Lançado em 2009 para aplicativos iPhone e em 2010 na Play Store, o WhatsApp é a plataforma de interação mais popular das últimas décadas. Criado inicialmente para que amigos soubessem quando uns aos outros estavam disponíveis para receber ligações, a rede social logo evoluiu para uma logística de mensagens, passando para o envio de áudios, anexos e até postagem de conteúdo. Nos últimos meses, o sistema ganhou ainda um novo objetivo: a disseminação de negócios.
O uso do WhatsApp para negócios pode ser altamente eficaz, desde que as empresas sigam boas práticas para não incomodar os clientes. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, 49% dos usuários não se opõem a receber publicidade, desde que o número tenha sido compartilhado previamente com a empresa. “O WhatsApp passou de um canal de interações pessoais para um instrumento propício de relacionamento personalizado com cliente. Com o consentimento dele, o app pode ser usado, inclusive, para desenvolvimento de produtos e serviços, e até a resolução de problemas complexos”, ressalta Gabriel Lopes, COO e cofundador da Selvia.
A Selvia é um exemplo de como o “WhatsApp First”, estratégia de negócio em que toda a jornada do cliente é realizada dentro do aplicativo, está se consolidando como uma tendência no Brasil. A startup é pioneira ao utilizar a abordagem para, com o uso de inteligência artificial, dar suporte à contabilidade de profissionais de medicina. Percebendo a falta de gerenciamento dos médicos em relação ao próprio dinheiro, a solução foi criada para simplificar e otimizar a gestão financeira dos especialistas em saúde.
“É simples. O WhatsApp é uma ferramenta interativa e talvez a mais simples de manusear nos dias de hoje – o que justifica a sua popularidade. Por isso, serviços ofertados com essas funcionalidades trazem mais facilidade e responsividade ao usuário”, explica Lopes. Segundo o relatório Digital 2023, elaborado pela We Are Social e pela Meltwater, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no país, com 98% dos internautas brasileiros usando-o. Além disso, 83% dos usuários no Brasil disseram que o utilizam para se comunicar com marcas e empresas.
Com a Selvia, os médicos podem obter suporte especializado em abertura de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), assessoria tributária e controle financeiro de forma rápida, fácil e segura, sem precisar baixar nenhum aplicativo ou acessar um site. “Simplificamos a gestão fiscal e os valores recebidos por esses profissionais, auxiliando na organização e potencializando o patrimônio. Além disso, contamos com uma equipe sempre disponível para tirar dúvidas e oferecer orientações”, menciona o executivo.
As soluções WhatsApp First estão ganhando cada vez mais relevância, atendendo às expectativas dos consumidores modernos, que buscam conveniência, personalização e confiança nas interações com as marcas. Funcionalidades como contas de negócios prioritárias, integração com ferramentas como o Dynamics 365 Contact Center da Microsoft e aplicativos que facilitam o envio de mensagens sem salvar contatos mostram como o canal se transformou para ajudar organizações e usuários. Essa evolução é o que permite que empresas como a Selvia inovem no mercado e redefinam o relacionamento com os clientes.