InícioNotíciasPMES impulsionam a busca por embalagens sustentáveis no ecommerce

PMES impulsionam a busca por embalagens sustentáveis no ecommerce

De embalagens de roupas, cosméticos ao famoso plástico bolha utilizado para proteger produtos, a versatilidade e durabilidade do plástico são inegáveis. No entanto,justamente tais características fizeram do plástico em seu uso excessivo,um vilão e grande ameaça ao nosso planeta.

Em contrapartida, um cenário otimista vem ganhando espaço nos últimos anos com uma crescente no consumo de embalagens de papel e papelão uma alternativa biodegradável e compostável. Envelopes plásticos utilizados para remessa têm perdido espaço, principalmente entre as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) que além de atentas as questões ambientais tem feito das embalagens de papelão uma ferramenta de diferenciação.

A empresária Priscila Rachadel, CEO da Mag Embalagens comemora essa mudança de comportamento das marcas diretamente ligada as agendas ambientais e o aumento de consciência. De acordo com ela, reduzir o consumo de plástico é essencial não apenas pela saúde ecológica do planeta como também a saúde pública. “Os microplásticos, por exemplo, já foram encontrados em diversos alimentos e até fontes de água potável, representando um alarmante perigo que ainda é pouco comentado.” Complementa a empresária.” Ela que já atuou frente a pastas de Governança e Sustentabilidade em grandes corporações pelo país aponta um cenário de extremo otimismo.

Como os consumidores veem o impacto das embalagens de compras online:

Uma recente pesquisa da Sifted, plataforma líder de dados sobre logística, divulgada pela TwoSides, apresentou um dado entusiasmante: até mesmo os consumidores que se consideram indiferentes às questões do meio ambiente desejam remessas mais sustentáveis. Em tempos de crescimento constante do comércio eletrônicos e entregas em domicílio, esta é uma animadora notícia.

Segundo o estudo, que ouviu 500 pessoas, 81% dos consumidores acreditam que as empresas usam embalagens com excesso de matéria-prima e 74% acreditam que os materiais de embalagem têm um impacto moderado a alto.

De acordo com a CEO da Mag Embalagens, Priscila atender as expectativas dos consumidores atuais é essencial no e-commerce onde é tamanha a competitividade. “ O consumidor questiona, busca saber o impacto por trás daquilo que ele está comprando e para as marcas preocupar-se com esses pontos é essencial para evitar inclusive uma crise de imagem”, complementa.

Como as marcas tem visto e se posicionado no novo cenário:

Substituir um envelope plástico por uma caixa de papelão pode representar um custo mais elevado, tanto é, que o que levou ao consumo acelerado do plástico foi sua versatilidade somada ao custo mais baixo. No entanto, designers e profissionais de Marketing têm encontrado formas de transformar as embalagens em uma ferramenta de branding (construção de marca) e relacionamento com os clientes, dando mais destaque as soluções de papelão que passam a cumprir um papel muito mais estratégico do que apenas abrigar e proteger produtos em transporte. “Quando um cliente recebe a caixa de uma marca em casa, principalmente as que vem com uma personalização interessante ele vira um verdadeiro influenciador partilhando aquela experiência encantadora para sua comunidade”, explica Emily, Especialista em Experiência na Mag Embalagens. De acordo com ela as marcas tem criado estratégias que as valorizem e estimulam novas compras através de comunicações impressas nas embalagens. E tudo isso tem aumentado a percepção de valor das caixas de papelão quando comparadas ao envelopes plásticos de uso único.

Otimismo no setor de embalagens de Papel e Papelão Ondulado

A mudança de comportamento  é consequentemente uma boa notícia para o setor de embalagens de papelão ondulado feito de fibra virgem renovável ou reciclada, com alta taxa de reciclagem (cerca de 87% no Brasil, segundo o Anuário Estatístico Empapel 2021), a solução é sem dúvida a que melhor atende o anseio desses consumidores em busca de embalagens com menor impacto.

Para Priscila Rachadel Magnani é de suma importância as  indústrias do segmento se atentarem ao seu impacto promovendo práticas ESG em todas as suas operações, buscando continuamente reduzir seu impacto ambiental, promover o bem-estar social e manter altos padrões de governança.

A Mag Embalagens está comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Nosso escopo de atuação está profundamente alinhado com os princípios de ESG, que consideramos essenciais para entregar as embalagens de impacto reduzido que o mercado busca”, afirmou Priscila Rachadel Magnani. “Temos a maior grade de tamanhos do mercado, produzimos com energia limpa, promovemos impressão com tinta eco base de água, livres de laminações plásticas e olhamos ativamente para nossas ações visando elevar nosso impacto positivo”

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://44.200.198.2
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

RECENTES

MAIS POPULARES