Carreira que exige foco e dedicação intensa, o empreendedorismo é realidade para 19,5% da população brasileira (cerca de 42 milhões de pessoas), segundo a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Somente entre micro e pequenas empresas, mais de 27% do PIB brasileiro é gerado, segundo o Sebrae. Com toda esta responsabilidade, empresários e grandes executivos estão sujeitos a questões como estresse e outros problemas de saúde mental ao longo da carreira. De acordo com o estudo da rede Endeavor denominado “Saúde e Performance de Pessoas Empreendedoras”, tais efeitos atingem 7 a cada 10 empresários no Brasil.
Para manter os pés no chão e buscar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, CEOs de marcas nacionais compartilham estratégias aplicadas no dia a dia que são fundamentais na preservação da saúde mental.
Eleandro da Costa, CEO da Jumper! Profissões e Idiomas
“Reservo toda sexta à noite para jantar fora e fazer algum programa em casal”
A entrada de Eleandro Costa na rede Jumper! Profissões e Idiomas, exigiu muita entrega e dedicação. Antes de se tornar CEO e sócio, ele começou como franqueado com sua mulher e os dois trabalhavam das 8h às 22h, de segunda à sábado e às vezes até aos domingos. Com o passar do tempo, ele começou a sentir dores de cabeça, tontura e foi diagnosticado com pressão alta. Assim que iniciou um tratamento, ele redobrou o cuidado com a saúde física e mental, conseguiu se recuperar e parou de fazer uso dos medicamentos em apenas dois meses. “Busquei mais conhecimento sobre inteligência emocional e isso foi fator determinante em meu desempenho e qualidade de vida, pois me preparei para enfrentar os desafios do dia a dia e sendo mais efetivo nas tomadas de decisões”, disse o CEO. Após a mudança, o negócio cresceu, Eleandro passou a cuidar de mais franquias e a dividir o seu tempo também com seus dois filhos, sendo presente nas programações em família, nas atividades com as crianças e claro, na vida a dois com sua esposa: “Apesar da expansão de franquias e o negócio crescendo cada vez mais, sempre tiramos tempo de qualidade e criamos muitas memórias juntos. Tiramos um tempo para os filhos e para o casal, pois eu e minha esposa reservamos toda sexta à noite para jantar fora e fazer algum programa a dois”, disse. Outra atividade que Eleandro não abre mão é a prática de atividades e sua vida espiritual com Deus. Ele faz academia duas vezes na semana, pratica corridas de 5km frequentemente e joga futebol duas vezes na semana. As viagens também fazem parte da manutenção da saúde mental do CEO, que otimiza o tempo ouvindo podcasts e audiolivros sempre voltados ao franchising, inteligência financeira, gestão de equipes e empreendedorismo.
Thiago Ferreira Lima, CEO da Clínica Seven
“Corpo, mente e alma alinhados”
Para o executivo, é primordial cuidar de si e da família para equilibrar-se e isso refletir nos negócios. “Costumo dividir meu cuidado pessoal em três pilares: corpo, mente e alma. Meu dia começa às 5h. Diariamente acordo nesse horário e, em casa mesmo, pedalo enquanto consumo conteúdos ligados aos negócios, como podcasts e vídeos. Aí então começo minha rotina familiar, acordando meus filhos para tomar banho e café da manhã todos juntos. Quando saem para a escola, volto aos meus cuidados pessoais com musculação e leitura de notícias do dia. Muitas vezes uso o fim da manhã, enquanto estou sozinho, para rabiscar novos projetos e ideias para a Clínica Seven. No período da tarde me dedico à empresa, analisando resultados, distribuindo as demandas e alinhando as novas estratégias com líderes e diretores. Minhas noites são reservadas para minha família e leitura de livros sobre desenvolvimento pessoal. É assim que concilio minha rotina entre trabalho e vida pessoal”, afirma o CEO.
Giordania Tavares, CEO da Rayflex
“Procuro me dedicar em cada tarefa do dia. Ou seja, quando estou no trabalho, estou no trabalho e quando estou em casa me dedico às coisas de casa”
Separar o trabalho de atividades pessoais é fundamental para garantir um equilíbrio saudável e alcançar uma boa qualidade de vida. “Como viajo bastante a trabalho, sempre reservo um tempinho para curtir o local, isto me dá uma sensação boa não apenas de tarefa cumprida do trabalho. Além disso, procuro estar com o meu filho e esposo, fazendo atividades como ficar na praia, caminhar, andar de bicicleta e outras atividades totalmente diferentes da minha rotina empresarial. Gosto de estar com os amigos, viajar e, de ficar comigo mesma, para, por exemplo, passar algumas horas em casa cuidando de plantas e de vez em quando, tomar uma taça de vinho, ouvindo uma boa música”, comenta Giordania.
