Há apenas quatro meses, nasceu uma startup brasileira capaz de revolucionar o que já se conhece sobre a automação no e-commerce. Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza já são alguns dos grandes marketplaces que firmaram parceria com a Jodda.ia, software como serviço (SaaS) que cria inteligência artificial (IA) para aprimorar o atendimento digital. E, agora, a próxima conquista da empresa “caloura” no mercado foi o lançamento do Zeny, chatbot desenvolvido para adaptar-se à identidade, aos valores e às políticas internacionais de cada marca que assina a plataforma.
Este ano, o Brasil teve o maior crescimento mundial em e-commerce, representando 6,9% de todas as vendas do varejo nacional, segundo estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Como acontece em outros setores, é um passo natural que a IA passe a estar envolvida em toda essa expansão. O “Scape Report E-commerce”, produzido em parceria entre a Pipeline Capital e o portal E-Commerce Brasil, confirma constatando que o uso de automação envolvendo IA é atrativo para garantir personalização e suporte 24/7 aos consumidores.
Por isso, como explica Felipe Couto, CEO e fundador da Jodda.ia, a startup surgiu com a missão de suprir todas as expectativas de atendimento online, e melhor ainda: com um robô que aprende os valores dos marketplaces para se manter sempre alinhado à linguagem das empresas. “Gosto de pensar que o atendimento ideal sempre será um reflexo da corporação. Um bom vendedor não consegue atender seus clientes sem saber todas as estratégias e limitações de seu negócio. Então, o Zeny foi criado para proporcionar uma experiência completa e totalmente alinhada à imagem que as marcas desejam transmitir aos seus usuários”.
Projetado para atuar exclusivamente em marketplaces, o chatbot opera de forma contínua nas plataformas e sai à frente do mercado com resultados expressivos: reduz até 50% no tempo de resposta e aumenta em 35% a satisfação dos clientes, que deixam avaliações pós-atendimento.
O novo robô da Jodda.ia é integrado aos marketplaces pela própria startup. Após a implementação, passa a captar os dados da plataforma e cada e-commerce tem a autonomia para configurar as respostas do Zeny da forma que preferir, inclusive para abrir a opção de contato com vendedores reais. Toda a solução foi desenvolvida para facilitar ainda mais os processos de automação – necessários para o setor varejista, desde as menores marcas até as gigantes do mercado.
“Hoje, consumidores de todos os níveis econômicos e sociais têm acesso ao comércio online, e a presença de uma IA como o Zeny nos marketplaces pode atender a essa demanda de maneira única, respeitando a identidade das marcas e facilitando uma interação acessível e imediata. Um chatbot personalizado ultrapassa as barreiras do ‘cliente satisfeito’, pois quanto mais ela aprende os valores e políticas da empresa, mais fortalece o relacionamento e a confiança do consumidor”, enfatiza Couto, que também lidera o e-commerce Blance.