A Apex-Brasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com Serpro, Sebrae, Embratur e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), promovem a Missão de Internacionalização para startups brasileiras interessadas no mercado europeu. A missão desembarca em Portugal, no mês de novembro, para atuar no Web Summit, uma das maiores conferências de tecnologia, empreendedorismo e inovação do mundo.
A delegação brasileira será composta por até 80 empresas de base tecnológica, com soluções escaláveis e com potencial de abertura de operação em Portugal ou na Europa. São reservadas 25% das vagas para startups lideradas por mulheres, 25% para startups das regiões Norte e Nordeste e 50% para startups de qualquer região. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 18 de agosto e podem ser feitas na página do programa.
Benefícios
As startups selecionadas para a missão terão acesso a uma série de benefícios, incluindo:
- Acesso ao Programa de Startups do Web Summit: cada empresa terá direito a três credenciais, um dia de exposição e a participação em todas as atividades do referido programa.
- Atividades presenciais em Lisboa: durante o evento, os participantes poderão desfrutar de treinamento de pitch presencial, seminários sobre o ecossistema local e eventos de inovação.
- Capacitação e mentoria: todas as startups selecionadas participarão de uma capacitação obrigatória que acontece de 9 de setembro a 31 de outubro. Além disso, poderão escolher entre três trilhas opcionais, conforme seus objetivos na missão.
Trilha Serpro
A estatal de tecnologia do governo federal participa pela terceira vez da Missão de Internacionalização no Web Summit e será responsável pela trilha “Programa Serpro de parceria com Startups”, indicada para empresas que utilizam tecnologia da informação no core de seus negócios. Temas como biometria, segurança da informação, APIs massivas e modelos de negócio escaláveis serão discutidos nessa capacitação.
As outras trilhas opcionais são para empresas que buscam investimento estrangeiro e aquelas que desejam abrir operações em Portugal.
Brasil unido pela inovação
Para Loyanne Salles, superintendente de Comunicação e Marketing do Serpro, o apoio da estatal à Missão de Expansão Internacional reforça seu papel como a principal empresa pública de tecnologia da informação do governo brasileiro. Este esforço conjunto, segundo ela, demonstra a união do governo em promover e expandir o mercado de startups nacionais, tanto no Brasil quanto no exterior.
“Ao impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico, buscamos posicionar o Brasil como um hub global de inovação. O Web Summit não é apenas uma vitrine de inovação, mas um catalisador de oportunidades que transforma ideias em negócios globais. Além disso, a missão se consolida cada ano como uma estratégia eficaz, abrindo portas para novos mercados e parcerias estratégicas, fortalecendo também a marca Serpro junto a esse ecossistema”, avalia a superintendente.