De acordo com a Confi.Neotrust, a expectativa para este ano é que o faturamento durante o período de quinta-feira a domingo da Black Friday 2024 cresça 9,1% em relação ao ano passado. Esse crescimento coloca a arrecadação prevista em R$ 9,3 bilhões, reforçando a importância dessa data para o varejo online. Além disso, dados do Google revelam que o Brasil é o país mais otimista da América Latina em relação ao uso de IA. No entanto, 50% dos líderes empresariais acreditam que os clientes ainda não compreendem plenamente as possíveis aplicações dessa tecnologia.
Para empresas que buscam alavancar seus negócios, a adoção de inteligência artificial integrada a soluções low-code representa uma boa oportunidade de acelerar a transformação digital sem demandar altos custos e longos períodos de desenvolvimento. “Com essas ferramentas, mesmo empresas que não contam com grandes equipes de TI podem otimizar suas operações e oferecer uma experiência de compra competitiva e personalizada”, explica Lucas Felisberto, VP de Sales & CS da Jitterbit.
Segundo o especialista, a combinação de IA e low-code oferece diversos benefícios para o e-commerce durante a Black Friday, como a automação de processos para aumento de tráfego, seja nas plataformas de vendas ou nos canais de atendimento. Outro uso apontado pelo especialista é que soluções de machine learning podem ser treinadas para identificar padrões de consumo e ajustar automaticamente os preços ou promoções, garantindo que as margens de lucro sejam preservadas enquanto os consumidores encontram as melhores ofertas.
“Ao integrar IA com plataformas de e-commerce low-code, é possível implementar soluções que fazem previsões mais precisas de inventário, evitando tanto o excesso de produtos quanto rupturas de estoque. Essa automação é particularmente importante, considerando que a logística rápida e eficaz se torna um fator decisivo para o sucesso das vendas durante a Black Friday. Empresas que conseguem entregar produtos rapidamente e sem problemas logísticos são mais propensas a conquistar a fidelidade dos clientes”, comenta Lucas.
De acordo com a pesquisa da Jitterbit com a Censuswide, a automação de tarefas rotineiras é uma expectativa dos trabalhadores com a popularização da inteligência artificial generativa, com 46% dos trabalhadores entrevistados destacando a redução do tempo gasto na coleta de informações de sistemas e aplicativos de trabalho. Soluções low-code com IA permitem criar ambientes de teste para validar funcionalidades importantes, como alterações de preços, promoções, carrinhos de compras e opções de pagamento e envio, tornando a jornada na data menos trabalhosa.