A pesquisa realizada pela Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, em parceria com o Opinion Box, empresa referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente, revela uma percepção positiva dos consumidores brasileiros em relação ao uso da inteligência artificial (IA). Os dados indicam que mais da metade dos entrevistados (51,5%) acreditam que a IA pode contribuir para a formação de preços mais justos nas prateleiras dos supermercados.
De acordo com o levantamento intitulado “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar”, 79,4% dos respondentes consideram os preços que pagam atualmente “injustos”. Nesse contexto, o estudo da Neogrid/Opinion Box chama a atenção para a oportunidade dos varejistas ampliarem a transparência na composição dos preços dos produtos. Isso porque a maioria dos entrevistados (95,8%) afirma que ficaria mais satisfeita se houvesse maior clareza sobre a formulação dos valores e soubesse a justificativa para cada um.
IA pode sugerir redução de preço
A pesquisa aponta também que a tecnologia é considerada uma aliada fundamental na colaboração entre indústrias, distribuidores e varejistas. Segundo a Predify, solução da Neogrid especializada em análise de pricing baseada em IA, os resultados do levantamento destacam a relevância de monitorar continuamente o comportamento dos consumidores e desenvolver estratégias para se manter competitivo no mercado.
Uma análise da Predify mostra que a IA pode sugerir reduções de preços em até 15% dos produtos. Por exemplo: 1% de rebaixa no preço pode representar aumentos de até 27% na receita, de 25% na demanda e de 18% no lucro. Isso demonstra o impacto positivo que ajustes estratégicos de preços podem gerar quando suportados por tecnologias avançadas como a IA.
“Empresas que não colaboram com seus parceiros correm o risco de ficar para trás. A IA é uma importante aliada que permite transformar dados precisos em decisões, nos ajudando a prever tendências”, contextualiza Bruno Maia, head de Dados e IA da Neogrid. “Quando indústria, varejo e distribuidores compartilham informações, todos se beneficiam com a melhoria do planejamento, otimização dos estoques e garantia de entregas mais eficientes.”
Perfil dos entrevistados
A pesquisa foi realizada de forma online, no Painel de Respondentes do Opinion Box, entre junho e julho de 2024, com mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil acima de 16 anos e de todas as classes sociais que são responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa.