O processo de redesenhar e reformular a identidade de uma marca serve para modernizá-la e reposicioná-la no mercado, alinhando seus valores, missão e visão, além de atender melhor às expectativas dos clientes e destacar-se dos concorrentes. “Para um rebranding dar certo é necessário estudar o cenário e montar um planejamento estratégico para uma implementação cuidadosa e bem-sucedida”, aconselha Paula Faria, sócia-fundadora e CEO da Sua Hora Unha.
Alguns fatores podem impulsionar a necessidade dessa renovação, como: disputa pelo uso da marca; ampliação do público alvo e incorporação de uma audiência mais ampla; maior reconhecimento; expansão e crescimento; inovações, entre outros. “Saber identificar o momento certo para essa mudança é essencial porque garante que a empresa permaneça competitiva e alinhada com as necessidades e expectativas do setor”, comenta Faria.
A empresária preparou uma lista com cinco dicas para te ajudar a ter êxito no seu processo de transformação, confira:
Como está o mercado?
O primeiro passo é fazer uma pesquisa e analisar o mercado de atuação. “Você precisa entender a fundo o que está acontecendo na sua área, o que seus concorrentes estão fazendo e a percepção atual da sua marca. Dessa forma estará bem preparado para as próximas etapas, então não pule essa parte”, revela a sócia.
Seja objetivo
Estabeleça um propósito específico e mensurável para o rebranding. “Seja aumentar a visibilidade, alcançar novos públicos ou modernizar a imagem da sua empresa, defina uma meta para o seu foco ser voltado a alcançá-la”, conta Paula.
Sua segunda chance
Essa mudança é para sua rede crescer e dar certo. Principalmente para quem não estava tendo bons resultados antes, então encare e abrace o reposicionamento como uma segunda oportunidade para fazer diferente e acertar onde estava errando.
“É importante se certificar de que a nova identidade seja consistente em todos os canais e materiais de comunicação”, aponta a CEO.
Paciência
Não siga o seu planejamento de qualquer jeito, tenha tranquilidade para executá-lo cuidadosamente. O imediatismo e falta de organização pode te fazer atropelar etapas fundamentais. “Crie um plano detalhado para o lançamento do rebranding, incluindo cronograma, orçamento e etapas específicas”, orienta Faria.
Transparência
Mantenha uma comunicação transparente com seus funcionários, colaboradores e público. “É imprescindível que seus colaboradores e clientes entendam os motivos e benefícios das mudanças”, finaliza.