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Zenvia divulga resultados do segundo trimestre e primeiro semestre de 2024

A Zenvia, uma das principais provedoras de soluções de CX baseadas na nuvem da América Latina, que capacita empresas a criarem experiências personalizadas, envolventes e fluidas ao longo de toda a jornada do cliente, divulgou hoje suas métricas operacionais e financeiras referentes ao segundo trimestre de 2024 (2T 2024) e ao primeiro semestre de 2024 (1S 2024).

Cassio Bobsin, fundador e CEO da Zenvia, comenta: “Mantivemos nosso foco ao longo do trimestre na implementação do Zenvia Customer Cloud, com o  lançamento muito bem recebido por nossos clientes. Também lançamos em junho nossa solução inovadora de Chatbot com IA Generativa, que permite a criação e implementação de chatbots em poucos minutos. Em apenas dois meses desde o lançamento, já foram desenvolvidos 99 chatbots por empresas de oito setores diferentes na América Latina.. Estamos entusiasmados com as oportunidades geradas por essas inovações e comprometidos em  crescer e fortalecer nossa posição de liderança no mercado. A dedicação da nossa equipe e a resposta positiva dos nossos clientes reforçam nossa confiança no potencial transformador dessas soluções e na nossa capacidade de superar expectativas à medida que evoluímos.”

Shay Chor, CFO e Diretor de Relações com Investidores da Zenvia, afirma: “Entregamos mais um trimestre com sólido crescimento de receita nesse 2T 2024, com margens dentro da faixa do guidance, mesmo levando em conta que o aumento das receitas se concentrou em ambos os segmentos nos grandes clientes corporativos, que normalmente têm margens menores. Vale destacar nesse trimestre a redução significativa nas despesas G&A, que caíram mais de 10%  quando comparadas ao mesmo período do ano anterior, impactando positivamente o nosso EBITDA e atestando nosso compromisso contínuo com o rigoroso controle de custos. Continuamos empenhados em manter o bom momento da Companhia, expandindo o Zenvia Customer Cloud e otimizando  nossas operações com foco na desalavancagem da Companhia.”

Principais Métricas Financeiras
(R$ milhões e %)
2T
2024
2T
2023
A/A1S
2024
1S
2023
A/A
Receita231,2192,919,8%443,8372,019,3%
Lucro Bruto87,570,424,4%168,4149,312,8%
Margem Bruta37,9%36,5%1,4p.p.37,9%40,1%-2,2p.p.
Lucro Bruto Ajustado Não-GAAP100,283,220,4%193,8175,710,3%
Margem Bruta Ajustada Não-GAAP(1)43,3%43,1%0,2p.p.43,7%47,2%-3,6p.p.
Lucro/Prejuízo Operacional (EBIT)10,0-7,0n.a.0,3-19,3n.a.
EBITDA Ajustado33,614,9125,5%46,722,7105,3%
EBITDA Normalizado(2)33,714,9126,1%56,822,7150,0%
Lucro/Prejuízo do Período(15,9)(15,2)5,1%(72,2)(31,9)126,0%
Saldo de Caixa89,4142,6-37,3%89,4142,6-37,3%
Fluxo de caixa líquido das (utilizado nas)
atividades operacionais
18,132,8-44,6%5,3132,3-96,0%
Total de Clientes Ativos(3)11.84914.740-19,6%11.84914.740-19,6%
  1. Calculamos a Margem Bruta Não-GAAP como Lucro Bruto Não-GAAP dividido pela receita.
  2. Em dezembro de 2023, a empresa identificou que a provisão para devedores duvidosos e os custos com amortização de intangíveis estavam subestimados. O valor foi recalculado nas demonstrações financeiras anuais e a Administração revisou retrospectivamente os primeiros seis meses de 2023 para fins de comparação.
  3. Definimos Cliente Ativo como uma conta (baseada em um CNPJ) ao final de qualquer período que tenha sido fonte de qualquer tipo de receita nos três meses anteriores. Já os clientes que não geraram receita nos três meses anteriores são classificados como Cliente Inativo.

Destaques do 2T 2024

  • Receitas totalizaram R$ 231,2 milhões, aumento de 19,8% em relação aos R$ 192,9 milhões registrados no 2T 2023, como resultado da expansão tanto do SaaS (+15,6% A/A) quanto do CPaaS (+22,1% A/A). O crescimento de ambos os segmentos veio principalmente de grandes clientes corporativos.
  • Lucro Bruto Ajustado Não-GAAP de R$ 100,2 milhões, aumento de 20,4% A/A, com Margem Bruta Ajustada Não-GAAP mantendo-se praticamente estável, com aumento de 0,2 pontos percentuais A/A para o nível esperado de 43,3%, conforme destacado em nosso guidance para 2024. Essa redução se deve a:
    • Maior participação do CPaaS no período, principalmente de grandes clientes corporativos com menores margens; e
    • Menor margem SaaS, já que o segmento também cresceu mais em grandes clientes corporativos com margens menores.
  • O número total de clientes ativos caiu para 11,8 mil, sendo 6,8 mil de SaaS e 5,5 mil de CPaaS. Essa redução reflete a limpeza da base de clientes, combinando a implementação do Zenvia Customer Cloud – que unifica os contratos dos clientes SaaS – com a queda em clientes menores de CPaaS que utilizavam poucos volumes de SMS e eram menos rentáveis.
  • EBITDA Normalizado de R$ 33,7 milhões no trimestre, aumento de 126,1% em relação ao 2T 2023, beneficiando-se do aumento das receitas e do rigoroso controle de despesas.
  • Em 19 de junho, anunciamos o lançamento do nosso Chatbot de IA Generativa, uma solução revolucionária para o desenvolvimento de chatbots, tornando o seu desenvolvimento tão simples e intuitivo quanto uma interação pessoal e acessível a empresas de todos os tamanhos que buscam aprimorar e automatizar o atendimento ao cliente. Os principais destaques da ferramenta são a fácil personalização e integração eficiente com múltiplos canais de comunicação, garantindo uma solução superior para todas as necessidades dos clientes. Em dois meses desde o lançamento, 99 chatbots já foram desenvolvidos por empresas em oito setores da América Latina.
  • A migração da base de clientes para o Zenvia Customer Cloud já começou, e a  expectativa é de a implementação esteja completa até o final do ano. Até o momento, observamos níveis saudáveis de receita recorrente, churn e adoção cruzada.

Destaques do 1S 2024

  • Receitas totalizaram R$ 443,8 milhões, aumento de 19,3% em relação aos R$ 372,0 milhões registrados no 1S 2023, em função da expansão tanto do SaaS (+13,8% A/A) quanto do CPaaS (+22,5% A/A).
  • Lucro Bruto Ajustado Não-GAAP de R$ 193,8 milhões, aumento de 10,3% A/A, enquanto a Margem Bruta Ajustada Não-GAAP caiu 3,6 pontos percentuais A/A para o nível esperado de 43,7%.
  • EBITDA Normalizado positivo em R$ 56,8 milhões no semestre, aumento de 150,0% em relação ao 1S 2023, em linha com nossas expectativas e com o guidance de R$ 120 milhões a R$ 140 milhões para o ano de 2024.
Redação E-Commerce Uptate
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