De acordo com dados divulgados pela Kissmetrics, plataforma de automação, monitoramento e engajamento de marketing digital, 71% dos consumidores declaram que a avaliação positiva de uma marca está diretamente relacionada a respostas rápidas e eficazes. Ao mesmo passo, o relatório Future of Sales, da Gartner, revela que 33% dos compradores desejam experiências sem vendedores. Neste cenário, a automação do atendimento ao cliente tem-se feito cada vez mais presente no setor varejista.
Segundo Marcos Schütz, CEO da VendaComChat, rede especializada nos serviços de automação do Whatsapp, o recurso tornou-se uma necessidade. “Ao automatizar os processos de vendas é possível transformar a experiência do cliente, oferecendo suporte imediato e personalizado, de modo a aumentar a satisfação e a fidelidade do consumidor”, comenta o executivo.
Conforme Schütz, um dos principais benefícios da automação no atendimento é a diminuição do tempo de resposta. A informação é endossada por um levantamento da agência de marketing digital Dbout Mídia, que revelou que quando os clientes são respondidos em menos de 10 minutos, as chances de conversão aumentam em 70%.
“Atualmente, no Brasil, 70% das vendas começam pelo WhatsApp e a automação de mensagens pode expandir o volume de comercialização em até 40%, isso porque, além de estar disponível para os consumidores 24 horas por dia, 7 dias por semana, a tecnologia viabiliza que a equipe se concentre em estratégias criativas de crescimento, melhorando a eficiência e permitindo o alcance de novos clientes com menos esforço”, explica o CEO.
Segundo o levantamento 37 Stats That Make the Case for Sales Automation in 2024, elaborado pela Hubspot, revela que os profissionais de vendas estimam economizar cerca de duas horas e 15 minutos diariamente ao utilizar soluções de Inteligência Artificial (IA) e automação para tarefas manuais.
Para além da diminuição do período de resposta, aumento da conversão de vendas e economia de tempo, Schütz afirma que a automação do atendimento viabiliza interações personalizadas. “Esse tipo de solução permite que os vendedores criem conexões autênticas com os consumidores, pois facilitam a coleta, a armazenagem e a consulta de dados. Desta forma, é possível elaborar mensagens individualizadas que mostram que a marca realmente se importa com as necessidades e expectativas dos clientes”, esclarece.
Segundo Schütz, em 2025, o atendimento personalizado e relevante será aplicado por meio de tecnologias como IA e automação avançada, integradas a plataformas que analisam e interpretam dados instantaneamente. Apesar disso, o executivo alerta para o fato de que o sucesso no atendimento ao cliente dependerá de uma abordagem equilibrada entre tecnologia e humanização. “Ferramentas como IA, automação e análise de dados trazem eficiência, mas é a empatia e o cuidado humano que criam conexões genuínas e fidelizam os clientes. Desta forma, o atendimento deve ser continuamente revisado e aprimorado com base em feedbacks, tendências e novas tecnologias, assegurando que as empresas se adaptem às expectativas dos consumidores em constante evolução”, finaliza.