A Black Friday 2024 promete ser um dos eventos de compras mais impactantes do ano, com a data marcada para 29 de novembro. Um levantamento realizado pelo FGV/CEMD (Centro de Estudos em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas) mostrou que , o termo “Black Friday” já gerou mais de 49 mil menções nas redes sociais, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro. O Instagram se destaca como a plataforma com maior volume de menções, concentrando 87% das interações e, segundo a análise, a maioria das discussões é liderada por mulheres (71%). Entre os itens mais buscados, por categorias de produtos, as geladeiras lideram as buscas, seguidas por ventiladores, iPhones, TVs e tênis.
A Coordenadora do FGV/CEMD, Lilian Carvalho, destaca que o cenário econômico brasileiro em 2024 apresenta sinais de recuperação e otimismo, impulsionado, em parte, pelo pagamento do 13º salário, que aumenta o poder de compra dos consumidores. Itens de luxo, por outro lado, não estão no topo das listas de desejos, indicando que, embora o momento seja positivo, a busca por estabilidade e funcionalidade ainda guia as decisões de compra durante este importante evento do varejo.
“Mesmo com essa melhora, a Black Friday deste ano revela uma tendência clara: os consumidores estão priorizando a compra de itens essenciais para o lar, como geladeiras e TVs, além de produtos de uso diário, como ventiladores e tênis. Isso reflete uma cautela ainda presente entre os brasileiros, que, apesar das condições econômicas favoráveis, preferem investir em produtos que ofereçam utilidade prática e imediata”, afirma Lilian Carvalho. Ela destaca ainda que, surpreendentemente, 97% dos posts possuem um sentimento positivo, indicando um otimismo generalizado em relação ao evento.
“É um comportamento diferente do observado em anos anteriores, em que os consumidores se mostravam receosos quanto a real vantagem em aproveitar as promoções”, avalia a coordenadora do FGV/CEMD.
Em relação ao engajamento de grandes redes varejistas nas redes sociais, a Havan se destaca no Instagram, ocupando as três primeiras posições com mais de 57 mil interações. No Facebook, as marcas mais engajadas até o momento são, em ordem, Havan, Leroy Merlin, Pernambucanas e Magazine Luiza. Já no X/Twitter, a Americanas lidera em interações.
Somente em outubro, o termo Black Friday teve mais de 380 mil buscas no Google. As marcas mais buscadas pelos consumidores incluem, nessa ordem: Vivara, Casas Bahia, Amazon, Americanas, Boticário, Magalu, Mercado Livre, Claro, Kabum, Decolar, Natura, TIM, Sephora, Azul e CVC.