A Reserva, referência no segmento de moda brasileiro e com quase 20 anos de existência, enxergou bons resultados comerciais e operacionais após parceria com a Yuno, orquestradora global de pagamentos. Por meio da inovação tecnológica de sua parceira e uma gestão otimizada dos métodos de pagamentos, a marca de roupas foi capaz de aumentar sua taxa de conversão de compras em 4 pontos percentuais no período de três meses, além de aprimorar a eficiência operacional, otimizar o combate a fraudes e proporcionar uma experiência mais fluida ao consumidor final.
De acordo com Clara Farias, gerente de produto da Reserva, a marca enfrentava um grande desafio por conta do volume massivo de vendas no e-commerce, algo muito impulsionado pela pandemia do coronavírus. “A empresa cresceu dois dígitos, de modo que, com o tamanho que operamos hoje, precisávamos de uma estabilidade na operação e uma gama de métodos de pagamento para nossos clientes”, explica.
Antes da parceria com a Yuno, a operação de pagamentos da Reserva era descentralizada, o que dificultava o trabalho seja para o time de tecnologia, que precisava integrar com tantos parceiros diferentes, ou então para o financeiro, na hora da conciliação. “Agora, por meio da nossa plataforma, a empresa tem acesso, em um único lugar, a todos os métodos de pagamento disponíveis em todo o mundo. Dessa forma, eles conseguem escolher com um só clique quais são aqueles que desejam incrementar em seu negócio” garante Walter Campos, gerente geral da Yuno no Brasil.
Para Clara Farias, a centralização de pagamentos é uma das melhores vantagens do trabalho com a Yuno, já que reduz o esforço de tecnologia e desenvolvimento. “As integrações ficaram mais simples, reduzindo fricções operacionais, o que nos trouxe ganhos perceptíveis. Para se ter uma ideia, temos um time de engenharia, formado por desenvolvedores, e uma equipe de produto, que não tem muito conhecimento técnico. Todas as orquestrações foram feitas pelo segundo grupo, o que só mostra o quão a solução é fácil de operar”.
Além disso, uma outra vantagem trazida pela Yuno é o smart routing. Agora, a Reserva passa a lidar com diversos provedores e faz várias tentativas na hora do pagamento. “Caso uma compra seja negada em um deles, a plataforma automaticamente seleciona uma outra opção para que ela seja aprovada, sempre optando pelo caminho com taxas de aceitação maiores, menores custos de transação e uma melhor experiência”, explica Walter Campos.
No final, todos os benefícios trazidos para a Reserva também refletem para o seu consumidor final. “O cliente sempre quer o pedido concluído com sucesso e pós-vendas otimizado. Com a Yuno, ele consegue ter uma experiência mais fluida, com um número menor de falhas e mais diversidade de opções de pagamento, além de uma resolução mais rápida no caso de falhas, por exemplo”, explica Clara. Vale destacar que a plataforma também atua com os melhores antifraudes do mercado, o que ajuda o e-commerce a se livrar dos golpes virtuais mais comuns.
Para finalizar, Clara aponta que a Reserva passou a transacionar mais por um preço menor. “A Yuno é uma verdadeira parceira estratégica, impulsionadora de conversão, realmente interessada em aumentar a nossa taxa de aprovação e diminuir o custo. Enxergar o gateway como um parceiro, e não como apenas mais uma ferramenta que eu contratei, é muito importante. Eles têm pessoas que conhecem da nossa operação e fazem propostas sobre melhorias de fluxo. Isso simplifica bastante o nosso dia a dia e faz com que a gente consiga ter resultados fantásticos”.