O uso do celular é uma realidade para 87% da população brasileira que prefere fazer compras online, de acordo com um levantamento divulgado esse ano pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas. Tornar este processo ainda mais prático para os usuários foi um dos motivos para a VaideBus, empresa de recarga para bilhetes de transporte urbano, ter adotado o WhatsApp Payments. O novo recurso da Meta já está disponível no Brasil e a Infobip, plataforma global de comunicação em nuvem, é a primeira empresa a realizar a integração técnica e expansão da novidade, incluindo o PIX como meio de pagamento para as empresas. Para a integradora, empresas deverão vender acima da média com esse novo meio de pagamento e a automatização das conversas.
O que muda, na prática, é que os pagamentos de serviços contratados podem ser 100% processados via cartão de crédito, débito ou pix por meio do WhatsApp, de forma nativa, diminuindo os entraves na jornada de pagamento.
“Como exemplo do primeiro serviço que já integramos, os clientes da VaideBus conseguem fazer compras de bilhetes de transporte urbano por meio do WhatsApp de forma segura, prática e rápida. Funciona da seguinte maneira: o consumidor digita em uma conversa com a empresa que gostaria de realizar uma recarga e qual o valor. Em instantes, ele recebe um pedido de confirmação se deseja pagar com o cartão de crédito ou débito previamente cadastrado em sua conta do WhatsApp, ou por pix. Isso tudo é feito de maneira muito rápida e automatizada, o que torna a transação mais prática para o consumidor e também para as empresas”, explica Caio Borges, country manager da Infobip. A VaideBus é a primeira empresa no mundo integrada ao WhatsApp Payments pela Infobip — e até o momento já nota ótimos resultados de adesão. Em apenas um mês foram transacionadas mais de 150 mil vendas de passagens de ônibus nesta modalidade em algumas das cidades em que a startup opera.
O Brasil é um ótimo exemplo de sucesso quando se trata de ferramentas que funcionam pelo WhatsApp devido sua grande popularidade. Assim como em território nacional, com a VaideBus sendo pioneira, na Índia, outro país onde o app é popular, o Payments já está em funcionamento desde o segundo semestre de 2023. “O Brasil é um país onde a população rapidamente adere a novas tecnologias e isso faz com que esse seja um local interessante para essas inovações. Além disso, a Infobip tem como missão auxiliar empresas a melhorar a experiência de seus consumidores. Tornar transações mais ágeis, seguras e práticas está em linha com esse objetivo e isso faz com que a população compre mais com maior satisfação e que os negócios cresçam e possam ter ganho de performance com os seus times, uma vez que chatbots conseguem interagir 100% nesse processo de venda de serviços pelo WhatsApp”, detalha Borges.
Para o executivo, os pequenos negócios também irão se beneficiar muito da novidade, uma vez que poderão transacionar via aplicativo sem os custos de maquininhas de cartão, oferecendo a possibilidade do PIX, modalidade de transferência sem cobrança de tarifas. “Além disso, veremos o crescimento nas vendas desses pequenos negócios, já que a barreira geográfica não será mais um impeditivo para que algo comercializado em um bairro ou município tenha que fazer o consumidor se deslocar a outro apenas para realizar o pagamento, quando quiser utilizar o cartão de débito ou crédito”, destaca. Outro ponto positivo é que com as interações 100% automáticas com o cliente, será possível vender mais sem a necessidade de investir em equipes para isso, o que auxilia muito as empresas de menor porte, que ainda não possuem caixa para contratações de pessoal.
O aplicativo funciona por meio de APIs, ou seja, mecanismos que fazem com que mais de um componente de software se comunique utilizando um conjunto de definições e protocolos. Desta forma, é criada uma lógica e interação para que um chatbot realize a compra de um serviço de forma automática, após uma curta troca de mensagens com o consumidor.
No caso das vendas da VaideBus, os créditos no cartão de transporte ficam disponíveis logo após o pagamento. A empresa conta que em 100% de todos os atendimentos o WhatsApp Payments vem sendo utilizado como formato de pagamento, sendo que 92% das vendas de recargas de bilhetes são concluídas com os seus usuários.
“Os chatbots conseguem dar um ótimo suporte para vendas por meio do WhatsApp Payments. Sem a necessidade de falar com um atendente humano, os clientes fazem a compra respondendo a perguntas simples. O objetivo é expandir essa tecnologia para outras empresas e serviços conseguirem inovar e oferecer boas experiências de compra para seus clientes. Já estamos em novas negociações para integrar esse novo formato de pagamento para diversos outros setores no Brasil e nos próximos meses veremos uma expansão vertiginosa dessa modalidade”, finaliza Borges.