Em um cenário onde anúncios constantes e insistentes por e-mail, WhatsApp, Instagram e outros canais geram antipatia entre os consumidores, a martech Alot, especializada em construção e gestão de marcas com estratégias de IA, aponta soluções para evitar o excesso de publicidade. Paula Klotz, gerente de mídia e growth da Alot, destaca a importância do uso de inteligência artificial e personalização de mensagens como formas eficazes de melhorar a receptividade das campanhas publicitárias.
De acordo com a pesquisa “The Empowered Consumer” da Accenture, realizada no terceiro trimestre de 2023, 75% dos entrevistados desaprovam o excesso de publicidade, levando 74% dos consumidores a desistirem de compras. Esses números refletem a necessidade urgente de estratégias de marketing mais refinadas e direcionadas.
Paula Klotz explica que o primeiro passo para reduzir esses índices é conhecer profundamente o público-alvo da marca. “Tudo começa com o entendimento de quem é o público-alvo e quais são seus interesses genuínos. A partir daí, é crucial equilibrar o alcance e a frequência da publicidade para ser competitivo sem desgastar o usuário. Além disso, é necessário estar presente nos canais onde o público prefere estar, garantindo que o conteúdo chegue da melhor forma ao potencial cliente”, afirma Paula.
A especialista ressalta a importância de mapear a jornada de compra do cliente e fundamentar todas as etapas em dados, o que garante maior assertividade e insights valiosos para as campanhas. “Na hora de montar o plano de comunicação, é interessante pensar não só na informação que queremos passar, mas também no tom ideal. Por isso, a personalização no atendimento é essencial”, pontua.
A Inteligência Artificial (IA) surge como uma grande aliada na execução dessas atividades. Utilizando dados e informações, é possível repensar estratégias e alcançar resultados mais satisfatórios. “Não podemos deixar de usar a IA, mas é preciso utilizá-la com cautela. Conhecer a fundo como os algoritmos funcionam é fundamental, pois quanto mais as marcas se adaptarem às novas realidades e tecnologias, mais fácil será se destacar e ser relevante”, conclui Paula Klotz.
A adoção dessas práticas pode transformar a forma como as empresas se comunicam com seus consumidores, tornando as campanhas publicitárias mais eficientes e menos invasivas, e consequentemente, reduzindo a rejeição e aumentando a taxa de conversão.