Os empreendedores no país já são 30,1% da população de 18 a 64 anos, aproximadamente 42 milhões de pessoas, com crescimento de permanência no mercado, passando de 10,4% em 2022 para 11,9% em 2023 os negócios com mais de três anos e meio, o equivalente a 17 milhões de pessoas, segundo o relatório Empreendedorismo no Brasil 2023, do Monitor Global de Empreendedorismo (GEM, sigla em inglês). Conduzida pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a pesquisa também aponta uma maturidade na motivação, em que empreendedores por necessidade recuaram de 47,3% para 38,6%; para “ganhar a vida” de 82% para 74,1% enquanto “fazer a diferença no mundo”, ou empreender com propósito, alcançou pela primeira vez a melhor colocação no ranking desde a criação dessa série histórica, avançando de 75,2% para 76,5%.
Incentivos no franchising
Considerando a potência do empreendedorismo no Brasil, especialistas do segmento de franquias destacam o papel das universidades corporativas como mantenedoras da longevidade e incentivadoras da qualificação nos negócios. Para Luiz Paulo Teixeira, vice-presidente da vertical de Educação da 300 Ecossistema de Alto Impacto, uma universidade corporativa garante a unicidade de conhecimento na rede com métodos de aprendizagem específicos, ele exemplifica o benefício das plataformas tecnológicas, onde é possível diminuir os custos, gerando acessibilidade, capilaridade e simultaneidade. “Investir em capacitação está diretamente conectado à perpetuidade do negócio e aos resultados na ponta. O que para alguns pode parecer caro hoje, se a educação corporativa não for implantada, poderá se tornar um peso econômico ainda maior no futuro, a rede perderá padronização e motivação, gerando contínuo e frequente microgerenciamento. Se considerarmos o inevitável turnover de funcionários na ponta do varejo, a ausência de estratégias de educação continuada que universidades corporativas oferecem, o negócio estará exposto a potencial insegurança e instabilidade”, explica.
Na mesma linha, Cristiano Corrêa, vice-presidente da vertical de Gestão, também da 300 Ecossistema de Alto Impacto, recomenda que os cursos direcionados aos franqueados ofereçam uma trilha de conhecimento que envolvam tanto as hard skills quanto as soft skills, além de entender o momento de cada empreendedor. “Uma rede bem treinada em todas as etapas, e que recebe continuamente conhecimento, deixa o franqueado mais seguro para realizar mudanças quando necessárias e para transbordar aos seus colaboradores uma possibilidade de crescimento cada vez maior. É preciso muito incentivo para que donos de marca tenham essa consciência, de que um acompanhamento próximo faz toda a diferença, além do investimento na profissionalização para que o negócio tenha equilíbrio e não sofra com altos e baixos”, avalia.
Na prática, cursos e mentorias transcendem o profissional e fazem a diferença no âmbito pessoal
Com quase dois anos em funcionamento, a UniMQ, universidade corporativa da Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, já capacitou um total de 171 pessoas que já passaram pelos cursos da instituição criada pela franquia. “Criamos a UniMQ a fim de tornar mais sustentáveis e rentáveis os negócios dos empreendedores ao alinhar metodologia e prática, uma iniciativa que funciona como um suporte desde antes da abertura da loja até a gestão do dia a dia, mantendo excelentes padrões de operações em nossas lojas”, afirma Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha.
Atualmente, os cursos envolvem temas como vendas, varejo e experiência do consumidor em cinco módulos, a UniMQ adiciona periodicamente novos módulos e temas na plataforma, isso reflete na quantidade de pessoas realizando os cursos, que é sempre alta. “O aprendizado contínuo é de suma importância para alavancar o sucesso dos empresários que se juntam à rede de franqueados. Recentemente incluímos cursos de Excel, de comunicação escrita e verbal, gramática, finanças pessoais, gerenciamento de vida pessoal e profissional, ou seja, cursos que vão trazer conhecimento em outras áreas, inclusive no âmbito pessoal, e que ajudarão a torná-los não só empresários melhores, mas pessoas melhores”, revela o executivo.
Para mensurar os resultados, a franquia conta como um time de ‘Sucesso do Franqueado’, que é dividido por temas: finanças, vendas, visual merchandising, marketing, tecnologia e compras. “O trabalho diário desse time é monitorar o que os franqueados estão conseguindo utilizar a partir de todo o aprendizado e os materiais disponibilizados pela marca. Esse time também identifica o que pode virar curso ou mentoria, e essas memórias acontecem semanalmente, trazendo exemplos práticos de como aplicar tudo o que foi aprendido nos treinamentos”, explica.
Ainda, para oferecer capacitação certificada, a UniMQ hoje tem parceria com a Pontifícia Universidade Católica, do Rio Grande do Sul (PUC-RS), para que os franqueados e colaboradores da Minha Quitandinha possam fazer cursos de pós-graduação e de especialização com desconto. “Estamos também trabalhando com outras universidades, com a ideia de trazer novas parcerias e novas possibilidades para todos”, adianta.
Universidade em holdings gera aumento do ticket médio e trabalho com propósito em diversas marcas
Com o objetivo de promover o treinamento de franqueados e colaboradores, o Grupo Impettus, uma das maiores holdings de franquias de bares e restaurantes do Brasil, que detém as redes Espetto Carioca, Mané, Buteco Seu Rufino e Bendito, implantou a Universidade Impettus, no segundo semestre de 2023, para aumentar o senso de pertencimento dos mais de 2.000 colaboradores das unidades franqueadas. “Além da troca de conhecimento, todos se sentem parte da holding, pois a experiência presencial em nossa sede mostra a grandeza e a força de ser Impettus, por meio de um momento de trocas somado ao reforço dos nossos valores”, afirma Bruno Gorodicht, diretor de novos negócios do grupo.
Com projeto piloto iniciado em 2021, foi observado o aumento de ticket médio em lojas que passavam pela experiência de treinamento. “Também foi identificado o encantamento do funcionário, que se aproximava da franqueadora e das demais unidades se entendendo como parte de um todo e vendo o seu trabalho com um propósito mais amplo. Isso foi percebido principalmente na área de atendimento”, revela Gorodicht.
Até o momento, já foram ministrados cursos de atendimento direcionado para vendas, planejamento estratégico e pessoal, manipulação de alimentos e gestão: finanças, tributos e governança. “Os cursos têm de uma hora e meia a três horas de duração e os participantes recebem uma certificação interna de participação. O monitoramento do resultado dos cursos é visto no dia a dia e, em casos, mais práticos, acompanhado com metas estabelecidas e acompanhadas pelos setores operacionais”, explica.
Existem também cursos que são destinados apenas ao público da franqueadora, como de finanças pessoais e técnicas de apresentação. “Vale ressaltar a importância das pessoas serem ouvidas nesses espaços criados, para que elas consigam não só aprender a trocar experiências, mas também a como se expressarem. O foco em pessoas e no crescimento pessoal foi o que fez o Grupo Impettus a desenvolver o projeto Universidade Impettus”, finaliza.