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    Qual marketplace é melhor para o seu negócio? Especialista do Ecommerce na Prática explica

    Quem decide empreender online certamente já se perguntou em qual marketplace é melhor começar a vender. Apesar de terem modelos de negócio parecidos, cada um desses canais de venda exige estratégias específicas para atrair compradores e divulgar produtos. A boa notícia é que todos oferecem uma infraestrutura vantajosa para os vendedores, facilitando o crescimento dos negócios.

    Fabio Ludke, consultor de e-commerce e professor da maior escola de e-commerce do mundo, o Ecommerce na Prática, explica as vantagens e particularidades das principais plataformas de vendas online do Brasil: Mercado Livre, Shopee e Amazon. 

    De acordo com o especialista, o maior desafio para quem vende nesses marketplaces é conquistar visibilidade. No entanto, cada plataforma oferece estratégias distintas para superar esse obstáculo.

    Mercado Livre

    Uma das maiores vantagens do Mercado Livre é seu ecossistema completo, que inclui logística (Mercado Envios), pagamento (Mercado Pago), e otimização de anúncios (Mercado Livre Ads). Além disso, o programa “Decola Mercado Livre” oferece benefícios para novos vendedores conquistarem visibilidade e alcançarem o status de vendedor profissional.

    Para quem está começando na plataforma, Ludke ressalta que é comum os empreendedores encontrarem dificuldade em atingir as primeiras dez vendas, essenciais para ativar o termômetro de vendas. Ele recomenda que os vendedores foquem em produtos com alta demanda no marketplace, usando técnicas de anúncios múltiplos para criar diferentes ofertas com títulos, descrições e fotos variadas. O objetivo é testar e entender o que funciona melhor.

    “Estar no Mercado Livre posiciona o lojista estrategicamente para alcançar novos clientes e gerar uma fonte de faturamento adicional para o e-commerce. É importante, depois, trabalhar o pós-venda para trazer o cliente do marketplace para o seu próprio ecossistema. Uma dica é enviar um flyer com QR Code junto ao produto, convidando o cliente para visitar sua loja,” afirma.

    Shopee

    Com uma abordagem voltada para produtos de ticket médio mais baixo, a Shopee se destaca por suas ferramentas de marketing e o programa de frete grátis, que atraem um público sensível ao preço. 

    “Ela oferece recursos como lives, envio de mensagens aos clientes e criação de públicos específicos. Esses fatores podem impulsionar as vendas de forma significativa, mas muitos vendedores ainda não aproveitam essas ferramentas. Aprender a usá-las pode ajudar a ganhar destaque,” explica.

    Amazon

    A Amazon é um dos marketplaces que mais cresceu no Brasil e ocupa uma posição privilegiada no comércio internacional, com possibilidades inclusive para lojistas venderem produtos do Brasil para os Estados Unidos. O especialista afirma que o ideal para quem quer aproveitar o poder da Amazon é entender a demanda que existe na plataforma para saber quais produtos têm mais chance de performar melhor, procurando no site os itens ‘mais vendidos’. 

    Outro ponto relevante a ser considerado ao vender na Amazon é o uso do FBA e DBA, que são os sistemas logísticos do marketplace para agilizar a entrega. Isso não apenas permite uma entrega mais rápida aos clientes, mas também gera maior visibilidade para os anúncios.

    Estratégia Multicanal para Maximizar Vendas

    Segundo Ludke, o ideal é apostar tanto na loja virtual própria quanto nos marketplaces, utilizando estratégias complementares com o objetivo de multiplicar o faturamento.

    “O potencial de vendas que os marketplaces proporcionam são fundamentais na era digital. Seus clientes podem ainda não conhecer sua marca, mas certamente já estão buscando produtos como o seu na Amazon, no Mercado Livre ou na Shopee,” ressalta o especialista.

    Apesar disso, ele explica que um e-commerce de sucesso diversifica seus canais de venda, reduzindo riscos por meio de uma atuação multicanal e, assim, crescer com segurança.

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