Um plano logístico bem estruturado e eficiente pode transformar um negócio, trazendo grandes resultados financeiros. É o que mostra a parceria entre a empresa especializada em equipamentos de telecom UP2Tech e a DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição. Consolidada no mercado B2B, a UP2Tech buscava dar escala a suas operações de e-commerce para clientes finais quando contratou o DHL Fullfilment Network (DFN), solução para suportar o crescimento de vendas digitais que dá acesso a infraestrutura compartilhada de armazenagem, malha de transporte, tecnologia e equipe especializada. Com a logística fortalecida, a UP2Tech consolidou seu e-commerce B2C e atingiu vendas de R$50 milhões ao mês.
Antes do novo modelo, a UP2Tech tinha desafios em termos de processos e confiabilidade das entregas, o que acabava dificultando o crescimento mais robusto das vendas digitais. “Com o DFN, conseguimos escalabilidade com segurança. A DHL tropicalizou seu modelo global na área de e-commerce e demonstrou grande flexibilidade operacional e de integração de sistemas. Com isso, temos um ambiente controlado, seguro e com processos bem desenhados, o que proporciona um desenvolvimento constante e taxa de devoluções próxima a zero”, afirma o CEO da UP2Tech, Rodrigo Abreu.
A DHL Supply Chain, por meio do DFN, realiza toda a logística de e-commerce da UP2Tech, desde o recebimento dos produtos, checagem, estocagem, separação de pedidos, expedição e transporte. Nesta última área, a entrega é realizada tanto para abastecer os armazéns de marketplaces parceiros, como para clientes finais, por meio dos modais rodoviário e aéreo. A DHL realiza ainda a etiquetagem de alguns produtos e a logística reversa no caso de trocas. Destaque também para a rápida transição de modelo (foram apenas seis semanas e às vésperas da Black Friday) e a visibilidade online de ponta a ponta do processo logístico por meio da plataforma MySupplyChain.
“Ao acessar o DFN, a UP2Tech teve outros benefícios importantes. Imobilizou menos capital em estruturas logísticas, acessou a escala e abrangência da rede da DHL pelo Brasil e captou sinergias para momentos de pico de vendas. Tudo isso com pagamento sob demanda, formato que se encaixa muito bem para o e-commerce cujos volumes têm grandes variações”, ressaltou Ligia Pucci, gerente geral de DFN da DHL Supply Chain.
O diretor de e-commerce da UP2Tech, Taylan Blanco, acrescenta ainda que “no desenho com o provedor anterior, gastávamos muito tempo em supervisão e para garantir que os SLAs acordados seriam cumpridos. A DHL resolveu uma série de gargalos e nos entregou uma operação redonda que nos permite focar em nosso core business. Além disso, temos uma equipe muito qualificada no projeto e um atendimento próximo. Tudo isso nos dá segurança para avançarmos com nosso plano de expansão e atender picos de volume como a Black Friday e outras ações promocionais tão importantes neste mercado”.
A UP2Tech e a DHL Supply Chain têm planos de expandir a parceria. A ideia é aproveitar a rede de hubs da DHL pelo país para avançar o estoque em mercados estratégicos, reduzindo o lead time de entregas. De outro lado, a UP2Tech estuda se conectar à rede DFN nos EUA a fim de alavancar suas vendas digitais no mercado norte-americano em um modelo semelhante ao que é adotado no Brasil.