Felipe Otoni, CEO da SegSmart
“O principal é definir horários e metas de cada coisa”
Disciplina é a palavra de ordem para quem deseja balancear a rotina de forma saudável. “No meu caso, levanto às 05h da manhã, tomo café, vou estudar e todos os dias, às 07h, treino. Depois volto para o trabalho e separo um horário para ter reunião com líderes e sócios, sempre formando novos líderes por meio do compartilhamento de conhecimento. O principal é valorizar, ter horário para todas as coisas e sempre definir pessoas, cada vez mais capacitadas, para poder absorver as demandas. Além disso, algo que me ajuda bastante é estar em uma rede de network que estão dez anos na frente a nível de resultado e qualidade de vida, pois eu aprendo muito. Minha rede de network é com grandes CEO’s que me ensinam muito, que mostram o que eles fizeram, o que deu certo e o que eles fazem no dia a dia para poder coordenar uma grande companhia”, conta Otoni.
Angelo Max Donaton, CEO e fundador da Lavô
“Aprendi a delegar e tenho uma vida bem regrada”
Agenda organizada, com horários definidos e tarefas delegadas para seus responsáveis são primordiais para a rotina do empresário. “A primeira coisa que eu tenho em mente é delegar. Isso aí eu custei a aprender, mas quando aprendi eu vi que realmente é essencial. Precisamos saber delegar e entender que nós não somos insubstituíveis, que podemos confiar e fazer com que as pessoas ao nosso redor tenham ali atitude e consigam tomar as decisões. Outra coisa importante é se conhecer. Por exemplo, eu sou uma pessoa que não funciona muito bem de manhã, então faço as reuniões e tomo decisões sempre a partir das 10h. Também tento sempre ter horário para tudo. Eu almoço sempre ao meio-dia e tomo um café ou como algum lanche às 3h da tarde. Tenho uma vida bem regrada e giro tudo em torno disso. Tento ao máximo não sair muito dessa rotina para que eu consiga conciliar a minha vida pessoal com a minha vida profissional.
Cristiano Corrêa, CEO da Ecoville
“Tenho duas proteções de tela no celular: a foto corporativa avisa que estou no trabalho, e quando estou em casa, uso uma foto da família”
Microférias com a meta de 12 viagens por ano com a família, emendando os feriados, fazendo o planejamento antes do ano começar. “Eu tenho uma menina de 10 anos e um menino de 6, então quando estou em casa, o horário do meio-dia eu reservo para receber minha filha que vem do colégio. À tarde eu levo meu filho para a escola. Também sou eu que dou banho nele e o preparo para dormir. No final de semana, quanto o tempo permite, vamos à praia, andamos de bicicleta. Se o clima não ajuda, vamos ao cinema. E tenho, ainda, duas proteções de tela no meu celular, que é um aviso para a família: quando estou no trabalho, uso uma foto corporativa, e quando estou em casa, uma foto da família, assim eles sabem que estou disponível não apenas de corpo, mas de mente. Ter esta rotina próxima à família é fundamental para eu manter o equilíbrio profissional, porque não me sinto em falta em nenhuma das minhas atividades, como executivo e chefe de família.”
Edson Ramuth, CEO da Emagrecentro
“Nas refeições, desligo o celular e aproveito para me dedicar às atividades pessoais”
Saber identificar as prioridades nas tarefas do trabalho e na vida pessoal é essencial para manter uma boa saúde mental e garantir um desempenho eficaz. “Por isso, valorizo uma abordagem equilibrada que inclui dedicar tempo a momentos com a família, como viagens, idas ao teatro e cinema, e jantares com amigos. Além disso, organizo minha agenda para incluir atividades de lazer que ajudam a reduzir o estresse, como frequentar a academia, jogar tênis três vezes por semana, manter uma alimentação saudável e garantir pelo menos sete horas de sono por noite. Também faço questão de desligar o celular durante o almoço e o jantar para aproveitar melhor os momentos com a família. Essas práticas não só promovem o bem-estar, mas também contribuem para uma produtividade mais alta e uma maior satisfação em todas as áreas da minha vida”, comenta Ramuth.
Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil“Escolhi o endereço do meu escritório próximo a escola do meu filho para poder conciliar com os horários de aula”
Para alcançar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, a empresária optou por um escritório estrategicamente localizado próximo à escola do filho. “Deixo o carro no estacionamento e vou caminhando com ele até a escola, aproveitando esses momentos juntos. Depois, volto para o trabalho e, ao final do dia, o busco. Antes, era o motorista que fazia isso, mas preferi mudar para ter mais tempo de qualidade com minha família. Em casa, sempre dedico um tempo para estar com meu filho e meu marido. Valorizo nosso jantar em família, e nos fins de semana, buscamos estar com amigos e familiares. A cada trimestre, também faço uma pausa para viajar com minhas amigas. Além de cuidar da saúde emocional e familiar, mantenho uma rotina de exercícios físicos diários, completando 10 mil passos por dia, que acompanho com um aplicativo. Faço musculação de segunda a sexta, geralmente à noite, para garantir consistência, e até levo meus equipamentos quando viajo. Minha alimentação é controlada, sempre levo minha comida para o escritório porque acredito que uma dieta equilibrada é essencial para manter a mente e o corpo saudáveis. Também reservo espaço para a espiritualidade, pois acredito no equilíbrio entre corpo, mente e espírito como o segredo para manter o bem-estar em todas as áreas da vida,” finaliza.
Rafael Schinoff, CEO da Padrão Enfermagem
“Procuro dividir as tarefas por turnos”
É importante organizar a agenda de compromissos pessoais e profissionais semanalmente para manter o foco e priorizar as atividades mais importantes. “Pela parte da manhã me dedico a tarefas estratégicas e operacionais, como responder e-mails, analisar relatórios financeiros, fazer pagamentos e avaliar novos investimentos para aprimorar o know-how da marca. À tarde, foco em reuniões, tanto online quanto presenciais, além de auxiliar diretamente a equipe de vendas de franquias para a expansão da rede e treinamento de novos franqueados. Também invisto em networking, buscando novas oportunidades e parcerias estratégicas para fortalecer a marca. Conto com uma sócia muito parceira que é responsável pelo relacionamento com a rede e uma equipe qualificada responsável pelo suporte operacional e marketing institucional, o que me garante total apoio nas outras atividades. Para manter o equilíbrio mental, reservo as noites para atividades pessoais e os finais de semana para fazer pequenas viagens à serra gaúcha ou ao litoral, que me permitem descansar e renovar as energias”, comenta.
Alexandre Ravani, CEO e fundador da PróRir
“Tirar períodos de férias ao longo do ano me ajuda a descansar e manter a saúde mental”
Ao longo do ano, o empreendedor tira férias de 15 a 20 dias para fazer uma viagem mais longa e, uma vez por semestre, reserva cinco dias para uma mini férias para descansar e manter a saúde mental. “Meu dia começa cedo, às 6:30, e termina por volta das 18:30. Após esse horário, tento fazer alguma atividade física como musculação, aeróbico ou uma caminhada na orla da praia. Isso reduz meu estresse e me ajuda a ter força para me manter bem ao longo da semana”, diz Ravani.
Rosane Orth Argenta, CEO da Saúde Livre Vacinas
“Tentamos conciliar viagens de trabalho com microférias em família”
Organizar o tempo por etapas e criar um planejamento básico do ano sobre os projetos que serão realizados, incluindo as principais viagens de trabalho e de férias são as estratégias que funcionam para a Rosane Orth Argenta, CEO da Saúde Livre Vacinas. “Uma coisa que sempre fizemos, foi conciliar viagens de trabalho com microférias em família, às vezes por coincidência já que as viagens de trabalho e estudo acabam sendo muitas vezes em locais turísticos. Ou então vamos mesmo para conhecer lugares novos e explorar mais cidades já bem conhecidas, como por exemplo São Paulo, que oferece sempre muitas novidades em cultura, gastronomia e lazer”, diz Rosane, que é sócia fundadora da rede ao lado do marido, Fabio Argenta. Ela também organiza todas as ações necessárias para obter o resultado desejado mensalmente, semanalmente e diariamente. Durante o dia, a CEO não abre mão das ações essenciais e é flexível com atividades secundárias, que podem ser executadas em outro horário. Ela também sempre reserva um tempo para a família e para fazer atividades físicas, que são essenciais para seu bem estar e equilíbrio emocional, como andar de bicicleta e colocar a leitura em dia.
