O RCS não é mais uma completa novidade no mercado, mas, até hoje, muitas empresas ainda estão compreendendo todos os benefícios que podem adquirir com o potencial desta ferramenta. Diante de tantas portas que podem ser abertas com este protocolo de comunicação, a Pontaltech está abrindo mais uma delas. A empresa acaba de anunciar o lançamento do RCS Connect, nova versão deste sistema de mensageria que integra diversas funcionalidades e tecnologias em uma única plataforma visando aperfeiçoar a comunicação dos consumidores com suas marcas.
Inovar diante de um mercado de mensageria tão tradicional é uma tarefa árdua. Afinal, até hoje, o SMS e o e-mail ainda são estratégias fortemente comuns na comunicação de muitas empresas com seus clientes. Apenas o sistema de mensageria curta, como prova disso, apresenta uma taxa de abertura média de 98% pela população, conforme dados do Text Message Marketing Report. Já o segundo, de acordo com outros dados da Shopify, é tido por 41% das empresas B2B como o melhor canal para vender e anunciar produtos.
Dentre as opções mais “modernas”, o WhatsApp também é um canal amplamente explorado pelo mercado nacional – mas que, ao mesmo tempo, já vem recebendo o adjetivo de “desgastado” por muitos negócios em vista de suas limitações de uso e de preço. “O RCS se destacou, nesse cenário, como uma solução mais flexível e rica em termos de recursos. Nós buscamos explorar suas funcionalidades muito tempo antes do próprio mercado começar a surfar essa onda e, agora, estamos dando mais um passo além para trazer o que há de melhor deste protocolo para as empresas e os próprios consumidores”, explica Allanis Grum, PO de RCS na Pontaltech.
No geral, o uso do RCS nas estratégias de comunicação corporativas pode elevar em 74% as chances do cliente se envolver com a marca, além de 35x mais chances de que a mensagem seja lida em comparação com as enviadas via e-mail, segundo dados da própria Pontaltech.
Pensando nisso, o lançamento do RCS Connect visou, justamente, embutir tecnologias inovadoras e eficientes que proporcionassem uma maior interação e engajamento entre as partes. Além dos conteúdos ricos – que incluem cards, carrossel e botões interativos – essa modalidade inclui a função conversacional deste protocolo, chatbots e atendimento humanizado a todos.
Nesta opção conversacional, as empresas podem criar jornadas mais completas a seus clientes, integrando, via API, a experiência dos chatbots com fluxos automáticos já desenvolvidos. “Esses bots elevam o suporte no atendimento ao cliente, além de auxiliar no mapeamento das respostas com base nas interações dos usuários, fornecendo informações instantâneas que viabilizem uma experiência personalizada e interativa”, complementa.
Junto aos recursos multimídias, será possível enviar mensagens ricas com imagens, vídeos e áudios, compartilhamento de documentos, uso de gifs e emojis, e integração com outras plataformas de mídias sociais – suportados pelo uso embarcado da IA generativa e inteligência omnichannel nesta união. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado o ponto central de uma boa comunicação entre as partes: a humanização.
Aqui, a modalidade P2A entra como um grande diferencial, no qual os próprios usuários podem iniciar a conversa com suas empresas através do RCS. Isso fornece uma maior sensação de poder e autonomia por parte deles, deixando de serem meramente receptivos desta comunicação como ocorre em outras opções de muitos sistemas de mensageria.
Seu crescimento no mercado pode fazer uma enorme diferença na relação das empresas com os consumidores, principalmente, fornecendo mais uma opção robusta e completa para disputar, diretamente, com um dos canais mais utilizados pelas marcas atualmente nessa comunicação: o próprio WhatsApp.
O RCS possui modalidades altamente competitivas com o verdinho em termos de funcionalidades e recursos, permitindo que as empresas não fiquem mais limitadas em termos de uso neste outro canal e consigam, dessa forma, usufruir de uma plataforma robusta e segura para atingir seu público-alvo
Aquelas que incorporarem essa modalidade em suas estratégias poderão obter um maior ROI, assim como uma comunicação mais engajada e assertiva com o público-alvo, por um preço mais acessível e tarifas unificadas neste combo de serviços. “Sempre buscamos ir além no que o RCS pode oferecer de melhor e, agora, estamos confiantes de que essa nova modalidade trará muito mais praticidade, conforto e assertividade na comunicação das empresas com seus clientes, de forma que tenham uma maior autonomia nessa conversa e tenham experiências cada vez melhores”, finaliza Allanis.