Júlia Neves, professora do curso Analista de SEO da ESPM e fundadora da Optimiza Marketing, consultoria especializada em SEO, compartilha quatro dicas essenciais para empreendedores que estão começando seus negócios.
Segundo a especialista, quanto mais cedo o empreendedor começar, mais rapidamente verá os resultados, e o primeiro passo deve ser a criação de um site. “Redes sociais são ótimas para engajamento e viralização de conteúdo, mas não são permanentes. Confiar nelas como única fonte é como construir uma casa em terreno alugado. Por isso, tenha um site.”
Aqui estão quatro dicas de por onde começar:
Criar conteúdo de qualidade: Produza conteúdos que respondam às dúvidas dos seus clientes potenciais, como posts de blog. Utilize ferramentas como o Semrush ou o próprio Google (as pessoas também perguntam e buscas relacionadas) para identificar as principais perguntas sobre um tema. Compile essas informações em um conteúdo de alta qualidade, mostrando como seu produto é a solução ideal.
Otimizar as páginas principais do seu site: Adicione palavras-chave às tags de título, descrição e ao conteúdo das principais páginas do seu site. Pense em como as pessoas encontrariam cada uma dessas páginas. Utilize imagens leves e otimize o texto alternativo, deixando suas páginas prontas para os buscadores.
Fazer SEO local: Se seu negócio tem um ponto físico ou atua em uma região específica, crie uma conta no Google Meu Negócio e preencha todas as informações da sua loja. Imprima um QR Code para pedir avaliações aos seus clientes e coloque-o em um local estratégico, aumentando sua autoridade e visibilidade nas buscas locais.
Metrificar suas ações: Ferramentas como Google Analytics e Google Search Console são gratuitas e fáceis de usar. Crie uma conta e siga o passo a passo para medir os resultados das suas ações. Entenda onde há espaço para melhorias e onde você pode investir mais.
Seguindo essas dicas, o empreendedor estará no caminho certo para aproveitar ao máximo o SEO e impulsionar o crescimento do seu negócio.