A Zig, empresa de tecnologia focada em entretenimento, anunciou hoje o lançamento do Cartão Virtual Zig, uma inovação destinada a transformar o consumo em eventos de grande porte. Com um investimento inicial de R$ 2 milhões e planos para investir mais R$ 3 milhões nos próximos 12 meses, a empresa busca reduzir a fricção e os custos no fluxo de compra para produtores de eventos.
O Cartão Virtual Zig combina a praticidade e segurança das principais carteiras digitais, como Apple Pay e Google Wallet, com a inteligência de dados do sistema cashless. Além disso, o produto está alinhado à agenda ESG da Zig, contribuindo para a redução do uso de plástico.
Para o cliente final, o Cartão Virtual Zig oferece conveniência com recargas online simplificadas, praticidade para pagamentos em eventos, bares, restaurantes e baladas, e economia ao eliminar diversas taxas associadas à jornada cashless atual. O cartão também proporciona autonomia para reembolso e controle do saldo.
O funcionamento do Cartão Virtual Zig é simples: o cliente pode adicionar créditos antes de sair de casa, utilizando o aplicativo Zig, ou escanear um QR Code disponível no evento, que o direcionará a uma página de recarga online. Após a confirmação do pagamento, os créditos são carregados no Cartão Virtual, que é salvo na carteira digital do celular do cliente, permitindo pagamentos por aproximação (NFC).
Produtores de eventos de todos os tamanhos podem oferecer aos consumidores uma experiência de consumo mais rápida e segura. O Cartão Virtual Zig é especialmente atraente para clientes com perfil Early Adopters.
“Com o Cartão Virtual Zig, produtores de eventos podem otimizar o investimento em caixas e estruturas de pré-carga. Já os clientes podem criar e adicionar saldo à sua comanda de forma rápida, com menos taxas e menor impacto ambiental, graças à redução no uso de plástico. Além disso, nosso produto possui altos padrões de segurança, utilizando criptografia da Google e da Apple nas transações realizadas pelas carteiras digitais,” explicou Nérope Bulgarelli, CEO da Zig.
O novo produto também oferece uma visão aprofundada do comportamento do consumidor, coletando informações por meio do cadastro simplificado dos usuários, sempre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa inteligência de dados permite entender melhor o perfil do cliente e sua jornada de compra, criando um novo canal de comunicação por meio de push notifications, mensagens personalizadas, promoções e ofertas.
“Até 2030, o número de transações usando wallets aumentará três vezes ao redor do mundo. Vale ressaltar ainda que o Brasil é, atualmente, o 4° país que mais utiliza carteiras digitais”, acrescentou Bruno Lindoso, CEO Internacional da Zig.
Os cartões virtuais proporcionam uma experiência de consumo integrada, oferecendo maior segurança em cada transação, simplificação das operações e coleta de dados valiosos sobre o perfil e comportamento dos clientes. Além disso, sua adoção melhora a qualidade do atendimento, eliminando a necessidade de idas aos caixas de carregamento e permitindo que os clientes aproveitem mais tempo de diversão com menos interrupções.