Henrique Galvani, CEO da Arara Seed
“O equilíbrio começa com a recarga da bateria social, exercício físico e música”
O caminho para distinguir o CNPJ de CPF é desafiador. Desta maneira, é essencial manter a mente focada e a energia renovada. “A música também desempenha um papel importante na minha vida. Toco ukulele (um instrumento hawaiano) em uma banda com amigos chamada CidadeLuzes, o que não só me relaxa, mas me conecta com a minha criatividade de uma forma leve e descontraída. Todo ano, faço questão de me desafiar com algo novo para ampliar meu repertório pessoal e profissional. Acredito que, ao cultivar essas áreas, consigo equilibrar as demandas do trabalho com o prazer de viver novas experiências”, explica o executivo.
Tiago Machado, CEO do Club M Brasil
“Defino as minhas prioridades”
É imprescindível traçar objetivos e prioridades. “É muito difícil manter um equilíbrio em todas as fases da vida por um longo período de tempo. Por exemplo, quando se está conduzindo um novo projeto, o seu tempo está mais dedicado ao lado profissional para garantir que tudo aconteça com excelência. Já em determinados períodos do ano, é necessário reservar um tempo maior para a família, quer seja em viagens de lazer ou momentos de qualidade em casa. Para mim, o que realmente faz a diferença é definir as prioridades do momento e o objetivo que se deseja alcançar a longo prazo, lembrando que se necessário for, a rota pode mudar, mas jamais o objetivo final de cada meta traçada”, revela.
Rodrigo Balotin, CEO da Bubble Mix
“Atividades pessoais são fundamentais para preservar minha saúde mental”
O CEO da Bubble Mix, rede pioneira de bubble tea no Brasil, Rodrigo Balotin, aposta em atividades pessoais ao longo da semana intensa de trabalho. “É sagrado na minha agenda: toda quinta-feira eu almoço com a minha filha na escola dela e duas ou três vezes por ano levo a pequena e a minha esposa para viajar. Além disso, segunda é noite de jogo de tabuleiro com os amigos e às quartas eu jogo tênis. Também tento manter uma rotina de academia duas ou três vezes por semana”, conta.
Luis Fernando Carvalho, CEO da Homenz
“A cada dois meses gosto de fazer uma viagem”
Para equilibrar a vida, ele dedica um tempo especial a cada dois meses para fazer uma viagem. Essas viagens não só lhe proporcionam um aumento de energia e disposição, mas também são essenciais para seu bem-estar geral. “’Durante esses períodos, desfruto de momentos preciosos de clareza mental, que me permitem refletir sobre os desafios enfrentados no dia a dia no trabalho. Além disso, o período de férias é fundamental para alinhar prioridades e renovar perspectivas, o que contribui para um desempenho mais eficaz e uma maior satisfação tanto no trabalho quanto na vida pessoal”, comenta Luis Fernando.
Fritz Paixão, CEO da CleanNew
“Cuidar da mente e corpo para dar conta do trabalho é prioridade”
A vida corrida do executivo se divide entre a empresa, família e os compromissos como digital influencer. Para conciliar todos os compromissos, ele afirma ser primordial cuidar do corpo e da mente. “Hoje tenho uma agenda na qual a disciplina em cuidar da mente e corpo para dar conta do trabalho é prioridade. Meu dia começa às 6h da manhã, onde vou treinar na academia e a partir daí inicio minhas atividades profissionais. Tenho uma secretária e assessora pessoal que ajuda a cuidar do que esqueço e organizar minha agenda profissional de gravação, já que produzo muitos conteúdos para as redes sociais. Sobre liderança empresarial, hoje me dedico a ensinar o time a pensar como eu, assim eles conseguem tomar as melhores decisões, mesmo que eu não esteja presente no momento”, ressalta o CEO.
Felipe Buranello, CEO e sócio-fundador da Maria Brasileira
“Começo o dia alinhando o corporativo e não abro mão de almoçar todos os dias com minha esposa”
Logo no primeiro horário do dia já começo com uma reunião com o meu comitê de diretoria. Esse é um momento que repasso agendas, principais atribuições e tudo mais. Isso ajuda muito a minha rotina profissional. No meu pessoal, todos os dias almoço com minha esposa e logo após vamos à missa, assim ficamos juntos durante esse período atrelamos esse momento com minha vida espiritual. Além desse hábito, tenho alguns compromissos da semana que não abro mão e a terapia é um deles. Outra prática importante é a de não responder mais mensagens que não sejam essenciais a partir das 20h, além da academia 3 vezes na semana”, destaca o executivo.
