Segundo o relatório Webshoppers, divulgado pela NielsenIQ Ebit, o e-commerce brasileiro aumentou o seu faturamento em mais de 18% apenas no primeiro semestre do ano, ultrapassando a marca de R$ 160 bilhões. Por isso, há uma forte expectativa do segmento para as Festas de 2024, o que vem mobilizando várias empresas a aderirem a processos de pagamentos como a adquirência para alcançar bons resultados no período.
Segundo Felipe Negri, CEO do Pinbank, one-stop-bank-provider com um ecossistema completo de soluções financeiras (inclusive como adquirente), essa alternativa é um diferencial estratégico para as vendas de Natal e o Ano Novo, em que as lojas virtuais enfrentam picos de tráfego e demanda. “As datas sazonais tendem a gerar um aumento expressivo de vendas, mas devido ao alto volume de ofertas e propagandas existentes no período, uma alta taxa de conversão na etapa de pagamento é fundamental para que o potencial de vendas se realize, isso só acontece se a marca dispor de tecnologias robustas para atender aos consumidores de forma eficiente”, diz.
“O Pinbank recebeu da MasterCard, neste mês, o prêmio máximo na categoria taxa de aprovação e fraude em cartões não presentes (e-commerce), demonstrando sua capacidade como Adquirente para atender mercados de alta volumetria, baixo impacto na experiência oferecendo a melhor relação entre taxa de aprovação segurança contra fraudes”, destaca o CEO.
Melhora da Experiência do Cliente (CX)
O principal diferencial da adquirência para o comércio eletrônico em um período crítico como o de Festas está na possibilidade de promover transações ágeis. “É uma solução que ajuda a empresa a processar um grande volume de pagamentos com cartões diferentes, trazendo processos automatizados e sem falhas humanas”, explica o executivo da fintech.
Por conta dessa dinâmica, os clientes tendem a desistir menos das suas compras, uma vez que a Baymard Institute revela que cerca de 17% dos abandonos de carrinho ocorrem devido a checkouts complexos e longos. O instituto ainda aponta que operações com essas características ocasionaram uma média de desistências de 70% em 2023.
Além da agilidade, Negri ainda acrescenta que a adquirência contribui para promover melhores experiências de compra devido à sua capacidade de gerar insights estratégicos. “As empresas podem coletar e analisar dados referentes às transações, que mostram os caminhos para as marcas se adaptarem às tendências de mercado e aos novos hábitos dos consumidores”, complementa.
Redução de fraudes
Outra vantagem importante dos serviços de adquirentes é a proteção contra tentativas de fraude online. Uma pesquisa recente do DataSenado realizada em parceria com o Nexus, ilustra esse desafio para o e-commerce ao revelar que um em cada quatro brasileiros foi vítima de golpes digitais em um período de 12 meses.
“Mais do que ser otimizada, a adquirência é uma abordagem que traz um maior índice de aceitação do público e das empresas por ser segura”, reforça o CEO do Pinbank. “Para que as marcas tenham um bom desempenho em uma época em que o mercado é extremamente acirrado, elas precisam, antes de mais nada, ganhar a confiança dos consumidores e provar a eles que possuem uma gestão financeira sólida dentro do ambiente digital”, finaliza.