As peças de vestuário são alguns dos itens favoritos dos brasileiros na hora de comprar. Para se ter ideia, de acordo com levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 6,55 bilhões de peças foram comercializadas no país em 2023 e a previsão é que o faturamento do segmento no mundo inteiro em 2025 seja de US$1 trilhão de dólares. Diante da forte movimentação do segmento, é natural que ele passe por muitas mudanças.
“Em termos de tecnologia, a agitação inicial com o metaverso está diminuindo de maneira geral e a busca é por um uso mais realista. A tendência agora é que esta novidade seja associada à IA tornando as interfaces técnicas invisíveis, transformando os espaços de trabalho e reduzindo a dependência de telas e teclados. Isso pode ser visto na moda também”, explica Andrea Rios, especialista em vendas e marketing, fundadora da Orcas e professora convidada no MBA da Fundação Getúlio Vargas.
Um exemplo de uso da IA na moda é a Reserva, que desenvolveu junto com a fashion tech brasileira de IA Generativa Doris, um provador virtual no site da marca. Com a tecnologia, o consumidor pode provar roupas, usando duas fotos como base e então as peças são colocadas nas imagens. Deste modo, ele vê a roupa em seu corpo. A novidade, além de trazer comodidade para o cliente, reduz as trocas e proporciona uma taxa de conversão maior no online.
A IA generativa colabora ainda com a criação de peças e coleções, prevendo tendências e identificando preferências dos consumidores em termos de estilos, cores e modelagens, aumentando as taxas de sucesso das criações e reduzindo o desperdício. “Exemplo disso pode ser visto em empresas como a Renner, com a maior rapidez na realização de testes, desenvolvimento e confecção de produtos”, esclarece a professora.
Em paralelo à evolução tecnológica no Brasil, o varejo de moda vem se transformando também por meio de fusões e aquisições. “Tivemos a recente fusão da Arezzo&Co com o Grupo Soma, que por sua vez já havia adquirido a Hering em 2020. A Arezzo também já havia comprado o Grupo Reserva”, conta Andrea, que analisa ainda que o setor vem enfrentando muitos desafios. “As perspectivas para 2024 continuam desafiadoras, com um árduo cenário econômico e incerto, competição mais acirrada com marcas internacionais, rápidas evoluções tecnológicas e a constante mudança nas prioridades do consumidor”, define.
Em meio a todas essas mudanças, outro fator vem, cada vez mais, fazendo parte deste cenário: o consumidor brasileiro está cada vez mais consciente sobre sustentabilidade e o papel das marcas. Estudo realizado pela PwC com o Instituto Locomotiva revela que 9 em cada 10 brasileiros das classes C, D e E priorizam comprar de marcas e lojas sustentáveis, aumentando cada vez mais a importância do propósito para empresas e clientes.
“Essa preocupação do consumidor faz todo sentido, visto que a indústria da moda é responsável por cerca de 3% a 8% do total de emissões de gases de efeito estufa. Se nada for feito, essas emissões devem crescer perto de 30% até 2030. Diante disso, existe uma pressão cada vez maior da sociedade para que a indústria da moda se mobilize para reduzir as emissões o mais depressa possível, afinal, os países que devem sofrer o maior impacto também são os mais importantes para a cadeia de produção”, afirma a especialista.
Com tantas transformações no horizonte, o setor de moda no Brasil e no mundo se encontra em uma encruzilhada, onde a inovação tecnológica, as fusões estratégicas e a crescente demanda por sustentabilidade redefinem as regras do jogo. A adaptação e a resiliência serão essenciais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem. À medida que consumidores e empresas se movem em direção a um futuro mais consciente e digital, a moda continuará a desempenhar um papel crucial na economia global, influenciando tendências e comportamentos. Estamos apenas no começo de uma nova era, onde tecnologia e propósito caminham juntos para moldar o amanhã da moda