InícioNotíciasDicasSaiba como manter a infraestrutura do site durante a Black Friday, Cyber...

Saiba como manter a infraestrutura do site durante a Black Friday, Cyber Monday e Natal

O aumento da demanda durante a Black Friday é uma oportunidade valiosa para as empresas, mas também pode representar desafios significativos para a infraestrutura de data center, workloads em nuvem e cibersegurança.

De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compras para a Black Friday 2024, da LWSA, os consumidores estão se preparando antecipadamente para a data e consideram os canais digitais dos varejistas como a principal fonte de pesquisa de ofertas.

Segundo o levantamento, 57% dos entrevistados apontam os sites e redes sociais das empresas como a principal forma de obter informações sobre descontos. Outros meios utilizados incluem perfis nas redes sociais focados em promoções (24%), e-mails promocionais (37%), sites de comparação de preços (25%), grupos no WhatsApp voltados para descontos (20%), influenciadores digitais (18%) e informativos no WhatsApp das lojas (17%).

Portanto, a preparação antecipada é fundamental para garantir uma experiência positiva para os clientes durante a Black Friday, Cyber Monday e Natal, proteger a reputação da empresa e, principalmente, evitar a perda de negócios e vendas. Além disso, contar com parceiros e fornecedores confiáveis na área de tecnologia pode ser uma vantagem importante.

Preparar a infraestrutura do site para eventos de alta demanda, como a Black Friday e o Natal, é essencial não apenas para garantir uma experiência positiva para os clientes, mas também para proteger a reputação da empresa. Medidas como verificar o certificado SSL, manter a hospedagem em dia e garantir que o site seja responsivo podem fazer toda a diferença na hora de conquistar e manter a confiança dos consumidores; afirma Lívia Lampert, gerente executiva na KingHost, uma empresa LWSA.

Para prevenir problemas com a infraestrutura, a executiva comenta alguns pontos de atenção durante os períodos de aumento de demanda. Aqui estão algumas medidas específicas que as empresas podem adotar:

  1. Verifique o Certificado SSL do seu site

Uma das maiores objeções das pessoas para não realizar compras online na Black Friday é sobre a segurança dos dados, sobretudo bancários.

Por isso, é indispensável que você ofereça todas as medidas de segurança possíveis no seu site. Um dos principais pontos que você precisa se atentar é o certificado de segurança SSL do site.

  1. Confira a renovação do seu domínio

Nada mais frustrante do que preparar toda sua empresa para a Black Friday e não conseguir participar porque o domínio do seu site não foi renovado, não é mesmo?

Para evitar isso, verifique se a data de vencimento do seu registro de domínio não coincide com o período da Black Friday. Você pode conferir essa informação através do Whois, que vai mostrar todos os dados do domínio.

  1. Mantenha a hospedagem do seu site em dia

Assim como o registro de domínio, o plano de hospedagem do seu site também precisa de atenção nesse período. Confira se os pagamentos do seu plano estão em dia para evitar que seu site saia do ar na semana da Black Friday.

  1. Faça um checkup no site buscando páginas com erro

É decepcionante para um visitante do seu site clicar em uma página de produto que ele gostou e descobrir que ela está fora do ar. 

Para evitar esse tipo de situação, alguns dias antes da Black Friday realize uma busca nas páginas do seu site para encontrar páginas com erro. Se precisar, faça redirecionamentos nas páginas que não existem mais ou faça ajustes para colocá-las novamente no ar.

Além disso, se tiver o Google Search Console instalado no seu site, vale a pena conferir a página de relatório de erros para encontrar mais facilmente as páginas com problemas.

  1. Tenha um site responsivo

Não é novidade para ninguém que os dispositivos móveis já são um dos principais responsáveis pelas compras online no Brasil. Por isso, é fundamental que seu site seja responsivo, ou seja, quando acessado em smartphones ele se adapte e permita que a navegação ocorra sem problemas.

  1. Prepare seu site para o aumento de acessos

É muito importante que a infraestrutura do seu site esteja preparada para o aumento de acessos durante o período da Black Friday. Se o seu plano de hospedagem limitar a quantidade de acessos simultâneos, vale a pena aumentar os recursos nesse período.

Mas, se ele estiver hospedado em uma estrutura em Cloud, pode ser interessante escalar os recursos do servidor.

Ao implementar essas medidas, as empresas estarão mais bem preparadas para lidar com o aumento de demanda durante eventos como a Black Friday, garantindo uma experiência positiva para os clientes e protegendo a integridade dos sistemas e dados.

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://44.200.198.2
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

RECENTES

MAIS POPULARES