A Koin, fintech que busca conectar comércios e usuários finais no momento da compra por meio de soluções financeiras, reafirma investimento em tecnologia e equipe para expandir o mercado de atuação do seu produto de Antifraude, que hoje já analisa mais de 21 milhões de transações em diferentes países da América Latina.
Liderada pelo CEO Nicolás Obejero, que chegou em 2021 à empresa com o objetivo de expandir os negócios, a fintech busca acelerar o crescimento do Koin Antifraude na região. O produto foi desenvolvido para prevenir fraudes em transações de e-commerce e maximizar as taxas de conversão de vendas, por meio de um extenso banco de dados, modelos de aprendizado de máquina e uma equipe de especialistas.
Em 2024, a Koin decidiu ampliar a base geográfica de ofertas para alcançar um número maior de clientes na América Latina, e escolheu o Uruguai como centro de desenvolvimento das soluções antifraude. A empresa planeja investir cerca de US$ 5 milhões em melhorias de suas plataformas de antifraude e pagamento. O objetivo, segundo Lucas Iván Gonzalez, Chief Product Officer da Koin, é fazer com que cada vez mais lojistas tenham acesso a uma solução de antifraude de qualidade com funcionalidades como biometria e 3DS (protocolo de autenticação de e-commerce, que aumenta a segurança da transação e gera uma melhor experiência de compra), para prevenir perdas em compras online.
A empresa usa inteligência artificial e machine learning para aprimorar essa solução e ofertá-la para a América Latina. “Essa infraestrutura é o que nos dá robustez para garantir transações seguras para nossos clientes”, explica o executivo. “Oferecer segurança no momento da compra é essencial para qualquer empresa que trabalhe com e-commerce”, reforça Gonzalez. A Koin comercializa seus produtos e serviços para empresas de diversos países da região como Uruguai, Brasil, México, Equador, Colômbia e Argentina.
No pós-pandemia, o aumento no volume de compras on-line aumentou a exposição ao risco para os lojistas, já que os cibercriminosos não param de explorar novas oportunidades para cometer fraudes. Para se ter ideia, só no Brasil, a cada dois segundos, há uma tentativa de fraude. Em 2023, a Koin evitou R$ 240 milhões em fraudes e 120 mil transações fraudulentas no país.
Reforço de equipe na América Latina
Atualmente, a Koin conta com um time de mais de 350 pessoas distribuídas pelo Brasil, México, Argentina, Colômbia e Uruguai, e reforçou o time comercial, com foco no crescimento sustentável na América Latina.
Para o executivo, a evolução da oferta nesse segmento é essencial para simplificar as transações e proporcionar uma experiência de compra mais fácil para os consumidores de nossos parceiros. “No final do dia, investir em prevenção é um bom negócio para qualquer empresa, porque evita perdas financeiras por custos operacionais e até jurídicos, e acima de tudo, é um investimento que garante a preservação da imagem e reputação da marca”, completa Gonzalez.