O mercado de brinquedos registrou um desempenho positivo entre os dias 2 e 15 de setembro, período em que o varejo estimula as vendas com a Semana do Brasil e Dia do Cliente. Houve crescimento significativo em todas as 11 supercategorias do mercado de brinquedos analisadas, em comparação com as duas semanas anteriores (de 19 de agosto a 1º de setembro). O crescimento geral do segmento de brinquedos foi de 17%, conforme dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo.
O e-commerce foi o grande protagonista do período, apresentando um crescimento expressivo de 34%, enquanto as lojas físicas registraram aumento de 14% nas vendas. O canal online foi especialmente relevante para categorias de maior valor agregado, com a categoria de Brinquedos Externos e Esportivos liderando o crescimento com 45%, seguidos pelas Bonecas (44%) e os Blocos de Montar, que registraram um aumento de 43%.
A análise revelou ainda que estas três categorias também lideram o ranking de maior ticket médio no e-commerce. Os Brinquedos Externos e Esportivos, impulsionados principalmente pelos carrinhos elétricos para crianças, apresentam preços 253% acima da média do canal online. Na sequência, aparecem os Blocos de Montar, com valores 83% superiores à média, e as Bonecas, com preços 50% acima.
“Os dados demonstram que os consumidores aproveitaram as promoções do período para investir em brinquedos de maior valor agregado, especialmente através do e-commerce, onde tradicionalmente encontram ofertas mais atrativas”, destaca Ana Weber, diretora da Circana.