A Quality Digital, empresa listada na BM&FBOVESPA e especialista em soluções digitais inovadoras de alto valor, uniu forças com a Tá no Bolso, startup focada em produtos para o comércio conversacional, para lançar o Chat-Commerce, única ferramenta capaz de concluir compras diretamente pelo WhatsApp, sem que o usuário precise sair do aplicativo.
O Chat-Commerce surge como resposta a uma necessidade do mercado, já que nenhuma outra solução permite a conclusão de compras exclusivamente dentro do WhatsApp. “Percebemos a carência de uma ferramenta como essa no mercado e procuramos a Quality Digital, por conta do seu conhecimento de comércio digital, para nos ajudar a desenvolver”, explica Fábio Rito, Co-CEO e co-fundador da Tá no Bolso. “Um dos pontos fortes do Chat-Commerce é que qualquer pessoa consegue utilizar pelo número verificado do lojista, já que todos os passos são 100% realizados por mensagens no WhatsApp, para que não seja necessário acessar links e se arriscar a cair em golpes”, complementa Rito
De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, o WhatsApp está presente em 99% dos celulares no Brasil, sendo o meio preferido de comunicação dos brasileiros. Com a projeção de crescimento das transações em comércio conversacional atingindo US$ 135 bilhões até 2027, conforme estudo da Juniper Research, a Quality Digital aposta na tendência de expansão desse mercado, oferecendo aos lojistas uma solução que aumenta a experiência do cliente, proporcionando compras personalizadas e descomplicadas em tempo real.
Além de inovar na jornada de compra, o Chat-Commerce se destaca ao abordar o problema do abandono de carrinho, que atinge 82% das transações segundo pesquisa da E-commerce Radar. “A ferramenta entra em contato com o cliente via WhatsApp, relembra os produtos deixados no carrinho com descrição, foto e condições comerciais, confirma dados de entrega e efetua a transação, tudo pelo aplicativo”, detalha Rito.
Totalmente integrado à plataforma VTEX, com tempo médio de 30 dias para implementação, o Chat-Commerce também pode ser implementado em outras plataformas de e-commerce. Outro diferencial é a ausência de necessidade de cadastro prévio de cartões. A solução cruza os dados do cliente e do lojista para localizar o meio de pagamento preferido, simplificando e agilizando o processo de compra.
Com essa tecnologia, os lojistas podem aumentar as taxas de conversão, melhorar a experiência do cliente, se destacar da concorrência e obter um bom retorno sobre o investimento, além de fidelizar clientes e eliminar barreiras para compras. A solução recria a sensação de uma loja física no ambiente digital, oferecendo benefícios tanto para grandes quanto pequenas empresas, como:
- Finalização de compras diretamente no WhatsApp
- Ampliação do acesso ao comércio eletrônico
- Resgate de vendas abandonadas no carrinho
- Venda direta e proativa com uso de inteligência artificial
- Cross-selling e up-selling de produtos e serviços
- Click-to-pay
- Pagamento via PIX, sem precisar acessar o app do banco
- Interações diversas via WhatsApp
- Venda em outras mídias sociais
Com fácil implementação e vantagens tanto para clientes quanto para lojistas, o Chat Commerce emerge como uma nova e exclusiva opção de compras no mercado. “Mesmo sendo uma novidade, já temos lojistas adotando a solução, e a previsão é de crescimento contínuo conforme a ferramenta se populariza entre os consumidores”, comenta Julio Britto Jr., CEO da Quality Digital. “Além de seus benefícios, acreditamos que a ferramenta ficará popularizada também por conta de sua possibilidade de ser utilizada por empresas de qualquer porte, beneficiando tanto pequenos quanto grandes negócios”, finaliza o CEO.