Segundo informações divulgadas recentemente pelo LinkedIn, o Brasil é o terceiro país com maior engajamento na plataforma, ultrapassando o marco de 75 milhões de usuários. A média divulgada pela rede é a de que 150 mil brasileiros criam contas semanalmente, o que torna esse ambiente um dos mais procurados para realizar contatos profissionais. No entanto, uma nova tendência vem ganhando força: os clubes de negócios. Afinal, nenhum outro formato será mais autêntico e assertivo do que o mundo real.
Para Tiago Machado, fundador e CEO do Club M Brasil, um dos maiores clubes de negócios do país, o segredo está em combinar ferramentas digitais com experiências presenciais. “Hoje o virtual facilita o acesso a diferentes tipos de pessoas e a troca de informações entre elas, porém em meio a perfis profissionais padronizados, é difícil gerar vínculos profundos. Outro ponto de atenção das conexões via redes sociais é a qualidade da troca, já que estamos acostumados a compartilhar nesses espaços os nossos sucessos, mas é justamente na vulnerabilidade, em nos abrir sobre os principais desafios enfrentados no dia a dia, que vamos conseguir ampliar o repertório para realmente fazer a diferença em nossa empresa”, afirma.
Pensando em auxiliar empresários a criar interações profissionais impactantes, o executivo listou abaixo as cinco principais dicas. Confira abaixo:
Experiências reais criam laços mais fortesAs trocas presenciais abrem espaço para gerar laços de confiança. “Iniciativas como clubes de negócios, por exemplo, promovem almoços e confrarias, que vão além do formal. É justamente quando você compartilha uma refeição ou participa de uma atividade fora do escritório, que as barreiras caem e as pessoas se aproximam”, diz Machado.
Segmentação e focoRedes sociais oferecem alcance, mas pecam pela falta de assertividade. “Os clubes reúnem pessoas com os mesmos interesses e afinidades. Esses grupos segmentados ajudam a direcionar as conversas e a criar parcerias mais estratégicas, além de permitir que empresários troquem experiências relevantes para suas áreas de atuação, facilitando colaborações que realmente fazem a diferença nos negócios”, explica o CEO.
Aprendizado mútuo em ambientes confiáveisDiferentemente do que acontece no virtual, onde a interação muitas vezes é superficial, os encontros presenciais oferecem um espaço de aprendizado mútuo. “Os clubes para empresários disponibilizam ações focadas na aprendizagem, como rodas de discussão e pitch days, formando uma comunidade de auxílio mútuo para a geração de insights e soluções para desafios comuns”, revela o executivo.
Criação de ambientes propícios à inovação
As melhores ideias nem sempre surgem em salas de reuniões. “Ambientes alternativos, como encontros na praia ou visitas a empresas de outros empresários, proporcionam uma atmosfera mais descontraída onde a criatividade pode florescer. A variedade de cenários ajuda a quebrar padrões de pensamento e abre espaço para a inovação, algo difícil de alcançar em interações limitadas a uma tela”, pontua o especialista.
Conexões além do objetivo imediato
Muitas vezes, as conexões feitas online têm um intuito imediato e pontual. No mundo real, as interações profissionais podem e devem ser vistas como um processo contínuo. “Trabalhar em atividades que promovam a construção de relacionamento pessoal cria um terreno fértil para que negócios aconteçam naturalmente. Ao incentivar a participação em atividades sociais, viagens e eventos, os empresários conseguem construir uma rede de contatos mais ampla, diversificada e estratégica”, finaliza Machado.