A internet é uma ferramenta que facilitou a vida do brasileiro e está cada vez mais presente no dia a dia. De acordo com o Relatório Digital Global 2024, publicado em parceria entre We Are Social e Meltwater, o Brasil é o segundo país onde os usuários passam mais tempo online, uma média diária de 9h13. Além de conversar com amigos e familiares, trabalhar, assistir filmes e ficar por dentro das últimas notícias, o ambiente digital também é usado para o consumo e compra de produtos e serviços, fomentando negócios.
O levantamento Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, realizado pelas companhias Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, constatou que 94% das empresas brasileiras escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento. Entretanto, dados da pesquisa The Empowered Consumer, feita pela Accenture em 12 países, indicam que 75% dos consumidores reclamam do excesso de publicidade, o que é um dos motivos para a desistência das compras online.
É certo que a maioria dos consumidores busca informações sobre produtos e serviços que desejam adquirir nas redes sociais, confirmando que anunciar na internet é essencial para qualquer negócio atualmente, porém, é fundamental criar de ativos de maneira criativa e assertiva. “Hoje, consumidores pesquisam muito antes de comprar e já sabem se a oferta é realmente atrativa ou só um chamariz. Isso pode até gerar frustrações e transformar o desejo de compra em uma reclamação sobre uma propaganda enganosa”, orienta Filipe Adam, CEO da Rocketship, principal agência nacional de tráfego pago.
Redes Sociais ou Google: qual funciona melhor para anúncios?
As duas possibilidades trabalham em conjunto e é sempre indicado utilizar ambas. Para quem já conhece a sua marca e busca um bom momento para comprar um produto dela, o Google é essencial. “No Google Ads, o foco recai sobre a intenção do usuário, alcançando-o no momento preciso em que ele busca ativamente por produtos ou serviços como o seu”, ensina Mikhael Chrum, head na agência de tráfego pago Rocketship. “No Google Ads você também encontra formatos como anúncios de pesquisa, que surgem nos resultados do Google quando o usuário pesquisa por palavras-chave relacionadas ao seu negócio”, menciona.
O Facebook, o Instagram ou o YouTube usam um momento de distração do futuro cliente para mostrar uma oportunidade, ou seja, interrompem uma tarefa do consumidor. “Nas Redes Sociais, a estratégia se concentra em despertar o interesse e a curiosidade do usuário, mesmo que ele não esteja buscando diretamente por sua oferta”, aclara Mikhael. “Nesse espaço a variedade de formatos é um dos pontos fortes, com anúncios em vídeo, imagem, carrossel e stories que se adaptam à dinâmica de cada plataforma”, conclui o head.
Para Mikhael Chrum, vale lembrar que “o Google Ads também oferece a opção de anúncios de social media, permitindo que o empreendedor exiba seus anúncios no YouTube, ampliando ainda mais seu alcance e diversificando sua estratégia”.
Três dicas para melhorar a performance dos anúncios do seu negócio
Boa oferta: “A base de qualquer campanha de vendas é uma oferta que realmente se destaque. Explorar descontos progressivos, bônus exclusivos e frete grátis para atrair a atenção do público é importante. As ofertas precisam agregar valor para o cliente e passar a percepção de que o preço está muito barato para o que está sendo entregue”, aconselha o especialista.
Boa comunicação: “É preciso também comunicar sua campanha de forma eficaz. Utilizando anúncios criativos e linguagem envolvente para despertar o interesse e a curiosidade do público. Contar histórias que conectem sua marca com os consumidores e transmitam a mensagem da campanha de forma clara e memorável”, aponta.
Dados clareando decisões: “É importante acompanhar de perto o desempenho da sua campanha através de ferramentas de análise de dados. Monitorar métricas como taxa de cliques, taxa de conversão e retorno sobre investimento para identificar o que funciona e o que precisa ser ajustado. Esses insights serão utilizados para otimizar sua campanha em tempo real e alcançar os melhores resultados”, finaliza Mikhael Chrum.