Com o avanço exponencial do uso de tecnologias integradas para o aprimoramento do setor industrial e de robótica, a busca por ferramentas com opções especializadas para o setor se tornou cada vez mais frequente. Pensando nisso, a igus®, líder global em soluções de movimento, criou a plataforma RBTX.com, na qual usuários e fornecedores de componentes robóticos de baixo custo podem se reunir com facilidade e rapidez.
Para muitas empresas, de pequeno e médio porte, a garantia de que a automação funcionará na sua aplicação é essencial para o planejamento ao longo do ano. Desta forma, a plataforma foi desenvolvida para reunir diversos fornecedores e entregar ao cliente um projeto de automação completo. Assim, ele não precisa se preocupar em buscar e cotar diferentes componentes com fornecedores variados.
De início, a igus® inaugurou o primeiro modelo internacional do marketplace em conjunto com 16 parceiros industriais do país sede da companhia, a Alemanha. No site, os fabricantes podem abrir novos canais de venda para produtos especializados, com referências importantes do segmento.
Com a tecnologia da igus®, além de facilitar a conexão entre os vendedores e os clientes, os produtos disponibilizados se mostram eficazes e com alto retorno financeiro: Hoje, são mais de 100 fornecedores disponíveis na plataforma, e 95% dos produtos listados são considerados de baixo custo, ficando abaixo de €12.000 (aproximadamente R$ 73.000).
“A proposta é agregar valor ao fornecer um serviço integrado de especificação, validação e expertise, resolvendo os problemas do cliente de forma eficiente — tudo em um só lugar”, comenta Marcelo Pimenta, CEO da igus® do Brasil.
Outra possibilidade que a plataforma RBTX traz é a possibilidade de solicitar testes antes de investir. Sob o conceito “test before invest” a empresa testa sua aplicação de acordo com todos os parâmetros informados e fornece uma declaração de viabilidade para o seu processo de automação, com uma oferta para aquisição da solução completa. Mais de 10.000 testes já foram realizados nesse formato, que garantiram ROI depois de 3 a 12 meses para os clientes.
O site também permite projetos consultivos de clientes. Atualmente, foram realizados mais de 3 mil, além de estudos de viabilidade gratuitos criados em 29 áreas de teste de clientes ao redor do mundo.
“Oferecer aos nossos usuários a melhor tecnologia no setor é uma das nossas principais prioridades. Ao disponibilizarmos uma plataforma para unificarmos a venda de produtos especializados e consultas especificamente pensadas para o setor, conseguimos otimizar relacionamentos entre figuras chave, e desempenhar um papel fundamental em um mercado em constante crescimento”, finaliza o executivo.