Após a movimentada Black November, o foco do varejo se volta para a próxima grande maratona de vendas: o Natal. No entanto, é importante que os lojistas compreendam as mudanças no comportamento do consumidor entre essas datas para ajustarem suas estratégias. Se na Black Friday as compras são majoritariamente pessoais, no Natal, elas se voltam para presentear familiares e amigos.
O faturamento durante a Black November 2024 foi de R$9,3 bilhões, representando um aumento de 10,5% em comparação aos resultados de 2023, segundo a plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, em parceria com a ClearSale Já para o Natal, a expectativa é movimentar R$69,75 bilhões em vendas, como apontado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Como os objetivos dos consumidores tendem a mudar de acordo com a data, é importante observar as diferenças antes de pensar nas promoções. “Enquanto a Black Friday é marcada por compras rápidas e pessoais, o Natal traz uma carga emocional muito maior, com foco em presentes. O lojista que entender essa mudança de comportamento e adaptar suas ofertas, desde a escolha de produtos até a comunicação, estará um passo à frente para conquistar o consumidor e aumentar as vendas”, afirma Bruno de Oliveira, fundador e CEO do Ecommerce na Prática, maior escola de e-commerce do mundo.
Outro fator determinante é o maior poder de compra no final do ano, impulsionado pelo pagamento de bônus e do 13º salário. A Black Friday já foi bastante impactada positivamente pela primeira parceira do 13º salário, dando um salto de 10,5% na comparação ano a ano. Esse cenário expande as perspectivas positivas para o Natal em relação ao volume de vendas.
De acordo com Bruno de Oliveira, é recomendável montar campanhas emocionais, apostar em uma estratégia de kits de presente e, ainda, investir na construção de comunicações ou cartilhas com lista de presentes indicados. “As pessoas começam a pesquisar duas semanas antes das festas, ou seja, depois da primeira semana de dezembro, então se prepare para esse período”, explica.
Outra estratégia que recomenda é começar utilizando sua base de clientes fidelizados, especialmente aqueles que compraram durante a Black November, oferecendo promoções exclusivas. E aqui vale utilizar todos os canais disponíveis, como WhatsApp, redes sociais e e-mails para chegar até esse cliente.
Para o período, é importante também se atentar à logística. As pessoas se preocupam muito se as suas compras online vão chegar a tempo da confraternização. Por isso, é fundamental ter um processo que funcione para que não haja atrasos e, se possível, ofereça condições diferenciadas para uma entrega mais rápida. Facilitar também as trocas e devoluções é indispensável para o período.
Ecommerce na Prática
O Ecommerce na Prática é a maior escola de e-commerce do mundo, uma das 10 maiores iniciativas de conteúdo educativo do Brasil e parte do ecossistema Nuvemshop. Com o propósito de reduzir as barreiras das vendas online por toda América Latina para que qualquer pessoa possa viver de e-commerce, a escola já reúne mais de 38 cursos e 450 aulas em um único lugar, tendo transformado a vida de mais de 130 mil empreendedores.