Rafael Corte, CEO do JAH
“Os finais de semanas são os dias da família, é o momento que reservo para criar laços e momentos de qualidade”
Para Corte, a gestão do tempo vai além de simplesmente separar as horas do dia entre o trabalho e a vida pessoal. Ele acredita que o verdadeiro equilíbrio está em criar momentos de qualidade, tanto com a família quanto em seu relacionamento conjugal. “Tenho programado duas viagens ‘maiores’ durante o ano. Uma delas é em família, com minha esposa, filha e, geralmente, alguns dos avós. Essa viagem é um momento especial para criarmos memórias e fortalecermos nossos laços familiares.” Além da viagem em família, o executivo destaca a importância de manter viva a conexão com sua esposa em meio à correria do dia a dia. “A outra viagem é só eu e ela, para algum lugar diferente, para lembrarmos que não somos apenas pais ou profissionais, mas também marido e mulher”, comenta. Para ele, a chave para uma vida equilibrada está em saber priorizar os momentos certos, sem perder de vista o que realmente importa em cada fase da vida. “Esse cuidado em estar presente e aproveitar cada fase é o que, no final das contas, traz aquela sensação de realização e bem-estar”, conclui Corte.
Marcos Nagano, CEO da 10 Pasteis
“Primeiro, é fundamental dedicar-me por completo a tudo que estou fazendo. No trabalho, isso significa estar 100% focado, sem distrações com outras atividades. E quando estou no lazer, aplico a mesma regra: desconectar totalmente do trabalho.”
Nagano destaca a importância de estabelecer limites claros para evitar que o trabalho invada momentos de descanso. “Depois das 20 horas, não vejo mais mensagens, porque não vai me ajudar em nada. Não vou conseguir resolver nada, e aos fins de semana, muito menos. Aí já é rotina, a gente tem as equipes de plantão, e eu também não vou conseguir fazer nada. Então, o principal hábito que eu tenho é separar o trabalho do meu tempo pessoal”, explica. Outro ponto que Nagano enfatiza é a capacidade de deixar os problemas do trabalho no local onde pertencem: no trabalho. “Quando saio da empresa, deixo todos os problemas lá. Consigo separar muito bem isso. Chego em casa e não toco no assunto. Se alguém quiser falar de trabalho em casa, eu sugiro: ‘Vamos marcar uma reunião? Vamos agendar um horário?’”, diz ele. Para Nagano, essa habilidade de desligar do trabalho ao final do dia é fundamental para manter o equilíbrio e a saúde mental. “Esses são os hábitos principais que me ajudam a manter o foco e a produtividade, tanto no trabalho quanto nos momentos com a minha família e lazer”, conclui.
Paula Faria, CEO da Sua Hora Unha
“O equilíbrio entre autocuidado, troca de experiências e convivência me ajuda a liderar de maneira eficaz e alinhada com meus valores”
Começar o dia na academia nutrindo corpo e mente, é o momento em que aproveita para ouvir conteúdo sobre negócios, que trazem insights e preparam Paula Faria, CEO da Sua Hora Unha para os desafios do dia. A empresária revela outra prática que acrescenta muito: se encontrar regularmente com mulheres empreendedoras, que compartilham dos mesmos propósitos e enfrentam os mesmos desafios de conciliação da vida profissional e pessoal. “Na minha rotina, sempre priorizo momentos de dedicação à família, com tempo de qualidade. Acredito que esse equilíbrio entre autocuidado, troca de experiências e convivência me ajuda a liderar de maneira eficaz e alinhada com meus valores”, conta.
Eduardo Córdova, CEO do market4u
“Para transmitir equilíbrio é preciso estar em equilíbrio e eu consigo conquistar isso administrando tempo de qualidade entre a minha família, lazer e trabalho”
Para Córdova, um CEO desempenha papeis fundamentais para o sucesso de uma empresa, sendo responsável por implementar uma visão estratégica, fortalecer a cultura organizacional e garantir o crescimento sustentável do negócio. Para realizar essas funções com eficácia, o equilíbrio pessoal é essencial. “Para mim, manter o equilíbrio entre família, lazer e trabalho é essencial. Ter tempo de qualidade com a minha família, praticar esportes e meditação, além de investir em momentos de descanso e aprendizado, como a leitura devocional, são fundamentais para tomar decisões com clareza e discernimento”, afirma o executivo. O empresário investe também em sono regulado para acordar descansado, sem prejudicar as decisões que serão tomadas no dia seguinte, realiza viagens curtas todos os meses, para mudar de ambiente e ter novos estímulos.
