Uma pesquisa realizada para o por João Kepler, para o livro “O Ponto Cego Empresarial”, trouxe à tona dados reveladores sobre as barreiras invisíveis que afetam a gestão e o crescimento das empresas no País. O estudo aponta que 35% dos empresários brasileiros admitem negligenciar a adoção de novas tecnologias e a inovação, mesmo em um mercado onde a transformação digital é essencial para a competitividade. “É um dado alarmante, especialmente num cenário de mudanças rápidas em que a tecnologia representa o principal motor de crescimento”, avalia Kepler.
Outro dado preocupante refere-se à gestão de pessoas: 28% dos gestores afirmam enfrentar dificuldades na comunicação aberta e na criação de uma cultura de feedback. Segundo Kepler, essas limitações estão entre os maiores desafios internos das empresas. A pesquisa revelou ainda que, para 31% dos entrevistados, a cultura organizacional restringe o feedback sincero, enquanto 27% afirmaram que os processos internos são realizados sem questionamento, o que indica uma resistência ao aprimoramento contínuo. Preocupante também é o fato de que 19% dos empresários não conseguem identificar esses momentos de cegueira organizacional. “A falta de feedback honesto em reuniões estratégicas gera um ambiente de silêncio prejudicial, onde erros recorrentes deixam de ser corrigidos e o potencial de crescimento fica comprometido”, explica o Kepler.
Além disso, 40% dos empresários relatam que tomam decisões estratégicas com base em informações incompletas ou suposições, o que pode resultar em prejuízos financeiros e comprometer a competitividade. Outros 25% afirmaram que, apesar de terem dados suficientes, sentem que uma análise superficial minimiza o impacto das decisões até que os problemas se tornem críticos. Esses números indicam que muitos líderes não estão aproveitando o potencial dos dados disponíveis para decisões fundamentais mais assertivas.
Para Kepler, esses números reforçam a necessidade dos empresários olharem mais de perto para suas próprias práticas e perceberem os pontos cegos que podem estar sabotando o sucesso de suas empresas.
A pesquisa foi realizada para o livro, ‘O Ponto Cego Empresarial´, que será lançado no dia 7 de novembro, voltado para empresários de pequenas e médias empresas que buscam enxergar além das limitações invisíveis e tomar decisões estratégicas em um mercado cada vez mais competitivo. De maneira geral, o livro aborda a importância de enfrentar essas barreiras invisíveis que limitam o crescimento e a eficiência organizacional”, afirma o Kepler.
Após o sucesso de seu livro anterior, “Inevitável”, Kepler oferece uma abordagem prática e provocativa, com insights e estratégias baseadas em experiências reais de gestores que, assim como muitos, buscam prosperar em um ambiente empresarial desafiador.