InícioNotíciasLançamentosPontaltech cria área de inovação

Pontaltech cria área de inovação

Não faltam oportunidades a serem exploradas no ecossistema de tecnologia e inovação. Porém, se torna complexo, em muitas empresas, ter times voltados, exclusivamente, a explorar esses caminhos, assim como tempo de qualidade para se dedicar a esta tarefa. Pensando nisso, a Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel, inaugurou uma área de inovação internamente visando adotar uma postura mais proativa e dinâmica sobre este tema. O departamento ficará sob responsabilidade de Carlos Feist, novo head de inovação da empresa.

Diante de um mercado em constante evolução e atualização, novas tecnologias e tendências despontam a todo o momento, o que torna difícil estabelecer estratégias de operação corporativa pautadas em uma certa previsibilidade e controle. Hoje, vivemos no mundo VUCA, pautado pela incerteza, imprevisibilidade, volátil e ambíguo, o que exige das empresas que saiam de um comportamento mais receptivo, para decisões mais proativas, de protagonismo e ambidestria nesse sentido.

Em dados da Deloitte, como prova dessa importância, a proporção de empresas que investiram em atividades de PD&I em TIC passou de 45%, em 2019, para 69% em 2022 – em um esforço crescente que vem sendo fortemente observado nos últimos anos. “A falta de uma estruturação interna para a inovação é extremamente prejudicial para qualquer negócio, elevando as chances de perderem competitividade para seus concorrentes. Precisamos construir o amanhã hoje, e essa será uma das minhas maiores missões na Pontaltech”, compartilha Feist.

Segundo o head, a ideia é que o time composto, atualmente, por seis profissionais, mantenha o foco e atenção às novas tecnologias que estão surgindo para que, na identificação de possíveis oportunidades a serem exploradas, consigam estabelecer planos estratégicos de forma ágil e veloz, a fim de validar e produtizar as ideias em tempo hábil. “Queremos nos antecipar ao que pode se tornar tendência no mercado, ‘rackeando’ o futuro do nosso segmento e buscando as melhores formas de maximizar nossa oferta de valor aos nossos clientes”, ressalta Carlos Secron, fundador da Pontaltech.

Desde a chegada do head, foi aplicado um processo profundo de Discovery com os clientes da empresa, na missão de compreender suas dores e desafios a fim de construir um radar de inovação internamente. “Os resultados nos ajudaram a enxergar o que estava certo e onde ainda poderíamos melhorar, incorporando essas expectativas em novos produtos ou serviços que atendessem essas necessidades e futuras demandas”, complementa Feist.

Neste mapeamento, os próprios times da empresa não poderiam ficar de fora. Afinal, são eles que também estão diretamente em contato com os processos internos e, dessa forma, possuem uma visão mais nítida do que pode ser aperfeiçoado. Com estas informações em mãos, agora, a nova equipe de inovação já está na etapa de validação destas ideias, estudando o mercado e buscando soluções que sanem essas metas de forma pragmática e com alto valor agregado.

Para assegurar essa missão, os planos incluem a aplicação do radar de inovação internamente a cada três meses, reports mensais de estudos de projetos, além de reuniões mensais com os membros do comitê de inovação a fim de analisarem tudo o que está sendo feito e trocarem ideias do que podem explorar perante a conquista de resultados cada vez melhores.

Vivemos em um mercado fervorosamente competitivo, onde a inovação é a peça-chave rumo ao destaque corporativo. E, nesse cenário, aquelas que souberem se antecipar às tendências do setor, certamente, se posicionarão como verdadeiras referências. “A inquietude é o que faz grandes ideias saírem do papel. Não mediremos esforços para que a Pontaltech se mantenha em constante movimento em relação a produtos e tecnologias, trazendo o que há de mais inovador para dentro e identificando, sempre, as melhores trilhas a serem seguidas”, finaliza o head.

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://44.200.198.2
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

RECENTES

MAIS POPULARES