Magno Santana e Dalmo Santana, sócios-fundadores da Massa no Copo
“Estabelecer limites claros entre minha vida pessoal e profissional é essencial para manter o equilíbrio”, Magno
“A fé em Deus me guia e dá sentido às minhas ações, especialmente nos momentos difíceis”, Dalmo
Magno sempre investiu em práticas de saúde integrativa, como medicação, leitura, atividade física e alimentação equilibrada, mas foi após enfrentar um mini acidente vascular cerebral (AVC), que decidiu ressignificar sua vida. “Depois desse episódio, entendi que precisava estabelecer limites claros entre a minha vida pessoal e profissional para manter o equilíbrio. Hoje, minha busca é por um bom balanço entre mente, corpo e espírito, sempre priorizando a sanidade e o bem-estar”, afirma. Já para o irmão, Dalmo, com quem divide a liderança da empresa, a vida se baseia na tríade Deus, família e trabalho, pilares que ele considera essenciais para manter o equilíbrio em todas as áreas. “A fé em Deus me guia e dá sentido às minhas ações, especialmente nos momentos difíceis. Minha família é meu alicerce, onde encontro amor e apoio, e o trabalho é onde busco realização pessoal e profissional, garantindo o sustento e a expressão das minhas habilidades entre esses três pilares é fundamental para uma vida plena e satisfatória”, afirma Dalmo.
Leandro Souza, presidente do Grupo Impettus
“Ter momentos de desconexão aos finais de semana e viajar três vezes ao ano, são essenciais para evitar o esgotamento”
Para o empreendedor, manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é fundamental para garantir a saúde mental e bem-estar. Praticar atividades físicas como futevôlei e musculação, assim como ter momentos de desconexão total nos finais de semana, são hábitos essenciais para evitar o esgotamento e promover a qualidade de vida. “Eu sempre reservo tempo para mim aos finais de semana e faço questão de tirar três férias de 10 dias por ano. Esse equilíbrio é essencial para manter a mente saudável e a produtividade em alta”, afirma Souza.
Camila Migliorini, CEO da Mr. Fit
“Duas das minhas práticas essenciais são meditação diária e exercícios físicos, além de tempo de qualidade com minha família para recarregar as energias”
Camila destaca que todos os dias, reserva alguns minutos pela manhã para meditar e acalmar a mente antes de começar as atividades. “Isso não só me ajuda a manter o foco e a clareza mental, como também me prepara para lidar com o estresse de maneira mais equilibrada”, revela. A empresária também enfatiza a importância do tempo em família. “Mesmo com uma agenda lotada, faço questão de reservar momentos para estar com minha família, seja em um jantar simples em casa ou em outra ocasião especial. Esses momentos são essenciais para recarregar as energias e fortalecer nossos laços afetivos”, conta. Outro pilar na vida de Camila é a prática regular de exercícios físicos. “A atividade física virou uma prioridade para mim. Além de cuidar da saúde, o exercício me ajuda a manter o equilíbrio emocional e a enfrentar as pressões do trabalho com mais tranquilidade”. Ela acredita que esse conjunto de práticas permite uma integração mais harmoniosa entre os diferentes aspectos da vida. “A chave está em estar presente e consciente em cada área. Saber o que merece sua atenção em cada momento é o segredo para um equilíbrio verdadeiro”, conclui Migliorini.
Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha“Hoje, organizo tudo na minha agenda: desde os horários de almoço até academia e viagens. Coloco o mesmo peso nesses compromissos”
Para Guilherme, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é um pilar fundamental na rotina. ”Mudei de São Paulo para Santa Catarina justamente para alcançar um ambiente que me permitisse viver esse equilíbrio plenamente. Hoje, organizo tudo na minha agenda desde os horários de almoço até a academia e viagem, seja na agenda, no laptop e no celular. Coloco o mesmo peso nesses compromissos e isso me ajuda a manter a disciplina, de modo que cuido da saúde e aproveito melhor os momentos pessoais, sem deixar de lado o trabalho. Inclusive eu acho que ter esse equilíbrio faz você ser muito mais produtivo e criativo no trabalho, então eu penso nisso como um investimento para minha vida, mas também para a empresa”, comenta o executivo.
