atravรฉs do reconhecimento facial, desde o dia 12/07. A parceria visa expandir a soluรงรฃo para cerca de 100 lojas do grupo atรฉ outubro de 2024, com a expectativa de alcanรงar dezenas de milhares de consumidores que pagam com o cartรฃo da loja todos os meses.
Para Elรกdio Isoppo, CEO da Payface, esse lanรงamento representa dois marcos importantes na estratรฉgia da Payface. Primeiro, a entrada da Payface no ecossistema de emissores de cartรตes private label – uma estratรฉgia desenhada ainda no final de 2023, a partir da aquisiรงรฃo da Smile&Go – com um produto construรญdo especialmente para conectar a base de faces capturada pelos emissores no momento da aprovaรงรฃo do crรฉdito de seus clientes com os respectivos meios de pagamento. Segundo, a expansรฃo das soluรงรตes da empresa para novos segmentos, com enorme aceitaรงรฃo.
“Inauguramos com sucesso o pagamento por biometria facial em um arranjo fechado, marcando nossa entrada estratรฉgica no promissor segmento de calรงados e moda. Essa inovaรงรฃo jรก resultou na adiรงรฃo de milhares de novos usuรกrios ร nossa base, impulsionando exponencialmente a adoรงรฃo da Payface. Esse avanรงo significativo foi catalisado pela aquisiรงรฃo da Smile&Go, consolidando nossa posiรงรฃo como lรญder em soluรงรตes de reconhecimento facial. Estamos entusiasmados com o potencial de crescimento contรญnuo da nossa tecnologia, que se estende desde checkouts fรญsicos atรฉ autenticaรงรตes online.”, afirma Elรกdio Isoppo.
Todos os clientes do Festcard jรก estรฃo prรฉ-habilitados a pagarem com o rosto nas lojas com a tecnologia e novos clientes do cartรฃo, por exemplo, poderรฃo usรก-lo imediatamente apรณs a aprovaรงรฃo, sem esperar personalizaรงรฃo do plรกstico, definiรงรฃo de senha ou instalaรงรฃo de aplicativos. A captura do rosto substitui tudo isso de uma sรณ vez, garantindo precisรฃo e seguranรงa, alรฉm de reduzir contestaรงรตes e fraudes.
Segundo Nelson Cazarine, Diretor do Grupo Oscar, a parceria com a Payface facilita “ainda mais a vida dos clientes da rede, reafirmando o compromisso do Grupo Oscar com a inovaรงรฃo e a excelรชncia no atendimento.”
A soluรงรฃo da Payface totalmente integrada ao ecossistema de emissรฃo e processamento dos cartรตes private label torna a experiรชncia de compra simples, รกgil e segura. Como destaca Carlos Carvalho, Head de Operaรงรตes de Crรฉdito do Grupo Oscar:
“A biometria facial chegou no Cartรฃo FestCard para revolucionar o processo de vendas. Com uma simples fotografia, nossos clientes realizam suas compras com mais agilidade, seguranรงa e praticidade. Uma inovaรงรฃo que transforma a experiรชncia de compras.”
Mesmo com o lanรงamento recente, outras redes tambรฉm jรก aderiram ao reconhecimento facial para resolver dores comuns do mundo do Private Label, como compartilhamento de cartรตes e altos custos operacionais. O Fort Atacadista, que opera o Vuon Card em suas lojas, e o Nalin, cartรฃo de mesmo nome, jรก estรฃo em fase de implantaรงรฃo para levar a soluรงรฃo Payface para suas operaรงรตes no segmento de atacado alimentar e moda, respectivamente.