Com as redes sociais se consolidando como canais de comunicação estratégicos, candidatos — especialmente da Geração Z e Millennials — estão cada vez mais criteriosos ao escolher onde desejam trabalhar. Para eles, uma marca é mais que um nome; é um reflexo de valores, cultura e propósito. Segundo uma pesquisa do Infojobs, 70% dos profissionais consideram a reputação da empresa um fator decisivo na aceitação de uma proposta de emprego. Além disso, 76,2% dos entrevistados pesquisam opiniões e avaliações nas mídias sociais e em páginas de opinião pública antes de se candidatar a uma vaga.
Para Hosana Azevedo, Head de RH do Infojobs e porta-voz do Pandapé, software de RH, isso acontece porque os candidatos de hoje não estão apenas em busca de um emprego; eles querem fazer parte de uma empresa que esteja alinhada as suas crenças e aspirações: “Essas novas gerações acompanham as contas das empresas em plataformas como LinkedIn, Instagram, Tiktok e Twitter. Eles observam não só o que é dito em anúncios, mas também o que é compartilhado por colaboradores. Cada post, comentário e interação pode influenciar sua decisão de candidatura”.
Para a Geração Z, que está no início de sua trajetória profissional, e os Millennials, que priorizam ambientes alinhados aos seus valores, a presença digital de uma empresa é crucial. Por isso, as redes sociais devem não só promover produtos, mas também refletir a visão e os valores da marca, despertando o interesse dos talentos certos.
“As empresas precisam entender que a reputação online não se trata apenas de marketing, ela é um reflexo da cultura interna e das práticas adotadas. Para os jovens profissionais, a transparência e a autenticidade são essenciais. Além disso, as organizações devem adotar uma comunicação proativa. Isso implica tanto em responder a comentários e críticas quanto em criar conteúdos que reflitam seus valores e cultura organizacional. Campanhas que destacam histórias de funcionários, iniciativas de responsabilidade social e práticas de inclusão são estratégias eficazes para construir uma imagem positiva”, comenta a especialista.