André Oliveira, CEO da CredFácil
“Agenda organizada, atividades físicas e tempo de qualidade com a família, contribui significativamente para o equilíbrio pessoal e profissional”
O empresário adota uma série de hábitos eficazes para garantir um equilíbrio saudável entre sua vida profissional e pessoal como uma agenda bem definida, atividades físicas, tempo com a família e a pesca. “Costumo reservar horários específicos para reuniões de trabalho e atividades familiares, garantindo que ambas as áreas recebam a atenção necessária. Valorizo o tempo de qualidade com minha família, me dedico para estar presente na vida dos meus filhos e participar ativamente de momentos importantes”, conta. Para o empresário, a prática dos exercícios físicos ajudam na saúde física e mental, e também aliviam o estresse, proporcionando um melhor desempenho no trabalho. Já a pesca é um hobby em que encontra prazer, pois oferece uma oportunidade de relaxamento profundo e desconexão do emprego.
Thariel Manteiga, CEO da Prohouse Colchões
“Se alimentar bem, dormir oito horas, praticar esportes e tempo de qualidade com a família te ajudam a encontrar o equilíbrio”
Para o empresário o equilíbrio é encontrado com uma alimentação leve e uma boa noite de sono de oito horas dormidas. “Gosto de praticar esportes ao menos quatro vezes na semana e bem cedo. Além disso, priorizo o tempo livre e de qualidade com minha família”, conta.
Luís Schiavo, CEO e fundador da Naval fertilizantes
“A moeda mais preciosa do mundo é o tempo de qualidade que passamos com quem amamos”
A maior vantagem de ser dono de uma empresa é ter a liberdade de escolher os seus horários e os períodos de férias. “Eu acredito que no início de um negócio, o empreendedor deve trabalhar muitas horas por dia, mas com o tempo, as mini ou microférias devem estar presentes no calendário. Meu filho de 14 anos ama futebol, então eu fiz uma surpresa e dei de presente para ele assistir a final da Copa América, mesmo sem saber quem estaria na final. Ficamos 10 dias nos Estados Unidos, entre Disney e Copa, e foi muito gratificante ver a felicidade dele. Na semana de 20/09 é aniversário da minha esposa e ela ama a praia. Eu já reservei quatro dias, só eu e ela, pra gente ir para o Nordeste. Para o negócio valer a pena não adianta nada ter dinheiro e não ter liberdade. Eu acho que a moeda mais preciosa do mundo é o tempo de qualidade que passamos com quem amamos”, diz o empreendedor.
Lucas André, CEO da Fast Tennis
“O verdadeiro equilíbrio vem quando somos felizes em ambos os ambientes”
Manter o equilíbrio em todas as áreas da vida pode ser a chave para a felicidade do indivíduo. O executivo acredita que o ser humano é integrado e o ideal é manter essa estabilidade para alcançar seus objetivos. “Acredito em um ser humano integrado, onde não há separação entre vida pessoal e profissional. Para mim, o verdadeiro equilíbrio vem quando somos felizes em ambos os ambientes, pois isso nos permite dar o nosso melhor como indivíduos. Não existe uma fórmula mágica para isso; cada pessoa deve encontrar seu próprio ponto de felicidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. O maior cuidado aqui é manter esse equilíbrio, ajustando conforme necessário para que possamos prosperar em todas as áreas da vida”, afirma.
Rodrigo Bourscheidt, CEO e fundador da Energy+
“Como viajo com frequência a trabalho, eu procuro passar um tempo de qualidade com os meus filhos. Eles me ajudam a recompor as energias”
Bourscheidt tem três filhos, meninos, de 14, 13 e 6 anos. Para encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, já precisa viajar a trabalho com frequência, ele reserva um tempo para ficar com eles, fazer atividades juntos, em especial nos finais de semana. “Eles me ajudam a recompor as energias. Para mim é muito importante acompanhar o crescimento e o desenvolvimento deles, por isso são a minha prioridade. E o trabalho é o meio pelo qual eu consigo dar boas condições para que tenham um futuro promissor. Quanto a mim, todos os dias faço caminhadas e tiro férias pelo menos duas semanas por ano”, diz Rodrigo.