A Lalamove, plataforma líder em entregas sob demanda, completa 5 anos no Brasil em 2024. Nesse período, os adesivos laranja tornaram-se parte da paisagem urbana em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em São Paulo, mais de 30% dos veículos grandes cadastrados são adesivados. Nas 8 cidades onde a plataforma opera, o aumento médio anual de novos veículos grandes adesivados quase quadruplicou desde 2019.
“Carros grandes” incluem utilitários, vans, pick-ups e carretos, explica Helena Lizo, Diretora Geral da Lalamove Brasil: “Transportar grandes volumes com agilidade e conveniência foi uma das principais necessidades identificadas no Brasil, principalmente para quem lidera um negócio”. Por isso, segundo ela, além dos motoristas parceiros, pequenos empresários foram os grandes beneficiados pela chegada da plataforma ao país.
Desde o início da operação no Brasil, a média de crescimento anual em novos clientes corporativos foi de 65%, tendo quadruplicado entre o primeiro e o segundo ano. “Varejistas, principalmente, usam plataformas sob demanda para acelerar entregas, evitando a complexidade de gerenciar equipes próprias, com agilidade e custos acessíveis, fortalecendo a economia local”, completa ela.
Sucesso entre PMEs, MEIs e usuários individuais
Apesar do destaque entre pequenos empresários, a Diretora da Lalamove destaca que a facilidade de cadastro e uso do app também atrai usuários individuais, seja para mudanças ou envio de documentos. Desde o início, o número total de pedidos cresceu em média 155% ao ano, com um aumento de 265% especificamente para veículos como carretos e utilitários.
“Muitos microempreendedores se cadastram com dados pessoais, sendo contabilizados como usuários individuais”, explica ela. É o caso de Leonardo Vesga, dono da Lever Projetos e Instalações: “A principal vantagem são os tipos de veículos disponíveis para transportar peças, mas a velocidade de entrega também é essencial para o bom relacionamento com os clientes”, conta ele.
Vantagens para quem pede e quem faz entregas
Um ciclo virtuoso. É assim que Helena Lizo define o aumento no número de pedidos e de veículos parceiros adesivados. Segundo ela, ambas as partes se beneficiam: “Os donos dos veículos, os motoristas parceiros, têm prioridade nos pedidos, redução das taxas, incentivo mensal e podem escolher as regiões de entrega. Já os usuários ganham em credibilidade e confiança a cada pedido”.
Ela acrescenta: “É difícil andar por São Paulo sem ver um adesivo da Lalamove. No escritório, até brincamos: ‘Quantos adesivos Lalamove você viu hoje?’”. A cidade é um dos principais polos de motoristas parceiros, com um crescimento médio de 234% ao ano. Entretanto, quando falamos apenas em taxa de crescimento, no Rio de Janeiro esse aumento é ainda maior, chegando a 253%.
O crescimento de no número de motoristas cadastrados na plataforma impacta diretamente a eficiência do serviço. Com mais motoristas parceiros em regiões como São Paulo e Rio, os usuários se beneficiam com tempos de espera menores, mais flexibilidade e opções de veículos, atendendo tanto a entregas urgentes quanto a planejamentos logísticos mais complexos.
Sobre o futuro, Lizo, à frente da operação desde 2021, destaca a colaboração com o governo em questões como a regulamentação do trabalho por aplicativos e parcerias com ONGs de renome: “Esses números e conquistas são resultado do trabalho de uma equipe dedicada, que também só cresce”, ela comenta, revelando a mudança para um novo escritório, com capacidade para mais colaboradores, em São Paulo. “Em 2023, dobramos de tamanho pelo quarto ano consecutivo, um feito que se torna mais desafiador a cada ano, mas estamos otimistas com os próximos 5 anos da Lalamove Brasil”, finaliza ela.