Antes conhecida por ser um único dia lotado de promoções, a Black Friday se tornou um evento com meses de duração, dominando o calendário do varejo, nos últimos anos. Mas para além desta transformação, outro ponto de destaque na data é o protagonismo dos influenciadores digitais no e-commerce. Segundo a pesquisa 2024 Creator Commerce Report, da Linktree, os criadores de conteúdo impulsionaram 150% mais cliques na Black Friday e Cyber Monday se comparado com outros dias do calendário.
A Sephora, por exemplo, teve um aumento de 75% nos cliques durante sua liquidação de 1 a 11 de novembro, estimulada em parte pelo conteúdo criado pelos influencers em redes sociais como TikTok e Instagram. Responsável pelo relatório, a Linktree é uma plataforma que permite reunir diversos links em um só espaço, sendo utilizada por diversos creators e lojas de comércio eletrônico. No levantamento, foram coletados dados de 1.562 usuários da plataforma, com o objetivo de descobrir como creators abordam a monetização e a criação de conteúdo no cenário atual das mídias sociais.
Esse aumento evidenciado na pesquisa reflete uma tendência que vem se estabelecendo no panorama do marketing digital, onde as marcas estão optando por investir cada vez mais em influenciadores e menos em anúncios tradicionais, pelo fato do primeiro estar gerando melhores resultados financeiros. Segundo Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation, essa transformação se explica por conta da conexão direta e emocional dos creators com suas audiências, os tornando fundamentais em momentos como a Black Friday e Cyber Monday.
“Eles não apenas divulgam produtos, mas fazem curadorias personalizadas que ressoam com seus seguidores. Isso cria um senso de urgência e confiança que impulsiona cliques e conversões de maneira muito mais eficaz do que campanhas genéricas. Quando um criador recomenda um produto, o público enxerga isso como uma sugestão de um amigo confiável, e não como uma simples publicidade. Outro ponto que explica esse fenômeno são as marcas entendendo cada vez mais a importância de escolher o influenciador correto para sua campanha, isto é, escolher um criador que converse com o público alvo da empresa. Dessa forma, os anúncios são melhor direcionados e segmentados para quem deve recebê-los, diferente do que acontece nas mídias tradicionais. Além disso, poder clicar nos links no mesmo momento do anúncio, fato que acontece no marketing de influência, é essencial para aumentar a eficácia da campanha”, explica.
Outro ponto destacado pelo profissional é que as marcas estão utilizando os influencers para criar campanhas altamente segmentadas e exclusivas, especialmente durante a Black Friday, que é o momento que os consumidores estão em busca do melhor custo-benefício: “Dessa forma, esses criadores atuam como catalisadores de engajamento, destacando promoções, vantagens e histórias que humanizam as ofertas. A Viral Nation, por exemplo, ajuda a estruturar essas parcerias de forma estratégica, conectando marcas com criadores que têm uma audiência já predisposta a interagir e consumir, potencializando resultados como os 150% de aumento nos cliques evidenciados no relatório”.