Em recente visita ao Brasil, o CEO da SUSE, Dirk-Peter Van Leeuwen, compartilhou valiosos insights sobre o impacto crescente das soluções open source no cenário tecnológico global e local. Durante sua estadia, DP discutiu como a SUSE está liderando a inovação em áreas críticas como computação em nuvem, inteligência artificial e segurança de dados, destacando o papel fundamental do open source na aceleração dessas tecnologias. O executivo também enfatizou o comprometimento da SUSE com o mercado brasileiro e também latino-americano.
“Ao possibilitar uma inovação rápida e colaborativa, projetos de open source têm impulsionado avanços significativos nos setores da internet, da nuvem e da IA. Diferente do software proprietário, que restringe o acesso ao seu código, o open source permite o compartilhamento e a melhoria ampla, promovendo um ambiente onde a tecnologia evolui de maneira mais rápida e inclusiva”, explicou DP. Segundo o CEO, que possui cerca de 30 anos de experiência no setor, sendo aproximadamente 20 deles com código aberto, as ferramentas do open source foram fundamentais para os desenvolvimentos iniciais de machine learning. os princípios do open source – melhorias colaborativas, compartilhamento de conhecimento e transparência – serão essenciais para a saúde futura da IA.
Mercado brasileiro e expansão
Desde outubro de 2023, quando finalizou o ano fiscal da SUSE, a empresa mais que dobrou o número de funcionários da equipe de vendas da América Latina. “O Brasil tem grande potencial de crescimento e sabemos que nosso modelo oferece todo o suporte para empresas, além das vantagens do open source para acelerar o crescimento das organizações.”, ressalta DP. À medida que a SUSE continua a expandir sua presença na América Latina, incluindo um novo escritório no México, a empresa permanece comprometida em fornecer soluções inovadoras e seguras para as empresas globalmente.
Linux e Kubernetes foram reconhecidos como tecnologias transformadoras, com o recente reconhecimento da SUSE pelo Gartner® como Líder no Magic Quadrant™ de Gestão de Contêineres, graças ao produto da SUSE, Rancher Prime, plataforma nativa da nuvem que ajuda organizações a gerenciar e proteger suas cargas de trabalho em contêineres. É projetada para uso empresarial e pode ser utilizada para rodar Kubernetes localmente, na nuvem e na borda. Esse reconhecimento destaca a capacidade de execução e visão abrangente da SUSE. Segundo o Gartner, o Magic Quadrant é o resultado de uma pesquisa profunda em um mercado específico, proporcionando uma visão ampla das posições relativas dos principais concorrentes. Os líderes não apenas executam bem suas estratégias atuais, como também estão bem preparados para o futuro.
Tendências – Olhando para o futuro, a SUSE pretende aprimorar ainda mais suas soluções de infraestrutura, com foco em IA e outras tecnologias emergentes. As novas soluções de IA da empresa são projetadas para proteger dados sensíveis, garantindo que eles permaneçam seguros mesmo diante de possíveis vulnerabilidades.