A Riverdata, startup de visão computacional que usa tecnologias proprietárias de inteligência artificial (IA) para aumentar a produtividade do varejo, anunciou a entrada de Cesar Bentim como o novo conselheiro consultivo. Com vasta experiência no mercado farmacêutico, o executivo traz consigo uma expertise já reconhecida no Brasil para auxiliar a empresa em sua estratégia de crescimento e atuação no setor.
Bentim tem 54 anos, é formado em Publicidade pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Com a especialização, desenvolveu habilidades em comunicação dedicada à área da saúde, análise de mercado e estratégias, acumulando experiência em gestão de produtos, equipes de vendas, diretoria de negócios e na liderança do relacionamento com parceiros estratégicos da IQVIA. Além disso, é professor da ESPM e da Fundação Instituto de Administração (FIA), onde é responsável por compartilhar suas habilidades com as futuras gerações de profissionais.
“Minha maior motivação é impulsionar o crescimento e otimizar processos de maneira concreta, explorando como posso usar minha experiência para ajudar empresas a prosperarem. E a minha participação na Riverdata vem para unir meu conhecimento sobre o mercado farmacêutico às tecnologias oferecidas pela startup, que tem um potencial fora da curva para revolucionar qualquer segmento do varejo”, afirma Bentim.
Segundo o levantamento “Inteligência Artificial no Varejo”, da Central do Varejo, 47% dos varejistas brasileiros já utilizam IA em 2024. A pesquisa, que reuniu 307 profissionais, revelou que as principais barreiras para quem não adotou a ferramenta até o momento envolvem falta de conhecimento (52%) e infraestrutura (26%) para a implementação. Fundada 2020, a Riverdata nasceu com o propósito de auxiliar as empresas nesse processo, oferecendo uma plataforma que aumenta a produtividade da loja por meio de visão computacional e inteligência artificial, fornecendo insights que trazem retorno sob investimento (ROI).
De maneira prática, o sistema é integrado à IA para capturar todo o comportamento dos consumidores e do estabelecimento, como o tempo de permanência e a média de espera na fila do caixa. Depois, com os dados coletados e analisados pela plataforma, a IA divide esses e outros indicadores-chave de desempenho por meio de uma interface conversacional com o usuário. Como resultado, os usuários da Riverdata podem transformar dados brutos em eficiência estratégica, sabendo como podem melhorar a experiência do cliente e otimizar a operação de seus colaboradores, por exemplo.
Claudio Junior, CEO e fundador da startup, explica que a associação de Bentim à Riverdata é um reflexo do compromisso da empresa em fortalecer sua atuação no segmento farmacêutico, oferecendo soluções para as necessidades específicas do setor. “A chegada do Cesar agrega um valor inestimável ao time, pois fortalece nosso objetivo de capacitar os estabelecimentos do setor com tecnologias inovadoras e práticas, baseadas em dados reais. Acreditamos que todo empreendedor pode possuir uma plataforma simples para entender o funcionamento e o retorno de seu negócio, e nosso foco é oferecer essa ferramenta, que dê um retorno visível e quantificável.”